Resenha #306: The 7½ Deaths of Evelyn Hardcastle - Stuart Turton (Sourcebooks Landmark)

Título: The 7½ Deaths of Evelyn Hardcastle
Título Original: The Seven Deaths of Evelyn Hardcastle
Autor: Stuart Turton
Série: ---
Páginas: 512
Ano: 2018
Editora: Sourcebooks Landmark
Sinopse*: Como você detém um assassinato que já aconteceu?
Em uma festa de gala feita por seus pais, Evelyn Hardcastle será morta novamente. Ela foi assassinada centenas de vezes, e a cada dia, Aiden Bishop é tarde demais para salvá-la. Condenado a repetir o mesmo dia várias vezes, a única saída de Aiden é resolver o assassinato de Evelyn Hardcastle e conquistar as sombras de um inimigo que ele luta para sequer compreender - mas nada e ninguém é exatamente o que parece.
Profundamente atmosférico e engenhosamente planejado, The 7½ mortes de Evelyn Hardcastle é uma estreia altamente original que vai agradar aos fãs de Kate Atkinson e Agatha Christie.

*ARC recebida através do NetGalley em troca de uma opinião honesta*

Se você foi uma criança que nasceu nos anos 90, com certeza lembra do jogo Detetive. Se não conhece, Detetive é um jogo que devemos descobrir o assassino através de algumas pistas. Então, pegue esse jogo, junte o lance do loop temporal (aquele lance que você vive o mesmo dia todos os dias até descobrir a moral da história) e adicione o fato que você vai acordar durante oito dias em oito corpos diferentes (no melhor estilo Todo Dia). Assim nasceu The 7½ Deaths of Evelyn Hardcastle (traduzido para o bom português, As Sete Mortes e Meia de Evelyn Hardcastle).

Quando vi a sinopse da história, o que me chamou atenção foi justamente esse lance do loop temporal e descobrir o assassino de Evelyn Hardcastle. Além do fato que faz algum tempo que não leio um mistério policial (?). Escolhi a estreia do autor Stuart Turton e não arrependi.

Assim como Aiden Bishop, caímos de paraquedas em Blackheath no melhor estilo “que que ta com teseno???”. Não vou mentir; o começo é bastante confuso porque, assim como Aiden, não sabemos muita coisa, só que a tal da Evelyn vai morrer exatamente às onze horas da noite e ele tem oito dias para descobrir quem é @ assassin@. Ao longo da história, junto com o personagem e os seus hospedeiros que ele acorda durante os próximos oito dias, vamos desvendando o mistério e motivo da morte de Evelyn.


O livro é narrado em primeira pessoa por Aiden. Aqui, esse tipo de narrativa funcionou pelo fato que vamos acompanhar os acontecimentos de um dia pelos olhos de oito pessoas diferentes. E essas oito pessoas, de alguma forma, estão ligadas ao assassinato que irá acontecer pontualmente às onze horas da noite.

Um fato que achei legal na história são os hospedeiros de Aiden. São oito pessoas completamente diferente, seja no físico quanto na mentalidade. Alguns hospedeiros lutam contra Aiden para tomar seu corpo de volta e achei bem bacana Stuart mostrar essa dualidade. Também há o fato de Aiden perder sua personalidade no seu hospedeiro, como vemos em certos momentos.

O mistério sobre o assassinato de Evelyn Hardcastle foi muito bem construído. Sinceramente, eu só pude bater palmas quando acabei de ler o livro. À medida que você vai acompanhando no dia-a-dia de Aiden no corpo de alguém, um pedacinho do quebra-cabeça vai sendo apresentado. De início, eu me questionei e fiquei “socorro, que farofa é essa, sociedade”, mas quando tudo se encaixou, eu fiquei SOCORR MUNDO PARA QUE EU QUERO DESCER! Só posso dizer que a morte de Evelyn é o topo do iceberg.

Não pense que você vai conhecer a fundo Aiden. Só conhecemos Aiden quando ele está no corpo das outras pessoas. Apesar dele ser o protagonista, não sabemos muito sobre quem ele é, sua personalidade em si; temos uns vislumbres de quem seria Aiden na realidade: um homem obstinado, destemido, leal e um pouco teimoso.

A escrita do autor é direta, sem muitos rodeios. Descrições na medida do possível para você se situar onde está (já que o dia se repete com várias pessoas em lugares diferentes), porém não é uma leitura que deva ser feita de modo rápida. Não no sentido de ser entediante, mas pelo fato da quantidade de informações que Aiden vai descobrindo. Elas não são todas jogadas na sua cara de uma vez, mas elas vão sendo mostradas aos pedaços e é sempre bom dar uma parada para analisar no que aquilo poderia repercutir no mistério.

O livro perdeu meia estrelinha pelo fato de não explicar muito bem o que seria Blackheath e onde Aiden estaria. Em certo momento da história, é sim explicado algumas coisas, no que dá a entender que o livro se passa num futuro muito distante e que Blackheath seria uma espécie de prisão mental. Loucura? Sim. Se amei? Teria amado mais se tivesse sido bem melhor abordado e explicado esse detalhe.

Outro ponto que me fez tirar meia estrela foi o começo confuso e cansativo. Não sei se é pela minha falta de costume de ler livros desse gênero, isso foi um empecilho no começo. Porém, quando me vi realmente envolvida e querendo saber quem raios matou a mulher, eu devorei a história.

The 7½ Deaths of Evelyn Hardcastle não tem previsão de chegada aqui no Brasil, mas torço e muito para que chegue porque é um livro perfeito para todos aqueles que curtem um grande mistério e, principalmente, para os fãs de Agatha Christie.

* Tradução feita por mim

10 Comentários

  1. Oiii Lu

    Eu vi esse livro no Goodreads e ja tinha anotado na lista, achei o enredo todo muito maravilhoso por essa questão dele estar em corpos diferentes revivendo sempre aquilo. O mistério da morte da Evelyn também é interessante e pelo que vi na resenha o autor arrasou em sua estréia. Com certeza quero ler.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu

    se tu é que a desenrolada com vários gêneros de leitura ficou meio confusa, imagine eu que não me adaptei a Cronicas Lunares?? kkkkkkkkkkkkk aquilo já é diferente demais p mim

    Gostei da resenha e fiquei mega curiosa!!!

    Bjoos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu! Mãozinha levantada aqui de uma fã de Agatha Christie que teve uma fase bem intensa de leitura dos livros dela na adolescência (agora faz MUITO tempo que não leio um livro dela)! Adorei a premissa do livro, mas não achei tão original, já vi outros livros por ai com uma ideia parecida, mas acho muito bacana o lance do leitor bancar o detetive. Começos confusos realmente podem ser um problema, mas estou descobrindo que esses são os melhores, porque depois que começam a fluir, só vai... e o leitor que se segure para as emoções.
    Estou torcendo para que seja trazido por alguma editora por aqui, com certeza tenho muito interesse em ler.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem?
    Esse looping temporal é um certo clichê em livros e filmes, mas o que achei interessante nesse caso é que a abordagem é mais """policial""", investigativa.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    Acho que esse ai eu passo KKKKKKKKKK. Eu vi você comentando, mas confesso que não me animo. Thriller e suspense não dá para mim. Eu fico só pensando o quão full pistola eu fiquei com aquela Fraude e qualquer vontade de ler algo parecido ou do genero passa. Mas que legal que foi uma leitura positiva. Só não é minha praia.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Confesso que passo longe de histórias desse gênero, ja meu marido ama. Vou mostrar sua resenha para ele!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu
    Fiquei chocada com a sinopse, chega deu vontade de ler. Mas como o livro tem esse começo confuso, e ainda por cima é inglês, eu acho que não conseguiria ler muito bem. Mas fiquei apaixonada por tudo, com certeza eu leria se pudesse.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Até a gente pegar o fio da meada os livros do gênero são assim mesmo. Mas também depois a gente não consegue largar. Eu brinquei muito de Detetive e só por isso já leria o livro. E ainda mais com esses acréscimos. Assim que lançar por aqui vou querer ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!! Livros confusos e cansativos desanima mesmo, mas que bom que vc curtiu a leitura, eu amava jogar detetive e quando era a vítima tentava morrer de modo dramático!

    Bjs, MI

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Livros do gênero geralmente começam desse jeito mesmo, depois você acostuma. Quando vi no começo a referencia ao jogo Detetive já decidi que quero ler o livro, mas não nego que tudo na resenha me deixou gamada. Amei a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)