Resenha #400: Red, White & Royal Blue - Casey McQuiston (St. Martin's Griffin)

Título: Red, White & Royal Blue
Título Original: ---
Autor: Casey McQuiston
Série: ---
Páginas: 423
Ano: 2019
Editora: St. Martin's Griffin
Sinopse*: Uma comédia romântica de grande coração na qual o Primeiro Filho Alex se apaixona pelo Príncipe Henry de Gales depois de um incidente de proporções internacionais que os obrigam a fingir ser os melhores amigos...
Primeiro filho Alex Claremont-Diaz é a coisa mais próxima de um príncipe deste lado do Atlântico. Com sua irmã intrépida e a neta genial do Veep, eles são o Trio da Casa Branca, uma bela estratégia de marketing milenar para sua mãe, a presidente Ellen Claremont. Os deveres da socialite internacional têm desvantagens, ou seja, quando as fotos de um confronto com seu antigo inimigo, o príncipe Henry, em um casamento real, vazam para os tablóides e ameaçam as relações americanas/britânicas.
O plano para o controle de danos: encenando uma falsa amizade entre o Primeiro Filho e o Príncipe. Alex está bastante ocupado lidando com os adversários sanguinários de sua mãe e com suas próprias ambições políticas, sem que um real irrequieto o atrase. Mas sob o verniz de Henry, o príncipe encantado, há um excêntrico de coração mole com um senso de humor seco e mais de um fantasma assombrando-o.
Quando a presidente Claremont dá início à sua campanha de reeleição, Alex se vê envolvido em um relacionamento secreto com Henry que pode arruinar a campanha e derrubar duas nações. E Henry coloca tudo em questão para Alex, um sujeito impulsivo e encantador que achava que sabia tudo: o que vale o sacrifício? Como você faz todo o bem que você pode fazer? E, mais importante, como a história se lembrará de você?



Red, White & Royal Blue é o livro de estreia da Casey McQuiston. Eu geralmente fujo de livros com muito hype em cima, mas resolvi me arriscar nesse e não me arrependi.

A história é narrada em terceira pessoa, focando em Alex. Vamos acompanhando não somente a descoberta da sua sexualidade, mas o que isso vai implicar na sua vida, no romance com Henry e na campanha de reeleição da sua mãe. Aos poucos, Alex vai derrubando as barreiras de Henry. Confesso que senti um pouco de falta dessa visão da parte de Henry. Na minha opinião, ele quem teria um pouco mais de receio em entrar nessa relação, visto seu papel na realeza inglesa.

A escolha de outra pessoa não muda quem você é.*

Por ser príncipe da Inglaterra, dever e honra são os sobrenomes de Henry. Pela visão de Alex, vemos o quanto ele sofre por esconder sua sexualidade e o peso da coroa em suas decisões. Na sua relação com Alex, vamos descobrir um jovem romântico, divertido e bastante intenso.

Pegue o que quiser e saiba que merece tê-lo.*

Alex Claremont-Diaz e Príncipe Henry não poderiam ser mais diferentes entre si. Enquanto Alex é bem mais aberto em vários aspectos da sua vida, Henry é uma pessoa bem introvertida e fechada. Ambos trazem o melhor um do outro à tona quando estão juntos. Suas interações, em todos os momentos, são divertidas e cheias de referências. Nem preciso dizer que eles se tornaram um dos meus casais favoritos da vida!

Essa é a escolha. Eu o amo, com tudo isso, por causa de tudo isso. De propósito. Eu o amo de propósito.*

A escrita da Casey é bem fluída e divertida, ainda mais focando em Alex. Gostei muito como ela trabalhou a questão da eleição americana e o dia-a-dia na Casa Branca junto com o romance. Ela não chegou a entrar em detalhes minuciosos sobre como funciona o sistema eleitoral dos EUA e eu cheguei a temer que isso seria um detalhe que atrapalharia a leitura, mas não.


Os personagens secundários são maravilhosos. Alex conta com bastante apoio de sua mãe, sua irmã June e sua melhor amiga Nora. Porém, destaco mesmo Zahra, chefe da segurança da Casa Branca e meu mais recente espírito animal. Suas interações com Alex são as melhores e sempre me arrancava gargalhadas.

"Olha", diz Zahra, dando uma tragada na sua enorme garrafa térmica de café de aço inoxidável. "Ambos os lados precisam sair dessa boa aparência, e a única maneira de fazer isso é fazer com que pareça com sua pequena briga o casamento foi um acidente homoerótico de fraternidade, ok? Então, você pode odiar o herdeiro do trono o quanto quiser, escrever poemas sobre ele no seu diário, mas no minuto que você vê uma câmera, você age como se o sol brilhasse do seu pau, e você vai ser convicente.*

Minha única reclamação são os capítulos enoooormes. Como li no Kindle, havia capítulo que marcava 44 minutos (detalhe: eu leio numa fonte minúscula). Creio que se ela tivesse dividido o livro em mais capítulos, a leitura seria bem mais prazerosa, porém o que é esse detalhe perto dessa história bem amorzinho.

Apesar da capa fofa, a própria autora fala que o livro é New Adult. Já fica aí o aviso que teremos algumas cenas um pouco mais calientes. Elas não são tão descritivas como em Ele - Quando Ryan conheceu James, porém descritivas o suficiente para saber o que está se passando. Adorei o modo como a autora soube escrever as cenas; românticas e sensuais na medida certa, sem nada muito explícito. Então, para aqueles leitores que não curtem cenas de sexo com descrições demais, é uma boa pedida.

"Você é", diz ele, "a pior idéia que já tive."*


Red, White & Royal Blue está com lançamento previsto para o segundo semestre pela Seguinte (o que não entendi muito bem, vide o parágrafo acima, mas tudo bem e vida que segue).

*Sinopse e quotes traduzidos por mim

11 Comentários

  1. Oiii Lu

    Eu tenho problemas com livros com capitulos enormes, me cansa demais, parece que o livro se torna mais longo do que é mesmo quando o livro é bom... Ainda assim, tem livro que faz tudo valer a pena. Não sabia que esse livro era NA, quando vi achei que fosse aqueles YA fofinho... ainda bem que vc ja preveniu na resenha. Ouvi falar do lançamento dele pela Seguinte, vou esperar publicar em português pra decidir se leio ou não, mas por enquanto a premissa toda me parece bem bacana e o fato de a autora ter uma escrita gostosa e divertida ajuda muito.

    Beijos, Ivy

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. É sempre legal quando dois personagens bem diferentes um do outro conseguem se arriscar e se descobrir juntos. Confesso que não sou muito fã de romance, mas achei interessante a base do roteiro do livro. Ahh, e concordo com vc, tbm prefiro capítulos pequenos, mesmo que sejam vários deles para formar o livro, haha.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiza.
    Eu não sei se leria porque não achei a história muito atrativa. Ultimamente estou mais na vibe dos suspenses hehe. E capítulos curtos é vida. Ainda mais para quem lê no ônibus e precisa descer a qualquer momento hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Mais um livro para minha lista, ótima resenha Lu!

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!

    Livros com capítulos enormes me lembram os da Cassandra Clare, lembro que reclamavam muito, mas eu nunca liguei pra isso não hahaha ainda não conhecia a obra, adorei a sua resenha!

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, tudo bem?
    Gostei de saber mais sobre o livro! Nunca tinha ouvido falar, mas acho ótimo que tenham cada vez mais obras falando de diversidade.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  7. tbm nao gosto de capitulos grandes hehe mesmo assim gostei bastante de conhecer, nunca tinha ouvido falar no livro e achei uma ótima indicação

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu

    Raramente eu me arrisco em livros com hype lá nas alturas como é o caso desse. Eu tô com implicância de tanta pimpação. Idiota, eu sei, mas é mais forte do que eu. Hahahaha
    Agora não vou ler, mas talvez, quem sabe, eu leia quando a Seguinte trouxer.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha, fiquei bem curiosa com o enredo que me chamou bastante a atenção.
    Beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Luiza,

    Nossa parece ser legal e essa capa é show, você tem o privilégio de ler ótimos livros....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu quero tanto ler esse livro aaaaa vi um dia no goodreads e todo mundo estava falando. Meu hype tá lá em cima

    L de Saturno

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)