Resenha #325: Estrelas Perdidas - Bianca da Silva

Título: Estrelas Perdidas
Título Original: ---
Autor: Bianca da Silva
Série: ---
Páginas: 305
Ano: 2017
Editora: Independente
Sinopse: Lola Dewitt tinha 21 anos e a vida toda pela frente. Até o momento em que morreu. Agora, Lola passa seus dias em uma nuvem autossuficiente no céu, tentando ser digna da segunda chance que recebeu: salvar uma pessoa em troca de asas e a eternidade como anjo da guarda.
Lavínia Sloan tem 17 anos e os seus últimos meses foram traumáticos. Ela pode ter um futuro brilhante pela frente, mas precisa lutar para manter-se no caminho se quiser uma chance de vivê-lo.
Em um mundo onde o céu é tão burocrático quanto repartições públicas e alguns anjos não têm senso de humor, Lavínia é a única chance de Lola ganhar suas asas, enquanto a garota morta é a única chance de Lavínia ter um futuro. Elas precisarão deixar as desavenças de lado e unir forças para encontrar seus caminhos, mesmo que isso signifique enfrentar sentimentos que passaram tanto tempo enterrando dentro de si.


Como alguém quebrado pode esperar curar outra pessoa, ser um guia?

Fazer a resenha desse livro entrou para a lista de resenhas mais difíceis que tive que fazer na vida. Foram tanto sentimentos durante a leitura que eu tenho certeza que tudo que escrever aqui não vai ser nem 1% do que senti. Mas vamos tentar porque né…

Lola é uma personagem que te cativa nas primeiras páginas do livro. Ela é uma personagem super alto astral e divertida, me fazendo crer que esses foram os motivos para ela ter sido designada anjo da guarda de Lavínia. Por baixo de toda a dor causada pela perda da mãe, Lavínia tem uma personalidade bem marcante e sensível ao mesmo tempo.

Um ponto super importante no livro é a questão do luto. Acredito que tenha lido poucos livros que tratassem da superação da morte de alguém e esse aqui foi o que conseguiu tratar desse assunto um tanto pesado de uma forma leve e engraçada até. Todo mundo tem uma forma de lidar com o luto e Bianca mostra isso aqui. Por muito tempo, Lola continuou na fase de negação da sua morte. Já Lavínia vive com um ressentimento com sua mãe que morreu e a culpa pelo rompimento da sua família. É bem emocionante acompanhar a jornada das duas na superação desses sentimentos.

Outro ponto que se destaca na história é a amizade entre Lola e Lavínia. Claramente havia aquela aversão e ambas se tratavam como uma obrigação: Lola colocar Lavínia de volta em seu caminho e ela fazer sua anjo da guarda ganhar suas asas. Com a convivência, ambas vão descobrindo um apoio incrível uma na outra, nascendo uma amizade fofa de se acompanhar.


Apesar do foco entre Lavínia e Lola, os personagens secundários foram bem trabalhados, principalmente na vida das duas. Vemos como Lavínia sofre com sua irmã e seu pai lidando com a morte da mãe da maneira deles, a excluindo e isolando das suas vidas. Ao mesmo tempo, acompanhamos como um grupo de pessoas bem divertidas ajudam Lavínia a sair desse abismo que ela se encontra, principalmente um nadador ruivo chamado Evan.

Da parte de Lola, vemos como acompanhar o processo de luto dos seus pais afeta no seu próprio processo de aceitação da morte, fazendo com que ela recebesse algumas broncas de Isaac, seu supervisor, sendo ele uma espécie de Grilo Falante para Lola, sempre a voz da razão e consciência. E, apesar de aparecer pouco, gostei muito das interações entre Lola e Magnólia.

[...] Esse é o nosso trabalho. Acreditar neles, ser a esperança que eles perderam ao longo do caminho.

Apesar de não ser o foco do livro, temos um romance de esquentar o coração entre Lavínia e Evan. O modo como Lavínia vai se apaixonando por ele é tão sutil e fofo que nem ela própria repara. Evan é um menino de ouro, sensível e (como ele sempre diz) um livro aberto. Como a própria Lavínia disse, ele não foi sua salvação, mas uma corda que lhe ajudou a sair do fundo do poço e eu gostei muito dessa metáfora. Algumas vezes só precisamos que alguém nos ajude e acredite que somos capazes, e Lavínia achou não somente Evan, mas uma cambada de gente.

Também senti algumas fagulhas entre Lola e Isaac, mas não sei se é possível rolar romance entre anjos… Fica aí o questionamento.

Cheguei ao final dessa resenha e garanto para vocês que não consegui expressar metade do que senti/sinto em relação a esse livro. Só digo para lerem e vocês irão entender tudo o que falei aqui e muito mais porque Estrelas Perdidas entrou para a lista de favoritos de 2018.

Felicidade é um estado de espírito.

14 Comentários

  1. Oi, Lu

    Sempre falei que o nome da minha filha ia ser Lola, mas todo mundo fica falando que é horrível e outras coisitas menos edificantes, chateada! Hahaha
    Que bom que o livro entrou para a lista dos favoritos. Gostei da parte da amizade e do processo do luto, realmente não é um tema muito abordado.

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu! A sinopse me encantou e a tua resenha mostrou o quanto deve ter sido deliciosa essa leitura... terminada de ler tuas considerações esse livro foi direto para a minha lista de desejados e quero ler para ontem!!!!
    Obrigada pela indicação.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu

    n conhecia o livro nem a autora
    fiquei bem curiosa, já qro ler!

    Bjoooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu!
    Que resenha lindaaaa!
    Já quero ler essa fofura, ainda mais depois que você tornou um dos seus favoritos do ano.
    Fiquei no mínimo MUITO curiosa!
    <3
    Acho que vou gostar muito da Lola.
    Obrigada pela dica.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Os livros mais difíceis de serem resenhados, pra mim, não são os que menos gostei. Pelo contrário.
    Quanto mais gosto do livro, mas difícil é para eu falar dele e do que ele transmitiu em mim.
    Exatamente isso que você disse, esse misto de sentimentos é que complica na hora de passar para o "papel".

    Abraços,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.
    Estou lendo um livro no momento que já estou pensando em como vou fazer a resenha de tanto que estou sentindo com ele. Acho que um livro bom é quando ele nos faz sentir assim. Vou anotar aqui para uma futura leitura.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!! Que bom que vc curtiu o livro da Bianca, ainda não li, mas quero!! Gosto de livros que mexem com a gente e com personagens alto astral, já acho que vou curtir esse tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia nem o livro nem a autora mas com a sua resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro principalmente depois dele ter se tornado uma da suas leituras preferidas!
    Os livros que gostamos sempre são os piores para resenhar pois você nunca sabe o que colocar nem como
    Beijos!
    https://focadasnoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu! Não lembro de ter lido nada com uma premissa assim, só isso já me chamou atenção. Junta a capa linda e a recomendação e fiquei com vontade de ler. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, tudo bem??

    Eu gostei tanto do título deste livro e agora lendo sua resenha, fiquei completamente curiosa por essa leitura. É tão quando lemos algo que faz a gente transbordar os sentimentos. Eu curti demais. Um xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu sou suspeita pra falar porque vi esse livro nos seus primórdios e acompanhei toda a odisseia da Bibs pra terminar, então é sempre um orgulho ver as pessoas amando essa história porque é meu xodózinho de uma das minhas autoras favoritas <3
    Lola e Isaac MINHA RELIGIÃO. Otpzão lindo e precioso, a vontade de escrever uma fanfic deles ainda é forte.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Conhecendo esse livro agora, e nossa por entrar na sua lista de livros favoritos do ano deve ser ótimo mesmo!!! Dica anotada ;)
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada por essa resenha, Lu!
    Amei ela e amei saber que a história mexeu tanto com você. Eu sempre fico super nervouser quando alguém lê o livro porque sou super paranoica com o que escrevo e é um amor só ver a leitura que você fez e como se envolveu com ela <3
    Além do mais, super entendo seu problema em resenhar livros que gostou muito, eu nunca sei como. Sempre quero escrever apenas um grande AAAAAA seguido de muitas gifs e torcer para que as pessoas entendam. UAHSUAHSUHASUHASUHAUSHAUSAHSU

    bjs <3

    ResponderExcluir
  14. Ameeeei a resenha Lu, fiquei com mais vontade ainda de ler! 😍
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)