Filme #50: My Friend Dahmer


Título Original: ---
Sinopse: Anos antes de ficar conhecido mundialmente como um assassino em série, Jeffrey Dahmer (Ross Lynch) foi um adolescente tímido e solitário. Lidando com problemas familiares, interesses no mínimo peculiares e a pressão do ensino médio e da adolescência, o jovem Dahmer gradualmente se transforma no homem que viria a aterrorizar os EUA.
Elenco: Ross Lynch, Alex Wolff, Anne Heche, Vincent Kartheiser, Dallas Roberts, Harrison Holzer, entre outros
Duração: 107min
Roteiro: Marc Meyers
Produção: Marc Meyers, Milan Chakraborty, Adam Goldworm
Direção: Marc Meyers


My Friend Dahmer é adaptação da graphic novel de mesmo nome, aqui lançada pela Darkside. A HQ foi criada por Derf Backderf, um ilustrador que conviveu com Jeffrey Dahmer na adolescência. Comecei a assistir o filme com uma expectativa completamente diferente do que é apresentado na história. Creio que esse detalhe influenciou e muito na minha avaliação, mas não significa que o filme não seja bom.


Aos que pensam que o filme vai retratar mortes e mais mortes do Canibal de Milwaukee, podem passar o filme para frente ou mudar de opinião. O filme retrata basicamente a vida de Jeffrey antes de se tornar um dos maiores serial killers do século 20. E creio que esse foi o detalhe que me fez dar a nota que dei. Eu não havia visto o trailer e nem sabia da HQ; só descobri por causa do Ross Lynch. Fiz uma pequena pesquisa sobre Dahmer e seus assassinatos. Eu fui com muita expectativa de explorar esse detalhe, mas não. Como falei, foca no antes dele virar um dos maiores serial killers. Creio que se eu não fosse com essa expectativa, teria gostado mais.


Uma coisa é certa: Ross Lynch dá um show de atuação. Espero que esse filme seja o pontapé para sua carreira pois o cara tem talento. Em todo o momento, Dahmer está com o olhar vazio e a postura com os ombros caídos, como se nada na vida desse alguma alegria ou prazer. Mesmo quando ele está no meio de seus experimentos com ácidos e animais, percebe-se esse vazio. Agora imagina você passar o filme todo encarando essa expressão… chega a incomodar porque você sabe que há algo errado ali, mas que ninguém ao redor percebe.


Durante o filme, acompanhamos os dois últimos anos de Dahmer antes dele cometer seu primeiro assassinato. Vemos como ele é tratado na escola - primeiramente de forma invisível, depois como uma espécie de bobo da corte. Vemos como é sua vida em casa, com a mãe se recuperando de um surto psicótico e o pai tendo que tomar rédeas da casa, ao mesmo tempo que observar sua mãe; tudo isso levando a um divórcio nada amigável. Ou seja, vemos como ele e seu irmão mais novo são negligenciados.


Eu pretendia ler a HQ antes de conferir o filme. Se tivesse feito isso, provavelmente teria aproveitado melhor. O filme é “parado”, sem muitos acontecimentos importantes ou um clímax impactante. Porém, são as últimas cenas que merecem destaque, porque ali você já vê o assassino nascendo (por falta de melhor expressão). O filme termina exatamente no momento que Dahmer conhece sua primeira vítima.


Derf Backderf aqui é interpretado por Alex Wolff, mas ele não tem tanto destaque. No geral, os personagens secundários não tem tanto desenvolvimento e destaque, exceto pelos pais; o filme sempre segue Dahmer. Apesar do pouco tempo de tela, quero destacar a atuação de Anne Heche, mãe de Dahmer. Assim como Ross, ela dá um show de atuação.

No fim das contas, My Friend Dahmer não foi o que eu esperava, mas não deixou de ser um filme impactante, deixando a reflexão "como eu não vi os sinais?"

9 Comentários

  1. ja adorei conhecer esse filme, gosto muito dessas historias de serial killers e tem varios bons atores

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha, Lu. Se o filme mostrasse as duas versões dele seria muito mais interessante, acho que quem assiste espera isso o filme todo, né? Mas que bom que ele vale a pena mesmo assim.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu.
    Acho que não vou assistir, mas curti saber sobre. Uma coisa que sempre penso quando vejo notícias e documentários sobre esses serial killers é justamente isso: Como ninguém percebeu que ele/ela poderia se tornar isso?
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu

    que tenso hein?!
    Apesar de n ser o tipo de filme que gosto, fiquei curiosa!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu!
    Apesar de ser um filme parado, acho que eu gostaria da trama. Eu não conhecia a Graphic Novel, mas também fiquei interessada hahaha Agora fiquei na dúvida se leio primeiro ou vou de cara no filme...
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu! Eu conhecia apenas a HQ e ainda não sabia sobre o filme, mas também pensei que tivesse assassinatos e tal, não pensei que fosse apenas sobre a formação do criminoso. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, eu não tive coragem de ler a HQ e acho que tb não verei o filme, apesar de parado eu acho muito forte toda a temática, mas que bom que tem aspectos interessantes.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Gente, é incrível como a gente julga pela capa! Eu fui lendo a resenha e nossa, pensando altas coisas do filme e tomei um tapa porque não tem nada a ver com o que pensei.
    Eu acho legal esse negócio de serial killer, mas eu prefiro muito mais conhecer as mortes, as motivações do que entender o antes, acho que é mais impactante. Nem conhecia o cara mas já vou dar aquela pesquisada.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu não lembro de ter visto nada a respeito do filme e agora tô QUERO?? Vou procurar pra assistir.
    Chocadaney com o Ross interpretando o Jeffrey. Nunca imaginaria pro papel, mas pelo jeito surpreendeu demais - só nos gifs já dá pra sentir o nível da atuação.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)