Resenha #286: Fraude Legítima - E. Lockhart (Seguinte)

Título: Fraude Legítima
Título Original: Genuine Fraud
Autor: E. Lockhart
Série: ---
Páginas: 273
Ano: 2017
Editora: Seguinte
Sinopse: Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.


Há certos tipos de livros que você termina de ler e fica aquela sensação de que nada aconteceu e você perdeu tempo da vida lendo ele. Foi isso que aconteceu comigo e essa Fraude Legítima.

Começando pelos pontos positivos da história. Sim, eles existem e o primeiro deles é a escrita da Lockhart. A história é narrada em terceira pessoa contada de trás, focando em Jule e como foi que ela chegou onde estava. A narração é bem direta, não tem muita descrição, o que faz a leitura ser bem fluída e rápida. O tamanho dos capítulos também colabora com a leitura. Eles não são longos, o que foi um baita incentivo para que eu continuasse a leitura.

Pra não me chamarem de super hater, teve algo a mais que gostei desse livro. O motivo que fez Jules e Imogen se conhecerem nessa vida. Foi diferente das teorias que eu tinha e por isso creio que valeu a pena ganhar dois gatinhos como nota.

Creio que o maior auê do livro foi esse lance da história ser contada de trás pra frente - o livro já começa no capítulo 18. A cada capítulo, vamos acompanhando os acontecimentos anteriores aos acontecimentos do capítulo anterior. Confuso? Para alguns sim, porém não para esta pessoa que vos fala. Já sou vacinada nesse argumento desde que assisti Amnésia (Memento). A história do filme também é contada de trás pra frente. (Super recomendo esse filme, btw).


Em nenhum momento eu consegui me conectar com a história ou com as personagens principais. Simplesmente achei tanto Imogen quando Jule dois porres em forma de pessoa. Imogen é toda trabalhada no white rich people problems. Cada vez que ela abria a boca era uma revirada de olho minha. Chegou um momento que os olhos nem desciam porque olha.... Já Jule tinha tudo para ser uma psicopata que poderia me fazer gostar dela, mas eu achei ela bem fraquinha em certas situações. Não é como se ela tivesse calculado nada, mas tudo acontecido por pura sorte e coincidência do destino.

Um detalhe que eu não conseguia engolir foi justamente o que moveu a história. Não posso falar por motivo de spoiler, mas gente… numa era que existem Instagram e Facebook, essa confusão toda não faz muito sentido não...

Então, é isso.. terminei o livro sem entender o fuzuê que essa história causou, já que não vi nada de diferente aqui. Só sei que, pra mim, esse livro foi realmente uma fraude legítima

11 Comentários

  1. Olá Luiza! Tudo bem?
    Poxa, que pena... eu estava super animada para procurar esse livro para ler, mas agora desanimei. até acho que histórias contadas assim de trás para frente podem ser interessantes, como no filme amnésia que eu adorei, maaas dependendo pode ser confuso também.. não sei, talvez eu leia para ver o que acho. mas ótima resenha!
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!!!
    Que pena que você não gostou :(
    Estou muito ansiosa pra ler o livro porque simplesmente amei "Mentirosos", obra do mesmo autor. Depois te conto o que achei,
    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃOnho

    ResponderExcluir
  3. Li a sinopse e fiquei doida para conhecer a história, fiquei bem triste por ela ter te decepcionado. Me fez não querer ler também!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Lu
    Sempre vi muitas resenhas positivas por causa desse livro e até acredito que ele seja bom, mas cada um tem sua experiência. Eu não iria ler porque o livro já não me interessava antes, o que eu só queria saber é o mistério mesmo haha
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luiza.
    Eu comprei esse livro por causa das inúmeras resenhas positivas que li dele. E também porque amei Mentirosos. Mas toda vez que olho para ele fico com aquela sensação de que não é a hora de ler ele. Mas quando ler espero gostar mais do que você hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu!! Eu tb não tenho problema com livros contados fora da ordem cronológica, mas a falta de conexão com os personagens pode ser ás vezes uma grande problema pra mim. A trama é interessante, mas acho que vou passar rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oiii Lu

    Dessa autora ja li O histórico infame de Frankie Landau Banls e gostei bastante justamente por causa da narrativa dela, é boa ainda que a história seja mais ou menos. Esse Fraude Legitima estava na minha lista quando foi publicado, mas fui desinteressando com o tempo... pelo visto não perdi grande coisa. Se você não gostou, não crieo que eu chegue a gostar também, acho que vou mirar outras leituras e deixar esse fora de vez da lista.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oie Lu =)

    Você expressou tudo o que senti quando li esse livro. As duas protagonistas são um porre, com problemas tão superficiais que é difícil engolir as duas.

    Além disso, nada me convenceu na obra, e no final fiquei me sentindo enganada, por uma fraude legitima rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu! Tudo bom?
    Vish, fiquei muito feliz de ter passado longe do livro então. Não tinha curtido tanto a premissa. A Lockhart tem outros livros bons, então vou dar chance pra eles mesmo :P
    E JESUS AMADO COMO EU TENHO TRAUMA DE LIVRO CONTADO DE TRÁS PRA FRENTE. Tu tem que ser muito foda e ter uma premissa muito instigante pra conseguir prender (Amnésia fez isso, talvez funcione melhor em forma de filme porque honestamente com livro eu não chego mais perto). Aquele "Todas as Garotas Desaparecidas" é nessa vibe e me deu tanto dó no cérebro pra chegar numa resolução tosca que fiquei ???????? ata

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU TO RINDO MAS COM RESPEITO KKKKKKKKKKKKK
    A culpa é do Plinio que me sai com esses livros so Jesus sabe de onde. Eu amei Mentirosos da mesma autora e tenho muito vontade de ler o outro livro dela que foi publicado antes, mas esse Fraude, desde o lançamento que eu achei hype demais e historia de menos. Nao via nada demais na sinopse. Ler ele foi só uma maneira de me convencer de que eu estava certo KKK.
    Eu gostei muito dos temas, mesmo que a autora não se aprofunde neles, uma pena. E não vou negar que fiquei surpreso com a primeira morte, mas engolir essas protagonistas foi osso. A autora não soube criar anti heroinas por quem a gente pelo menos criasse uma pequena empatia. Principalmente no caso da Jule que é quem a gente acompanha mais. Achei ela extremamente rasa. Então, a escrita pode ser boa, mas a trama é pessima.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tudo bem?
    Eu já tinha visto uma ou outra postagem sobre o livro, mas nunca li nenhuma resenha ou opinião sobre ele.
    Primeiro de tudo: essa capa é terrível, na minha opinião!
    Eu realmente fico frustradíssima quando tenho essa sensação ao final da leitura... e pensar que poderia estar lendo outra coisa que seria muito melhor!
    Achei a sinopse bem instigante, mas pelos pontos que salientou, especialmente de não ter conseguido se conectar com os personagens, vou deixar esse livro passar.
    Beijos
    http://espiraldelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)