Resenha #255: Mônica e Enzo e Todos os Dias - Denise Flaibam

Título: Mônica e Enzo e Todos os Dias
Título Original: ---
Autor: Denise Flaibam
Série: ---
Páginas: 301
Ano: 2017
Editora: Independente
Sinopse: Mônica gosta de rotinas. Ela aprendeu a evitar situações desconfortáveis por causa delas. Com dezessete anos, cinco irmãos, um talento nato para a fotografia e uma paixão antiga pelo Enzo, o maravilhoso goleiro do time da escola, Mônica está muito bem, obrigada.Contudo, um mal entendido coloca Mônica como fotógrafa oficial dos jogos, o que significa encontrar com o astro do time de futebol, consequentemente o amor da sua vida (e o fã clube alucinado dele) várias vezes no dia. Passos bem calculados se tornam uma sequência de incidentes inesperados, como encontros nas festas da escola e sorrisos apaixonados. Espera aí... O Enzo, apaixonado por ela?
De repente, Mônica precisa lidar com as reviravoltas da vida adolescente, coisas que até então tinha conseguido evitar. Mônica e Enzo e Todos os Dias é a história de um amor surpreendente e cheio de possibilidades. Será que a Mônica vai conseguir fugir dos seus medos para viver esse primeiro amor?


Eu já conhecia o trabalho da Denise muito antes de começar a acompanhar o Queria Estar Lendo (que super recomendo, com selo babado de qualidade). Em uma dessas promoções da vida na Amazon, acabei adquirindo Mônica e Enzo e Todos os Dias, mas infelizmente ele se perdeu no meu aparelho no meio de milhões e milhões de livros. Esses dias recebi a proposta de resenhar o livro e eu tomei como um sinal de God para tomar vergonha na cara e finalmente conferir essa história super amorzinho.

Eu tenho um novo espírito animal e ele se chama Mônica Garcia. Impossível (repito em letras garrafais IMPOSSÍVEL) você não gostar da personagem. Eu me afeiçoei a ela logo nas primeiras linhas da história e daí pra frente, foi só felicidade. Mônica é uma garota divertida, inteligente, esperta e apaixonada por fotografia. Seu crush por Enzo é over nine thousand e gera as cenas mais cômicas que você poderia encontrar.

Apresento-lhes Mônica Garcia
Eu pensei que nunca encontraria uma pessoa que representasse melhor nosso comportamento ao lado do crush além de Cress (As Crônicas Lunares), então eis que surgiu Mônica. Ela fugindo do Enzo é muito eu nessa vida fugindo das minhas responsabilidades: correndo como o diabo foge da cruz. Fora que super me identifiquei com sua opinião sobre futebol.

Geralmente eu tenho muito probleminhas com mocinhos perfeitos demais. Sabe aquele tipo de perfeição que é impossível de não ocorrer na vida real? Pois não é isso que acontece aqui. Enzo Daniel Esposito da Silva é sim um garoto que beira a perfeição, mas ele também tem seus defeitos, o que faz com seu charme seja maior ainda. O que mais amei no goleiro dos Dragões foi o modo como ele chegou em Mônica: insistente, mas sem invadir muito o espaço da garota e dando tempo necessário para que ela acostumasse que seu crush estava interessado também. Tipo, não é todo dia que a gente sai da friendzone; a pessoa tem direito de pirar um pouco.

Apresento-lhes o MEU Enzo Daniel Esposito da Silva
(OK que faltou uma cabeleira ali em cima, mas era o Enzo aparecer e esse menino vir na cabeça)

Mônica e Enzo entraram para a lista de casais mais fofos do mundo YA. A cada diálogo, a cada interação entre os dois era só suspiro da parte dessa pessoa que vos fala. E isso quer dizer muito de um livro pois são poucos que conseguem fazer isso. Denise, sinta-se honrada. Fora que eles levaram o prêmio de primeiro beijo mais fofo nessa vida. Confesso que me senti muito intrusa nesse momento. É muito fofa a aproximação dos dois, principalmente porque Mônica é extremamente tímida.

A escrita da Denise faz com que você se envolva muito rápido na história e não queira largar. Você se sente frente-a-frente com a Mônica, como se fosse uma conversa entre amigas de longa data. Os capítulos são curtos, o que fez com que a leitura voasse.

Os personagens secundários têm muuuuuito espaço na história. A família Garcia o que tem de meio doidinha, tem de amor para dar e vender para todo mundo que mereça. Rodolfo e Ruth são os melhores amigos que você poderia querer, mesmo eles lhe colocando em situações de muita vergonha alheia.

Claramente eu não poderia esperar menos do que muita representatividade no livro. Enzo é negro (me diga quantos mocinhos YA negros você já viu?); Ruth também é negra e com um girl power e autoestima que eu mesma queria ter tido na minha época de adolescente; Rodolfo é um gay que não vive em Nárnia e está mais que bem com essa situação…

Mônica e Enzo e Todos os Dias é um livro que você rir e chorar de rir e ficar com um vazio existencial quando terminar porque não vai querer que acabe. Meu vazio só não é maior porque o próximo livro será protagonizado por uma das irmãs de Mônica chamado Lilian e Gregório e a Segunda Chance.

15 Comentários

  1. Oi, Lu
    Também recebi o livro em parceria com a Denise, e até comecei, mas estou com uma ressaca literária desgracenta, então a leitura não está fluindo, aliás, nenhuma. Quero terminar o livro o quanto antes, até porque também curti muito a Mônica kkk ela é totalmente eu quando o crush vem falar comigo, eu até gaguejo de tão besta que sou kk vou torcer para que a leitura flua.
    Beijos!
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Meninaaa, nem te dei parabéns pelo seu niver, muito imperdoável! Tudo de bom Lu <3
    Quero muito ler os livros da Denise assim que estiver com uma folguinha *-*
    Ela falou pra mim que esse era no estilo de Para todos os garots que já amei, então já sei q irei gostar, hahah
    Adorei o q vc falou sobre os personagens, muita fofura *-*
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Adoro quando a obra de um colega blogueiro é tão aclamada assim. Sem dúvidas estou curioso para conferir "Mônica e Enzo e Todos os dias". Achei o título bem legal também, diferente e interessante.

    www.estupefaca.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ooi, Lu!
    Adorei a resenha apaixonada.
    Mas que gracinha, gente.
    Vi divulgação desse livro no Facebook, mas é a primeira resenha que leio.
    Achei demais!
    Livro leve, fofo e amorzinho.
    E, gente, mocinho negro?
    Adorei!
    São poucos mocinhos e mocinhas negras que vemos por aí, né?
    Dica anotada!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Achei super interessante os nomes dos livros da série, lindos!
    Apesar da sua resenha babado, não tava dando muita bola por ser YA mas o protagonista ser negro eu achei super! Muito bom ver essa representatividade e mais ainda, num YA nacional! Não conheço o trabalho da autora, mas que arraso!!
    Bjss!

    http://www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,
    É tão bom quando nos identificamos com o personagem, a leitura até flui melhor.
    Já tinha visto o livro da Denise em outro blog e tinha achado a história bem interessante.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, tudo bom?
    Sai gritando pela rua quando vi a resenha? Talvez. Mostrei pra família inteira? Talvez também. JKASFASBGASUOBASGUBSGUOABASGUOBASGUO
    Escrever a Mônica foi uma das melhores coisas que eu já fiz e tenho muito, muito carinho por essa história e pelo que ela significa pra mim, então ver que ela te encantou, te fez rir e se emocionar assim me deixa muito honrada :')
    Obrigada por ter dado essa chance pras maluquices da Mônica e do Enzo e por ter gostado tanto de acompanhar a vida deles. Essa resenha tá a coisa mais AAAAAAAAA não consigo KAJSFNASIOBGASOBASGUOBASGUO
    Espero que a história da Lílian te emocione muito também! (cof cof e que o Gregório roube seu coração cof cof)
    PS.: AMEI ESSE CAST????????????

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu!
    Adorei essa dica de leitura. Esses livros leves e amorzinhos sempre são uma boa pedida ^^
    Já quero conhecer Mônica e Enzo :)
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu

    Já ouvi muitos elogios sobre o trabalho da Denise e tenho curiosidade em ler as obras dela, especialmente essa, que parece ser bem fofa. Assim que der vou dar uma conferida também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie Lu!
    Tão bom ler algo que nos envolva... Adorei a trama, não conhecia nem autor nem obra, mas fiquei curiosa... Quero conhecer o Enzo também, rs!

    Beijoooo 💖

    ResponderExcluir
  11. Oiii Lu

    A escrita da Denise arrasa, li a primeira parte de Midria e também um livro de zumbis, As coisas que perdemos, e ambos me encantaram. Monica e Enzo ja está na minha lista pois com tantos elogios impossivel resistir, ja me apaixonei pela MOnica só de ler a resenha.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    esse livro é um amorzinho, gosto do casal de protagonistas e a forma que desenvolvem, adoro a escrita da Denise, inclusive estou com o segundo para leitura e quero ler em breve.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu, tudo bem?
    Não conhecia o livro, amei sua resenha e fiquei doida para conhecer Mônica! O livro parece mesmo ser muito bom, espero ter oportunidade de conhecer melhor esse casal um dia!

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, eu ainda estou lendo e adorando tudo, super me divertindo com a Monica, uma leitura mega agradável!! Já quero terminar logo pra ler o segundo!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu!
    Não conhecia a obra, mas já estou interessada. Parece ser bem legal, engraçada, com representatividade (de fato, são poucos livros com mocinhos negros - infelizmente). E a Monica parece ser ótima, gostei também dos personagens secundários terem seu destaque. Quero ler! :P
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)