Resenha #346: The Binding - Bridget Collins (William Morrow)

Título: The Binding
Título Original: ---
Autor: Bridget Collins
Série: ---
Páginas: 448
Ano: 2019
Editora*: William Morrow
Sinopse: Imagine que você poderia apagar a dor.
Imagine que você poderia remover a dor.
Imagine que você possa esconder o segredo mais sombrio e horripilante.
Para sempre.
O jovem Emmett Farmer está trabalhando nos campos quando uma estranha carta chega chamando-o para longe de sua família. Ele deve começar um aprendizado como Encadernador de Livros - uma vocação que desperta medo, superstição e preconceito entre sua pequena comunidade, mas nem ele nem seus pais podem se dar ao luxo de recusar.
Por quanto tempo ele pode lembrar, Emmett foi atraído por livros, apesar de serem estritamente proibidos. Encadernação é um chamado sagrado, Seredith informa seu novo aprendiz, e ele é um Encadernador de nascença. Sob o olhar atento da mentora, Emmett aprende a fazer artesanalmente os elegantes volumes encadernados em couro. Dentro de cada um eles vão capturar algo único e extraordinário: uma memória. Se houver algo que você queira esquecer, um Encadernador pode ajudar. Se há algo que você precisa apagar, eles podem ajudar. Dentro das páginas dos livros que eles criam, os segredos são ocultados e o passado é trancado. Em um cofre sob a oficina de sua mentora, filas e fileiras de livros são meticulosamente armazenadas.
Mas enquanto Seredith é um artesã, existem outros de seu tipo, avarentos e amorais comerciantes que usam seus talentos para fins obscuros - e assim como Emmett começa a se acomodar em suas novas circunstâncias, ele faz uma descoberta surpreendente: um dos livros tem seu nome nele. Logo, tudo o que ele pensou entender sobre sua vida será dramaticamente reescrito.

*ARC recebida através do Edelweiss em troca de uma opinião honesta*

Quando li a sinopse de The Binding, fiquei bem intrigada com esse lance de livros serem proibidos e colocar memórias que você quer esquecer em páginas. Mas não foi bem assim que aconteceu.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte é muito lenta, com muita descrição e pouco acontecimento. Quase desisti nela porque nada do que era prometido na sinopse acontecia. Eis que chego na segunda parte e a história fica um pouco mais interessante.

O que era pra ser uma história meio fantástica se transforma em uma história de amor entre Emmett e Lucian Darnay, um herdeiro da sociedade. Essa história é contada na segunda parte do livro que, assim com a primeira, é narrada por Emmett. Vemos como os dois se conheceram e o desenvolvimento do seu relacionamento, até que ambos são obrigados a “esquecer” um do outro, colocando suas memórias em um livro.


Já a terceira parte do livro é narrada por Lucian e ela volta a ser um pouco arrastada. Se não fosse um tanto explícito quem narrava o quê (por explícito, leia-se um chamar o outro pelo nome), confesso que não saberia discernir a voz de Emmett e Lucian. Os dois personagens são bastante parecidos nos seus pensamentos, diferenciando em um detalhe aqui e ali.

Quanto a questão do binding, a ligação de colocar memórias em livro, deveria ter sido explorado melhor. Sabemos como funciona, como é visto na sociedade, conhecemos seus “trabalhadores”, mas tudo fica muito superficial, sendo ofuscado pelo romance entre Lucian e Emmett.

Apesar desses detalhes, os personagens secundários foram bem trabalhados e muito bem criados, principalmente a família de Emmett e a de Lucian. Eles têm uma grande influência em suas vidas e no seu romance.

No fim das contas, The Binding não foi uma leitura ruim, mas também não foi a esperada quando se lê sinopse.

* Tradução feita por mim

17 Comentários

  1. Oi Luiza.
    É tão chato quando o livro não supera nossas expectativas, ne?
    Adorei sua resenha, mas não é o tipo de livro para mim.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. olá, como vai?
    Confesso que quando li a sinopse fiquei bastante intrigada e curiosa também.
    Fiquei com um pouco de vontade de saber um pouco mais sobre o livro.

    Beijos!!
    https://sentimentos-de--uma-garota--bipolar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gente, com uma sinopse dessa, logo que terminei de lê-la já estava indo colocar na lista, mas então li o restante do post...
    Acho que a ideia que a sinopse passa tem tudo para ser um livro fodão. Que pena que não achou tudo isso.
    Beijos,
    Sâm
    Blog Escrituras da Alma

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu!
    Gostei da capa desse livro e a sinopse realmente me deixou intrigada tbm, uma pena as ressalvas!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Achei a sinopse bem interessante também. Pena que prometeu uma coisa e entregou outra. Odeio quando isso acontece, o autor promete uma história super interessante e acaba focando no romance. Acho que é um livro que não lerei.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. A narrativa tinha tudo para ser bem interessante apesar de sei lá, parecer que já vi em algum lugar... será que não existe um filme com essa ideia? Uma pena ter decepcionado um pouco na construção, mas mesmo assim, gostei da indicação.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Seu blog é muito bom mesmo, estou amando ler os seus artigos..

    Já salvei seu Blog em meus favoritos.


    Estou amando seu blog ❤️


    Meu Blog: Resultados de Loterias

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Gostei bastante da sinopse, parecia ser um livro bom. Uma pena quando decepciona, principalmente quando alguma coisa é ofuscado pelo romance do casal. Odeio quando isso acontece :/ Acho que eu dispensaria, ainda mais com uma narrativa meio arrastada. Uma penaaa
    Beijos!
    Our Constellations

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Pena o livro prometer uma coisa e trazer outra, isso já deixa a gente bem desanimado com a obra e pelo visto a leitura não te empolgou. Esse eu não leria. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu!
    Por esse e outros motivos, eu não leio mais sinopses. Eu vou muito na intuição e pela capa (desculpa, Deus). Dessa forma, eu acabo não me decepcionando tanto no final.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu! Tudo bom?
    É tão triste quando a premissa promete uma coisa e a história entrega outra - não tão boa quanto deveria. Acabei não me interessando pela sinopse, então acho que vou deixar passar.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu fiquei sem entender nada do livro ahsaushausha acho chato quando a gente chega na maior esperança e a obra falha nisso.
    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi,Lu! Tudo bem?

    Eu nunca tinha ouvido falar deste livro, mas não me interessei tanto. Na verdade, acho irritante quando estou muito empolgada com uma história e acontece de não ser o que estava esperando, ainda mais se for lenta.

    Beijos,
    Blog Magia é Sonhar
    Canal Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    Nao vou mentir que meu interesse nesse livro foi zerado KKKKK eu achei essa trama muito fumada e pelo que tu contou, que ele e confuso, com certeza eu me perderia. Nem me arrisco.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oláá Luiza! Tudo bem?
    Nossa, fiquei mega animada com a sinopse, mas aí você contanto mais fiquei desanimada.. queria ver mais dessa parte da fantasia, porque achei bem legal essa ideia. pena que não ficou tão boa..
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!! Péssimo quando a sinopse criar expectativas não correspondidas, mas que bom que não foi tão ruim assim rsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    Acho tão chique ler em inglês, um dia eu consigo HAHAHAHA
    Agora, quando a leitura não é tão boa quanto esperávamos, bate aquele desanimo.
    Uma pena!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)