Filme #38: Viva - A Vida É Uma Festa


Título Original: Coco
Sinopse: Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.
Elenco: Anthony Gonzalez (III), Benjamim Bratt, Gael Garcia Bernal, Edward James Olmos, Alanna Ubach, Jaime Camil, Luiz Valdez, Selene Luna, entre outros
Duração: 105min
Roteiro: Adrian Molina
Produção: Darla K. Anderson, John Lasseter
Direção: Lee Unkrich, Adrian Molina


Remember me, though I have to say goodbye... Remember me, don't let it make you cry...

Coco - ou em bom título brasileiro, Viva - A Vida é uma Festa - foi uma das animações que deram o que falar no ano passado e no Oscar esse ano. Com o pano de fundo do Día de Los Muertos, a animação foca em Miguel e seu amor pela música, apesar de sua família ter uma péssima relação com música em geral.


Pra mim, a maior mensagem do filme foi com o apoio da família, você vai longe. E de fato é verdade. Miguel só entra em confusão justamente porque sua família não o apoia no quesito musical. Eu sempre tive o apoio da minha família nas decisões sobre meu futuro, mas pra quem não teve, essa questão deve ter batido no fundo da alma.


Outro ponto interessante é a lembrança dos que já partiram. A questão da ofrenda que alguns fazem para seus entes queridos que morreram; assim como os que não fazem nada para eles e esses são esquecidos. É interessante como o filme coloca esse contraste.

Eu acho interessante como o Día de Los Muertos é comemorado no México. Aqui no Brasil, é um dia bem fúnebre, mas lá eles comemoram com muita alegria e festa. Isso é passado nas telas, com o colorido jorrando em toda a animação, principalmente na Terra dos Mortos.


Disney como sempre, causando. Nunca pensei que nessa animação teria um plot twist como teve. Eu fiquei PASSADISSIMA NA BR porque foi aquele caso de que tudo estava na nossa frente, mas não percebemos. Well done, Disney.. Well done.


Coco levou dois Oscars esse ano: Melhor Animação e Melhor Música Original. Animação eu não tenho muito o que comentar porque não vi as outras, porém pelos comentários que li, ela realmente iria ganhar. Quando a Melhor Música Original, eu tenho minhas ressalvas. OK que Remember Me tem uma melodia e letra linda, mas creio que This Is Me (O Rei do Show) deveria ter levado. Como meus amigos comentaram e eu concordo, a música tem muito mais impacto dentro e fora do filme, assim como sua letra tem muito a ver com a sociedade atual.


Alguns anos atrás foi lançado um filme que também tem como temática Día de los Muertos. Festa no Céu (The Book of Life) não teve tanta divulgação ou impacto como teve Coco, mas é um filme lindo de se conferir. No mais, Disney mais uma vez acertou em animações e Viva - A Vida É uma Festa é de agradar a todos os públicos.



Considerações finais
- Amei ouvir meu marido Gael Garcia Bernal cantar e é isso.

Claro que eu lembro de você, seu lindo!
- Eu não sou uma pessoa muito dada a violência (imagina!), mas em uma certa cena eu quis quebrar a cara de uma certa personagem. Moça, isso não se faz!!
- Dimple. No dimple. Dimple. No dimple. Dimple. No dimple


11 Comentários

  1. Olá Luiza! Tudo bem?
    Estou doida para ver esse filme justamente por causa de comentários como o seu! Pessoal está falando muito bem desde antes do Oscar mesmo e eu ainda preciso conferir! Achei as ilustrações tão bonitas, deve ser visualmente lindo mesmo!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Tudo bem?
    Esse filme são só elogios mesmo e to louca pra assistir ele!
    Passando pra retribuir sua visita lá no meu blog.
    Obrigada pelo comentário, volte sempre e tenha uma excelente semana!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  3. Quero muuuuito ver esse filme ♥

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem???
    Eu ainda não assisti i filme, mas me parece ser uma delícia, ainda mais porque comemora de uma forma diferente (a qual eu prefiro mil vezes) a morte. Enfim, cada um vê as coisas de um jeito. Aqui ficamos triste com a partida de alguém, mas deveríamos celebrar o descanso eterno certo? Não sei haha. Sobre a Música do filme O Rei do Show, ainda prefiro ela também, por tudo o que você disse, pois assisti o filme, mas fiz questão de escutar a deste filme. É linda, mas do rei do show é muito mais. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que ainda não assisti esse filme? Estou muito ansiosa para assisti-lo, mas estou tentando voltar a ler com mais frequência e colocar minhas séries em dia, então estou adiando sempre, mas quero muito assisti-lo mesmo.
    Acho que o mais interessante é ver a Disney sair da cultura americana e exibir tão bem um pedaço da cultura mexicana para o mundo todo justamente ainda mais na situação política que vivemos e com as decisões do presidente americano.
    Vou pesquisar sobre este filme que você indicou também.
    Adorei o post.
    Beijos,
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  6. Que amor de história! Sou apaixonada por desenho. Já quero explorar esse!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, eu amo Coco, meu Deus que filme lindo <3 Eu sou super viciada em Remember Me amo essa pegada espanhol <3 Acho que no Brasil deveria ter tido mais divulgação....

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu
    To mais do que atrasada com as animações que estão lançando. Parece que perdi toda a vontade de assistir esses filmes assim, infelizmente. Minhas irmãs assistiram e gostaram muito, como só vi até o final, até mesmo chorei haha
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu! Tudo bom?
    Eu preciso muito ver esse filmeeeeeeee. Já sei que vou derreter de tanto chorar porque filme da Pixar acaba comigo sempre. Eu sou apaixonada por Festa no Céu e por essa temática, então certeza que vou amar <3
    Só me falta tempo e coragem e me hidratar bastante pra assistir.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lu

    Eu não assisto animações, pelo menos não por livre e espontânea vontade, só quando alguns dos meus sobrinhos faz chantagem (o que graças aos céus não acontece faz um bom tempo hahaha). O filme parece fofinho, bonitinho, mas provavelmente não verei.

    Ahhhhh, e não me conformo que essa música ganhou de This Is Me! Hahhahah

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida, este é o meu favorito da Pixar e olha que Divertida Mente era "desbancável".
    Ver a cultura mexicana encontrando espaço de uma forma tão linda e uma história que valoriza sobretudo o perdão, foi emocionante demais. Sobre o plot twist... te vi na BR... eu tava lá deitada tb...
    HHAHAHAHAHAHAHA
    bj

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)