Resenha #388: Vengeful - V.E. Schwab (Tor Books)

Título: Vengeful
Título Original: ---
Autor: V.E. Schwab
Série: Villains #2
Páginas: 408
Ano: 2018
Editora: Tor Books
Sinopse*: Magneto e Professor X. Superman e Lex Luthor. Victor Vale e Eli Ever. Sydney e Serena Clarke. Grandes parcerias, agora azedadas na videira.
Mas Marcella Riggins não precisa de ninguém. Com sua morte, ela finalmente ganhou o controle que sempre buscou - e usará seu recém-descoberto poder para trazer a cidade de Merit a seus pés. Ela fará o que for preciso, coletando seus próprios parceiros e aproveitando os dois EOs mais infames, Victor Vale e Eli Ever, colocando um contra o outro.
Com a ascensão de Marcella, novas inimizades criam oportunidades - e o palco do Merit City será novamente marcado por um cálculo final e terrível.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou resenhas anteriores, pode conter spoiler

Vengeful é a tão esperada continuação de Vicious. Eu acompanhei toda a saga de escrita da autora nas suas redes sociais, então imagino que lançar esse livro tenha sido uma vitória na sua vida (visto que o primeiro manuscrito ela jogou fora depois que voltou da editora e escreveu tudo de novo).

Nesse livro, vamos acompanhar personagens já conhecidos e alguns novos que incrementaram e muito a história. Os capítulos são alternados entre passado e presente. Em certos momentos pode confundir o leitor, já que algumas situações são contadas pelo ponto de vista não somente de um personagem, porém não foi algo que atrapalhou minha leitura.

O melhor do livro é descobrir mais sobre o passado de Eliot “Eli” Ever Cardale. Enquanto Vicious focou mais na animosidade entre ele e seu nêmesis Victor, nesse livro somos apresentados ao seu passado e as consequências de suas ações. Já Victor, eu achei que ele ficou um tanto apagado em boa parte do livro. Queria que a Victoria tivesse focado bem mais nas consequências de sua volta.

Sydney também tem seu destaque. Vamos acompanhando ao longo dos anos, não somente sua relação com Victor e Mitch, mas seus sentimentos e também as novas consequências da sua quase-morte no seu corpo.


Duas personagens femininas foram introduzidas nessa continuação e roubam a cena. Marcella Riggins é uma mulher astuta, determinada, calculista e está atrás de vingança. Ao longo do livro, vemos seu desenvolvimento e ascensão na cidade de Merit. Porém em alguns momentos eu achei que suas ações foram um pouco exageradas. Seu principal alvo da vingança são pessoas que sempre a subestimaram, mas chega um momento que ela faz o que faz somente para chamar atenção e dizer “eu posso”, não se importando com as consequências.

June é uma personagem que também se destaca, mas pelo fato de não sabermos nada sobre ela. Gostei da amizade e o senso de proteção que nasceu dela em relação a Sydney; também gostei dos poucos vislumbres sobre seu passado, mas esses foram bem escassos mesmo. Não saber nada sobre uma personagem inserida em uma continuação que também fecha uma história, e que ganha uma grande importância, foi algo que achei que a autora errou.

Vengeful foi um bom livro, mas como final de história eu esperava mais. Por inserir personagens novos e trabalhar eles numa história já iniciada, achei que faltou algo para realmente me fazer adorar, como foi em Vicious. Creio que o problema foi justamente apresentar esses novos personagens e integrá-los na história, desenvolvendo-os para que suas histórias se cruzasse com a de Victor e Eli, deixando assim o final um tanto corrido. Confesso que em alguns dos capítulos finais, eu fiquei confusa em alguns acontecimentos.

Assim como Vicious, Vengeful tem um final relativamente fechado. Victoria deixou algumas brechas, caso ela queira voltar para um terceiro. Entretanto, pela sua experiência com escrevendo esse livro, eu acho que ela não deve voltar tão cedo.

Resenhas anteriores
Livro 1 - Vicious

14 Comentários

  1. Não conhecia esse livro e espero ler em breve. Na verdade eu nunca li nada desse escritor, gostei muito da capa também.
    Quem sabe em breve eu leia.
    Beijocas.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu! Tudo bom?
    Pulei a resenha porque quero muito ler essa história e nunca consigo comprar o um, imagine o dois D:
    Fé na deusa que uma hora vai dar certo! Victoria rainha demais <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Bom saber que o final é fechadinho e que não houve exageros e estragos na série.
    Adorei a capa.

    Tenha uma ótima noite.

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem? Eu não conheço a série, mas conheço a autora e gosto muito dos universos e personagens que ela cria. Que bom que foi uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Eu não sou uma fã da autora, mas acho que preciso lhe dar mais uma chance.
    Uma pena que essa série ainda não chegou ao Brasil.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oii Lu, não conhecia o livro, mas só o fato da protagonista ser exagerada já me desanima. Pelo que percebi, você esperava mais do final... isso acontece, mais quem sabe daqui alguns anos a autora lança outro..kkk

    Até mais!

    Depois da Leitura
    Loja Depois da Leitura

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha, Lu. Confesso que esse livro não me fisgou, personagens exageradas florescerem o meu ranço, rs.

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Eu virei fã da autora na série Monstros da Violência. Mas parece que aconteceu nesse igual em O Dueto Sombrio que foi meio aquém do primeiro livro. Mas se lançarem por aqui vou querer ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Livro bom é livro que nos deixam satisfeitos no final! Adorei sua resenha <3

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, tudo bem?
    Menina, se eu volto da editora tão frustrada a ponto de jogar o manuscrito fora, acho que só sento no canto e choro mesmo HAHAHA!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu! Sendo da Victoria eu leio até receita de bolo e esta série é uma das que mais desejo conferir. Saudade de ler algo dela, estou sem nada aqui. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Parece ser ótimo né..
    Adorei!

    Bjuu

    Tem matéria nova no site! Como usar vestido listrado
    😉

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)