Resenha #391: Bright We Burn - Kiersten White (Delacorte Press)

Título: Bright We Burn
Título Original: ---
Autor: Kiersten White
Série: The Conqueror's Saga #3
Páginas: 416
Ano: 2018
Editora: Delacorte Press
Sinopse*: Assombrado pelos sacrifícios que fez em Constantinopla, Radu é chamado de volta à nova capital. Mehmed está construindo um império, tornando-se o sultão de que seu povo precisa. Mas Mehmed tem um segredo: como imperador, ele é mais poderoso do que nunca… e desesperadamente solitário. Isso significa que Radu pode finalmente ter mais com Mehmed... e ele iria querer isso?
A regra de justiça absoluta de Lada criou uma Valáquia livre do crime. Mas Lada não descansará até que todos saibam que as fronteiras de seu país são invioláveis. Determinada a enviar uma mensagem de desafio, ela tem os corpos do enviado de paz de Mehmed entregue a ele, deixando Radu e Mehmed sem escolha. Se Lada puder continuar, somente a morte prosperará. Eles devem ir para a guerra contra a garota príncipe.
Mas Mehmed sabe que ele a ama. Ele a entende. Ela deve perder para ele para que ele possa mantê-la segura. Só Radu teme que eles estejam subestimando a vontade indomável de sua irmã. Somente destruindo tudo o que veio antes - incluindo seus relacionamentos - pode Lada realmente construir o país que ela quer.
Reivindique o trono. Exija a coroa. Governe o mundo.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Bright We Burn (lançado aqui no Brasil como Senhora do Fogo) é o desfecho da saga de Lada Dracul em busca do controle de Wallachia. Mais uma trilogia finalizada com o sentimento de dever cumprido.

Adorei como a Lada se manteve fiel ao seu propósito do início ao fim da série. Agora que ela é princípe de Wallachia, está disposta a defender seu reino com unhas, dentes e muito sangue. Algumas de suas decisões podem ser um pouco extremistas, porém ela conhece o inimigo melhor do que ninguém. Afinal, o olho-junto do Mehmed é tão ambicioso quanto ela e não vai sossegar enquanto derrotar seu espírito.

Falando nesse olho-junto, Mehmed é a própria personificação do chernoboy que não aceita um não de uma mulher. Nunca um personagem me deu tanto nojo e ódio como esse cara. Desde o final de And I Darken/Filha das Trevas eu já havia percebido o quão manipulador e abusivo ele era com os irmãos e ao longo da trilogia só foi se confirmando. É bem perceptível em toda sua obsessão de capturar Lada com a desculpa de salvá-la de um destino pior é só uma máscara para o fato que ela sempre colocou Wallachia antes de tudo e todos, inclusive ele. Felizmente, tanto ela quanto Radu perceberam a verdadeira personalidade do sultão.

Eu e minha casa vivemos para exaltar Radu. Um personagem que teve uma trajetória de crescimento maravilhosa, vemos aqui que ele está cansado de ficar no meio desse fogo cruzado. Durante toda a série, ele se viu dividido entre sua irmã e seu amigo e finalmente nesse livro ele está disposto a jogar tudo pro alto e focar na sua felicidade. Com o apoio de Nariza e Cipriano, ele percebe sim que é possível ser feliz, sem a influência das duas pessoas importantes na sua vida.


Após o final impactante de Now I Rise/Dona do Poder, era esperado muitos embates entre Lada e Mehmed. De certa forma aconteceu, porém gostei muito de terem focado bem mais nas questões políticas e alianças do que em lutas e embates em si. Desde o livro anterior, a autora vem trabalhando em cima dessa narrativa e eu adorei.

Sobre o destino final de Lada e Radu, eu realmente estava com medo que acontecesse da forma como foi na vida real. Claramente seria algo esperado, apesar que eu iria sofrer bastante pelos dois. Nesse detalhe, a autora se utilizou da liberdade artística e deu uma mudada, que me agradou bastante (apesar de um detalhe que ainda não sei como me sentir).

Acompanhar a jornada de Lada Dracul foi uma ótima experiência, principalmente por conta de alguns detalhes que realmente foram protagonizados por Vlad Dracul. Super indico para todos aqueles que gostam de uma protagonista cruel e que não tem medo de correr atrás dos seus objetivos, custe o que custar.

Resenhas anteriores
Livro 1 - And I Darken (Filha das Trevas)
Livro 2 - Now I Rise (Dona do Poder)

* Sinopse traduzida por mim

11 Comentários

  1. Olá! Cheguei de paraquedas na resenha sem saber do que se trata a série de livros, mas gostei! Parece ser o tipo de leitura emocionante e cheia de reviravoltas!
    (e não tem problema quanto aos spoilers haha)
    Já vi que vou odiar Mehmed! Amei a resenha ♥

    Beijos!
    Estante Bibliográfica > blog novo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Luh,
    Não tinha conhecimento da série, mas, será que esse protagonista forte, chega a ser chato? Pq tenho medo de livros que os autores quer passar uma mensagem, porém acaba saindo outra coisa.... Enfim, o importante que é você gostou!!

    Até mais!

    Depois da Leitura
    Loja Depois da Leitura

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, tudo bem?
    Fiquei impressionada por esse uso de "cruel" pra descrever a protagonista. Me deixou curiosa hahaha!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  4. Tive que pular a resenha porque fiquei interessada de ler os livros e não quis pegar spoilers ♡
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Quando lançou Filha das Trevas eu fiquei bastante interessada em ler o livro. Mas então o tempo foi passando e esqueci dele. Bom saber que o desfecho foi satisfatório. Vou anotar aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu
    Ja tinha visto a capa desse livro por ai e a acho muito bonita.
    Não sabia do que se tratava a série antes.
    Amei sua resenha

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, eu não acompanho a série, mas fico feliz que tenha sido um final positivo e que tenha te agradado.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Tudo que sei da série li aqui e ainda não tive oportunidade de conferir nenhum dos livros. Que bom que o final tenha agradado você e eu acho que uma protagonista cruel é um dos maiores atrativos da série. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu,
    Confesso que não li a resenha, pois eu tenho o livro 1 aqui comigo, esperando uma oportunidade para ser devorado!!!
    Só vi a nota e já fiquei otimista, acho que vou gostar também!!!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá Lu,


    Esse livro parece muito legal, quando coisa boa tem para ler né? òtima resenha....bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Eu preferir ler os livros e depois vir aqui na resenha HAHAHAHA, prometo que volto.

    http://upbaudehistorias.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)