Resenha #446: A Desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin (Galera Record)

Título: A Desconstrução de Mara Dyer
Título Original: The Unbecoming of Mara Dyer
Autor: Michelle Hodkin
Série: Mara Dyer #1
Páginas: 378
Ano: 2013
Editora: Galera Record
Sinopse: Um grupo de amigos... Uma tábua Ouija... Um presságio de morte.
Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente perturbada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz.
Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpois e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la....



Se havia uma história que me era muito indicada, era a trilogia Mara Dyer. Finalmente decidi dar uma chance e terminei esse primeiro livro com muito mais perguntas do que respostas.

Dizer que a história é um pouco confusa é, no mínimo, constatar o óbvio. Realmente no início eu não consegui entender muito bem o que estava acontecendo, mas segui em frente na esperança de respostas. Mara não é uma narradora muito confiável, visto sua condição psicológica. Não sei quem mais estava ficando louca: ela ou eu.

Em alguns momentos a história me deu altas vibes de Crepúsculo no tocante a Mara e Noah. Algumas interações eram bem Bella e Edward no início da história que bateu aquela nostalgia interessante até. As interações entre os dois são cheias de farpas e flertes, mas algumas situações pareceram um pouco forçadas.


Quanto ao mistério que rodeia Mara, bem… estamos eu, você e ela na mesma situação, querendo descobrir. Além de tudo, Mara está sofrendo de estresse pós-traumático. Logo, com a culpa que ela carrega e todos acontecimentos estranhos ao seu redor, ela não sabe que é real e o que é mentira. Lá pela reta final sabemos como Noah também se encaixa nessa bizarrice e infelizmente as respostas terminam por aí.

A narração é feita em primeira pessoa pela própria Mara. Com certeza funcionou bastante por estarmos dentro da sua cabeça e ver em primeira mão o que ela está passando. Algumas narrações são um pouco confusas, mas justamente pelo fato de que a própria Mara não sabe o que está acontecendo.

Apesar da leitura fluída, o livro possui uma boa quantidade de capítulos, e todos na medida certa. Em algum momento lá pelo meio do livro a história dá uma pequena caída, mas logo o ritmo é recuperado.

Como falei no início da resenha, esse primeiro livro não te dá muitas respostas. A reta final é bem eletrizante e o final mesmo é de cair o queixo. Com certeza eu vou continuar a trilogia porque EU NECESSITO DE RESPOSTAS!!!!

10 Comentários

  1. Oi, Lu
    Sempre vi indicação desse livro mas nunca me chamou realmente atenção. Acho que nem vou ler, não sou muito fã de narradoras não confiáveis KKKK Espero que encontre as respostas.
    Beijo
    https://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Genteeee, que livro é esse Brasil? Esse mistério todo me chamou muito a atenção. Nem li o primeiro livro e também já estou precisando de respostas, haha.
    Amei a resenha, ainda não conhecia essa trilogia.
    Beijoo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiza.
    Essa trilogia é uma que estava na minha lista até bem recentemente. Mas acho que acabei perdendo a vontade de ler eles. Também li umas resenhas bem negativas deles. Espero que os próximos te agradem.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Já me indicaram esse livro, já quero

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
  5. Já li tanta coisa boa sobre essa série e já me indicaram tanto ela que eu to doida para ler e ver se me apaixono da mesma forma. Adoro livros nesse estilo então... E acho que eu também sentiria a nostalgia por conta de crepúsculo já que eu amava a série na adolescência.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, confesso que num primeiro momento não é uma leitura que me interesse, vou esperar vc ter suas respostas pra decidir se leio ou não rsrrss

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oi
    sempre vejo comentários positivos desse lio o enredo dele me deixa bem curiosa para realizar a leitura por conto do enredo, pena que achou a leitura um pouco confusa, mas esse deve ser o proposito para o segundo começar a ordenar as coisas, pelo menos gostou da leitura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu, estou para ler este livro desde que lançou sabe, e quando vi que tinha resenha dele no seu blog parti para ler né.
    Senti nostalgia só de ver a palavra Crepúsculo e acho que isso me fará finalmente pegar o livro para ler, vamos ver hehe
    Fiquei muito curiosa com sua resenha!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
  9. Oii!
    Quando eu li a sinopse já me deu muita vontade de ler!
    Apesar das interações forçadas, a sua resenha me chamou atenção e já quero colocar na lista. hahaha
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  10. Eu li os livros a um tempo atrás e achei ele realmente confuso, mas não gostei muito da confusão kkkk. Por isso preciso dar uma nova chance pra ver se gosto de novo deles.

    Beijos

    Imersão Literária

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)