Música #24: George Ezra


Você tem um minuto para a palavra desse bolinho chamado George Ezra?

George Ezra Barnett (Hertford, 7 de junho de 1993) é um cantor e compositor britânico. Após lançar dois extended plays (EP), Did You Hear the Rain? em outubro de 2013 e Cassy O' em março de 2014, Ezra ganhou destaque com o lançamento do seu single Budapest, que atingiu o top 10 em vários países pelo mundo, ganhando a primeira posição na Áustria, Nova Zelândia e República Checa.

Seu álbum de estreia, Wanted on Voyage, lançado em 30 de junho de 2014, posicionou-se na primeira colocação do UK Albums Chart e entre as dez primeiras posições de outras sete nações. No Reino Unido foi o terceiro disco mais vendido daquele ano, atrás apenas de Ed Sheeran e Sam Smith.

Antes do sucesso, Ezra foi considerado uma das apostas para 2014 pela MTV, pelo VEVO e pelo iTunes, além de ter ficado em quinto lugar na sondagem Sound of... da BBC naquele mesmo ano.

Ezra cresceu em Hertford, a uma hora de Londres, na Inglaterra. Seus pais são professores e ele tem dois irmãos, um mais novo, Ethan, e uma mais velha, Jessica, que o acompanha em suas turnês. Estudou na Escola Primária Bengeo e no Colégio Simon Balle. Ele se mudou para Bristol para frequentar o British and Irish Modern Music Institute (BIMM), um instituto de música. Durante esse tempo, ele trabalhava em dois empregos para sustentar a escola, em uma fábrica de doces e em um bar.

Ezra cita Bob Dylan e Woody Guthrie como suas principais influências musicais, quando o Gramophone Rings o descreveu como tendo "uma voz além de seus anos", com "um tom cheio de alma que de alguma forma se sentiria mais em casa vindo de barman de Alabama do que um britânico de 21 anos de idade". Zane Lowe, um ex-DJ da BBC Radio 1, chamou-o de "um dos novos vocalistas mais atraentes e poderosos da época." Uma obsessão juvenil com Dylan levou Ezra artistas de folk e blues. "Por curiosidade, fui descobrir quem ele estava ouvindo", diz ele. "Foi quando encontrei o Lead Belly, o Woody Guthrie e o Howlin 'Wolf." Ezra ouvira uma compilação de Lead Belly e simplesmente tentara cantar como ele. "Na parte de trás do álbum, ele disse que sua voz era tão grande que você teve que desligar seu toca-discos", diz Ezra. "Gostei da idéia de cantar com uma grande voz, então tentei e pude."

Em junho de 2013, Ezra tocou no BBC Introducing Stage no Glastonbury Festival. Ele lançou seu primeiro EP Did You Hear the Rain? em outubro de 2013. No final de 2013, ele tocou na BBC Radio 1, com músicas "Did You Hear the Rain?" e "Budapeste" regularmente apresentado. Ele foi incluído na "Brand New for 2014" da MTV, "DSCVR Ones to Watch 2014" da Vevo e novos artistas do iTunes 2014. Ezra foi citado para o BBC Sound of ... 2014, onde ele terminou em quinto lugar.

A canção "Budapest" alcançou o número seis na Itália e foi recebeu disco de platina pela Federação da Indústria da Música Italiana. Ele abriu shows para Lianne La Havas, Bastille, Sam Smith e Tom Odell. Em março de 2014, ele lançou seu segundo EP Cassy O'. "Budapest" foi lançado no Reino Unido em 13 de junho, seguido do álbum de estréia de Ezra, Wanted on Voyage, em 30 de junho. Em 6 de julho, o álbum entrou no Reino Unido Albums Chart no número três. O álbum também foi mapeado na Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Holanda e Nova Zelândia. Em 5 de outubro, 14 semanas após seu lançamento inicial, Wanted on Voyage subiu para o número um no Reino Unido. Em dezembro de 2014, o álbum havia vendido 678.156 cópias no Reino Unido, e em janeiro de 2015 foi eleito o terceiro álbum mais vendido de 2014 no Reino Unido, depois de x por Ed Sheeran e In the Lonely Hour de Sam Smith. Em 4 de janeiro de 2015, o álbum recuperou o primeiro lugar no Reino Unido.

Pausa no texto para admirar essa fofura de gif ♥
Em 10 de agosto de 2014, Ezra foi um ato de apoio para Robert Plant no Glastonbury Abbey Extravaganza. Em outubro de 2014, Ezra lançou um vídeo para "Listen to the Man", que contou com Ian McKellen. No Brit Awards 2015, Ezra foi indicado para quatro Brit Awards: Melhor Álbum Britânico, Melhor Artista Solo Britânico Masculino, Melhor Single Britânico e Artista Revelação Britânico. No início de 2015, Ezra abriu para Sam Smith para 16 datas na turnê Smith's In the Lonely Hour em toda a América do Norte. Mais tarde, ele excursionou com o músico irlandês Hozier para datas selecionadas em sua turnê norte-americana de 2015.

Antes da ascensão de Ezra à fama, ele criou uma palavra, "petan" (pronuncia-se: "pay-tan"), para ajudá-lo a se relacionar com seus fãs, encorajando-os a usá-lo durante a vida cotidiana. É comumente usado no Twitter e em turnê; ele começou a vender mercadorias com a palavra impressa. Em uma entrevista em Boston, em março de 2015, ele admitiu que essa criação de palavras "petan" é um absurdo: "É uma palavra que eu inventei, eu e meus amigos. Pode ser bom ou ruim ou qualquer coisa, foi apenas uma palavra que ... nós éramos 18, éramos idiotas - mas meio que ficou. "

Em 3 de abril de 2017, Ezra anunciou uma turnê "secreta" no Reino Unido e na Irlanda, na qual estrearia algum material novo. "Don't Matter Now", o single principal de seu segundo álbum, Staying at Tamara's, foi lançado em 16 de junho. "Paradise" foi lançado como o segundo single em 19 de janeiro de 2018, com um videoclipe de acompanhamento lançado na semana seguinte, em 24 de janeiro. Staying at Tamara's foi lançado em 23 de março de 2018 e se tornou o segundo álbum número um do Reino Unido de Ezra

Em 12 de fevereiro de 2018, Ezra lançou o primeiro episódio de seu podcast George Ezra & Friends, um show de 45 minutos em que ele fala com outros artistas. A série começou com o convidado Ed Sheeran em 12 de fevereiro de 2018. A inspiração de Ezra para o podcast foi ouvir outros podcasts apresentando "comediantes conversando com outros comediantes". Os convidados subseqüentes foram Rag'n'Bone Man, Hannah Reid, Craig Davi, Ben Thatcher, Giles Martin, Declan McKenna, Jessie Ware, Justin Young, Sam Smith, Lily Allen e Elton John.

George Ezra foi um dos artistas que eu descobri na época do intercâmbio e Budapest sempre me faz sentir nostálgica. Geralmente eu faço uma listinha com as minhas músicas favoritas, mas vou deixar vocês com esse show que ele fez no Brasil mês passado (que por algum motivo que nem Freud explica eu esqueci) e vejam o quão fofo é esse anjo. A carinha de alegria dele é muito preciosa para nós meros mortais. Quer o mundo? O universo? Eu te dou, seu fofo!!!


- Música favorita - Get Away (faixa 3 do álbum Staying at Tamara's)


- Primeira música que ouvi - Budapest (faixa 2 do álbum Wanted on Voyage)


- Último clipe lançado - Shotgun (faixa 4 do álbum Staying at Tamara's)


Álbuns
- Wanted on Voyage (2014)
- Staying at Tamara's (2018)

EPs
- Did You Hear the Rain? (2013)
- Cassie O' (2014)

Singles
- Did You Hear the Rain?
- Budapest
- Cassie O'
- Blame It On Me
- Listen to the Man
- Barcelona
- Don't Matter Now
- Paradise
- Shotgun

Fonte: George Ezra

11 Comentários

  1. Não o conhecia, já vou procurar saber mais e ouvir as músicas!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu

    adoro a voz dele!
    E ele é mt fofo ^^
    Adorei o post!

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho para mim que já ouvi um tempinho atrás esse cantor, mas não tenho tanta certeza assim, rs. Eu vou ouvir agora as musicas que você colocou. Aliás, muito obrigada amo conhecer músicas novas hehehe ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  4. Oiii Lu

    Budapest é minha favorita do Ezra, ouvi muito dentro do carro, uma delicia de canção e a voz dele é muito boa, suave. Preciso conhecer as outras várias do cantor.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. ele é msm um fofo e acho tbm as musicas dele ótimas, bom final de semana

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu
    Eu gosto muito de músicas nesse estilo e até ouço alguns cantores parecidos com o George, mas só conhecia Budapest mesmo ashuasha
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu,

    Confesso que o Ezra não é um dos meus queridinhos não, mas tem algumas de suas musicas que eu curto.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Não conhecia o rapaz, mas vou dar uma conferida no trabalho dele. Valeu a dica. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu, eu ia dizer que não conheço o cantor até ver Budapest na lista hehehehe De qualquer forma sempre me sinto desatualizada quando a questão é música rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Não o conheço, mas certamente irei escutar sua música!

    Tem post novo lá no blog. :)

    Abraços,

    Jennifer.

    http://entrelinhasentrepautas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu
    Não conhecia o seu bolinho. Ele é uma fofura e gostei das músicas, mas não sei se elas são super o meu estilo. Bacaninha, mas não se tornou favorito.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)