Resenha #252: Harry Potter e a Pedra Filosofal - JK Rowling (Rocco)

Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Título Original: Harry Potter and the Sorcerer's Stone
Autor: JK Rowling
Série: Harry Potter #1
Páginas: 224
Ano: 2000
Editora: Rocco
Sinopse: Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.


Nesse ano de 2018 completa 10 anos que eu terminei de ler a saga do Menino Que Sobreviveu. Resolvi que desse ano não iria passar a minha releitura e essa é uma das poucas metas literárias que fiz e pretendo cumprir.

Em A Pedra Filosofal, junto com Harry somos apresentados ao mundo bruxo da Inglaterra. Pra quem assistiu milhares e milhares de vezes o filme, as cenas vão se desenrolando na sua cabeça como mágica. OK que tivemos algumas alterações, principalmente no que se trata do dia-a-dia escolar de Harry, mas pra mim A Pedra Filosofal junto com A Câmara Secreta são os filmes mais fieis da saga.

A história é narrada em terceira pessoa, focando em Harry. A escrita da JK é bem simples e direta, sem muitas descrições desnecessárias (visto a faixa etária do livro). A escrita dela também é bem envolvente e divertida. Eu me sentei em uma tarde pra começar a ler e já estava na metade do livro duas horas depois.


Apesar de pequeno, JK consegue trabalhar bem as personalidades daqueles personagens que viriam a nos acompanhar por mais seis livros, assim como todo o ambiente bruxo. Foi engraçado ver como Harry e Rony odiava a Hermione no começo, as intrigas e rivalidades das casas contra a Sonserina, os jogos de quadribol… tudo isso com os comentários bem espirituosos do Harry.

Assim como ela trabalha essas personalidades que já conhecemos, vemos um outro lado dos personagens. Quem diria que a McGonagall seria tão fanática no quadribol; ou um Dumbledore um pouco mais doidinho e solto que nos livros. Entretanto, pra mim, o melhor são as narrações do Lino Jordan e seus comentários durante as partidas de quadribol. Simplesmente melhor narrador.

Na visão de quem já leu tudo, é espantoso perceber as proporções que a história irá tomar até o seu final. A Pedra Filosofal tem um ar bem inocente e cumpre bem o papel de livro introdutório do mundo fantástico criado pela JK. Mal nós sabíamos o que os futuros livros nos reservava.

22 Comentários

  1. ah que amor ver HP por aqui, to doida pra reler a saga toda

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu. Já li o primeiro e segundo livro umas 2 vezes, com a mesma ideia de reler toda a saga, mas só de pensar no quinto livro, o que menos gosto, chega me dá uma preguiça. Pra mim estes são os melhores livros porque não tem tanta enrolação e o filme mostra exatamente aquilo que lemos. Eu gosto desse ar inocente da obra, é muito legal se formos pensar que o público alvo são os jovens. Deu até vontade de reler.
    Beijos
    http://suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Uau vc ja está relendo e eu ainda não terminei de ler a série. Este é o meu favorito até agora, estou lendo o 5 livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu! Tudo bem?

    Sou doido por HP e comecei no ano passado o projeto de releitura, pretendo continuar neste ano e finalizar também é claro, porque é um belo projeto de uma saga que me abriu as portas para a literatura e também me deu a ideia do site.

    Sua resenha é demais, demais mesmo!

    Grande abraço!
    http://www.cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiza! Tudo bem?
    Ahh sou doida para fazer essa releitura também! Acho que quando desencalhar meus livros da estante, consigo fazer - tipo ano que vem, de repente.. hahaah mas sabe que tenho medo de achar muito bobo esse primeiro livro agora? mas não é possível né.. como fã de harry potter, não tem como não gostar!
    e nossa, como que você consegue ler metade em duas horas? acho que não consigo não haha
    e meninaaa, percebi agora que aquele relógio que tem no banner no blog há muito tempo marca a hora de verdade! levei susto, porque vi ele mexendo os ponteiros e fiquei pensando se estava tonta... :O
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ou foi só uma coincidência o relógio estar marcando exatamente a hora de agora?

      Excluir
  6. Acredita que levei o livro agora na minha viagem a Londres, para o ler pela primeira vez, achei que era o sítio ideal e simplesmente não consegui?! Fiquei frustrado :/

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!
    Aaah quero muito reler Harry Potter. Também faz muitos anos que li, já perdi muitos detalhes. Preciso ler de novo!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oiii, Lu! Eu sou apaixonada em HP e tô doida pra reler. Espero conseguir fazer isso esse ano, mas tem taaaanta coisa na minha lista!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  9. Foi mal, mas não consigo gostar de Harry Potter :/

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Ai que saudade. Eu quero muito reler os livros, mas vou esperar para ler nas edições ilustradas e por enquanto só tem os dois primeiros em português. Mas deve ser maravilhoso poder ver todos os detalhes que na primeira lida nos escapam.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tudo bom?
    Ai que nostalgia boa reler sobre esse livro. Apesar de ser uma pena a J.K. Rowling ter morrido e sido substituída por um clone que só fala merda, Harry Potter sempre vai ser a saga da minha vida. Acho que é uma das que eu mais reli até hoje; sei mais sobre essa história do que sobre a minha vida.
    Eu VENERO Lino Jordan, ele merecia mais atenção do que deram pra ele nos filmes. Toda a parte do quadribol é a melhor coisa.
    HP 1 e 2 não são meus favoriiiiiitos por serem mais simples, mas é uma bela introdução pro universo mágico <3

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu!
    Parabéns pela resenha, é difícil falar de um livro que todo mundo conhece bem. hahaha Eu tenho dificuldades. Gostei dos teus comentários e é verdade, o primeiro livro fisga e a gente nem espera o que vem a seguir.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  13. Oieee, Lu!
    Olha, não tinha pensado nisso, mas, já tem oito anos que li essa saga também... Acho que está na hora de reler, rs. Provavelmente minha visão será bem diferente.

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Gostei da resenha, mas não sei porque Harry Potter é um livro que nunca tive vontade de ler rsrs

    Te espero em meu blog!
    Beijinhos
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, quando eu li A pedra filosofal eu já tinha visto o filme e super fiquei com as cenas na cabeça hehhehee e concordo com vc, é incrível a gente ler esse e pensar no final, uma baita de evolução! Essa é realmente bem mais leve!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  16. Ah Harry Potter já é lenda né! Eu não li nenhum, morro de preguiça de ler, haha, mas já vi todos os filmes!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Canal Patty Lye | Instagram

    ResponderExcluir
  17. Oi! Eu nunca tive curiosidade em ler a série, embora tenha virado um clássico. Já tentei arriscar lendo outros livros da autora, mas não deu. Quem sabe um dia eu leio e espero que consiga reler todos da meta. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  18. Ai que fofo.. essa edição era a que eu tinha quando pequena. Quero reler HP também.. e começar esse ano :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lu!
    Eu li os quatro primeiros livros de HP uns 5 anos atrás.. então decidi fazer releituras desses primeiros para, aí sim, finalizar a série. Reli A Pedra Filosofal em novembro do ano passado e percebi que tinha me esqueci coma a leitura é gostosa, né? Apesar desse ser o livro mais infantil da série, é um dos que eu mais gosto também. Esse mês (mais precisamente nesse carnaval, rs), pretendo fazer a releitura de A Câmera Secreta ^^.
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
  20. Olá Luiza tudo bem?
    Eu nunca li Harry Potter acredita? Mas eu já assisti os 5 primeiros filmes e amei, mas pretendo ler os livros esse ano ainda. Amei a resenha!
    Beijos <3

    estanteclassica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Luiza!
    Agora fiquei com os comentários do Lino na cabeça hahahhahahha
    Realmente,no livro o Dumbledore tem um ar bem maluquinho,no filme achei ele muito formal e reservado,
    Acho que essa inocência magia contribuíram bastante pra HP ter feito o sucesso que fez e continua fazendo.
    Caramba 10 anos que você terminou de ler toda a saga....nem lembro quanto tempo faz que li,mas deve ter por aí também kkkkkkkkk
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)