Filme #36: Pantera Negra


Título Original: Black Panther
Sinopse: Após a morte do rei T'Chaka (John Kani), o príncipe T'Challa (Chadwick Boseman) retorna a Wakanda para a cerimônia de coroação. Nela são reunidas as cinco tribos que compõem o reino, sendo que uma delas, os Jabari, não apoia o atual governo. T'Challa logo recebe o apoio de Okoye (Danai Gurira), a chefe da guarda de Wakanda, da irmã Shuri (Laetitia Wright), que coordena a área tecnológica do reino, e também de Nakia (Lupita Nyong'o), a grande paixão do atual Pantera Negra, que não quer se tornar rainha. Juntos, eles estão à procura de Ulysses Klaue (Andy Serkis), que roubou de Wakanda um punhado de vibranium, alguns anos atrás.
Elenco: Chadwick Boseman, Michael B. Jordan, Danai Gurira, Lupita Nyong'o, Letitia Wright, Angela Bassett, Martin Freeman, Andy Serkis, Daniel Kaluuya, Forest Whitaker, Sterling K. Brown, Andy Serkis, entre outros
Duração: 135min
Roteiro: Joe Robert Cole, Ryan Coogler
Produção: Kevin Feige, Louis D'Esposito, Victoria Alonso, Stan Lee
Direção: Ryan Coogler



No último domingo foi meu aniversário e uma das coisas que me dei de presente foi ir assistir Pantera Negra. Ok que eu não me dei de presente; a verdade é que o ingresso é de graça para os aniversariantes no cinema aqui perto de casa, mas o que importa mesmo é que assisti esse hino e sai da sessão tipo MEU DEUS MEU DEUS PANTERA NEGRA TA COMENDO ... DOS FILMES DE HEROIS SOLOS DA MARVEL.


Confesso que até Guerra Civil eu nem sabia quenhera Pantera Negra, mas o personagem já me conquistou desde ali. No seu filme solo, vemos o príncipe T’Challa (Chadwick Boseman) se tornar rei da nação de Wakanda. O mais legal desse filme é que não teve aquela velha jornada do herói. T’Challa tinha suas dúvidas quanto ao seu reinado, mas ele estava bem seguro do seu novo papel; estava disposto a fazer sacrifícios para proteger seu povo, mas também soube aceitar ajuda e opiniões de como ajudar não só o povo de Wakanda, mas o resto do mundo.


Já o antagonismo ficou por conta de Killmonger (Michael B. Jordan). Adorei a construção do personagem e você naquela dúvida se odeia ou não. Ele foi uma criança negra que cresceu sem os pais e sabe o quanto seu povo sofre, visto que passou por isso em boa parte da sua vida. Motivado por isso, ele traça todo seu plano até chegar em Wakanda. Interessante ver que, apesar de um tanto deturpado, seus planos era dar voz e poder ao seu povo.


Pantera Negra grita muito a cultura negra. Adorei os personagens com sotaque africano e amei mais ainda algumas falas no próprio dialeto wakandan; o figurino dos personagens remetendo muito África. Não sei se é o meu lugar pra falar e me corrijam se estiver errada pelamor da deusa Bast mas me senti bastante orgulhosa ao ver o cuidado que a produção teve nesse quesito.


Claramente temos um filme de super herói, mas também temos um filme que aborda questões que estão aí todos os dias e mais fortes do que nunca, como preconceito racial, política e até sobre refugiados. PANTERA NEGRA PISA MENOS EU TE IMPLORO!

Outro ponto muito maravilhoso no filme é o empoderamento feminino. Não querendo tirar o foco, esse empoderamento é mostrado lado a lado com a representatividade negra. A cabeça do exército do rei, uma das pessoas que ele mais confia e a cabeça da área tecnológica são mulheres, as guerreiras maravilhosas e nem um pouco sexualizadas… me diz se esse filme não é um hino???


Falando em mulheres, que cast feminino maravilhoso. Nossa, dá vontade de chorar só de olhar. Quatro mulheres com ideais diferentes, mas igualmente lacradoras dazinimigas. Vemos Okoye (Danai Gurira) e sua lealdade posta à prova, Nakia (Lupita Nyong'o) querendo fazer a diferença no mundo, Shuri (Letitia Wright) maravilhosa colocando toda a sua inteligência e criatividade a serviço de seu reino. Claro não podia faltar a rainha-mãe Ramonda (Angela Bassett) que é a elegância, plenitude e garra em pessoa.


Diferente de alguns filmes solos de heróis da Marvel - principalmente Thor Ragnarok - Pantera Negra tem um teor bem sério, mas sem ser entediante ou muito forçado. É tudo tão maravilhoso que você nem sente falta do alívio cômico que já virou característica do estúdio (apesar disso acontecer em certos momentos com o personagem do Martin Freeman, mas ainda assim não quebrando o clima). Porém, não significa que em certos momentos não tenha uma certa leveza, como nas interações entre Shuri e T’Challa. Os dois são bem unidos e, como todo irmão e irmã, gostam de tirar sarro um com outro.


As cenas de ação são maravilhosas e de tirar o fôlego. Os efeitos especiais são de brilhar os meus olhinhos. Mas dou destaque mesmo é para a fotografia do filme, principalmente nas cenas no Plano Ancestral. A direção de fotografia está muito de parabéns nesse filme.

Além de tudo isso, eu quero aqui exaltar mais duas coisas. Primeiro, que créditos finais foram aqueles, senhor????? Nossa, só por eles valem a pena esperar as cenas extras. Segundo, que trilha maravilhosa completamente produzida pelo Kendrick Lamar (eu te venero!). Ouço pelo menos uma vez por dia. Marvel não tem o hábito de utilizar suas trilhas (exceto Guardiões da Galáxia) nos filmes, mas aqui vacilaram feio. Um hino de trilha desses, manooooo


Creio que eu não saia da sala de cinema tão animada assim desde Mulher-Maravilha. Por isso assistam esse hino chamado Pantera Negra e verão que tudo que falei aqui não chega nem aos pés dessa maravilha.




Considerações finais
- O berro interno que dei quando vi mozão Sterling K. Brown em cena não pode ser descrito


- Chris cansou de fugir do povo louco de Corra! e foi pedir asilo em Wakanda


- In Marvel we trust em redimir os Tocha Humana flops da Fox


- Michael B. Jordan ta de parabéns hein??? Menine, que homem…


- Quero ser como a Shuri quando crescer


- INFINITY WAR MY BODY IS READY
- Euzinha saindo da sala de cinema


- Aproveitando a veneração no Kendrick Lamar, ouçam o último trabalho dele, DNA. Muito maravilhoso.
- Capitão América super aprovou as referências a Rei Leão. (E sim, fiquei esperando Mufasa aparecer)
- E vai ter representatividade negra sim e se reclamar vai ter mais ainda


- WAKANDA FOREVER!



21 Comentários

  1. Oi, Lu
    Que animação a sua resenha! Tô vendo muitos comentários positivos a respeito do filme e já quero assistir, vou tentar marcar para ir ao cinema o quanto antes senão vou acabar deixando pra depois e no fim, não terei visto nada. Eu adoro essa representatividade que a gente encontra nesse filme, ainda mais o empoderamento que ele dá as mulheres no elenco, principalmente em relação a um povo que a gente geralmente não está familiarizado e não conhece. Não conhecia o herói infelizmente mas estou muito animada para ver como ele se sai nesse filme solo.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu!
    Eu poderia ficar olhando pro poster desse filme a vida inteira, quase n leio sua crítica! hahahah XD
    Menina, e essas referências maravilhosas a Rei leão? <3 #queglória! E que pecado uma trilha sonora perfeitona dessas não estar todinha no filme né...
    Das cenas de ação eu amei muito os duelos q tiveram no filme, muito tops!
    Veeeeeeeeeeem Guerra infinita!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu! Como vai?
    Então, eu não assisto muitos filmes da Marvel, mas confesso que tem tanta gente falando desse que ando bastante curiosa. Principalmente, é claro, por toda a questão da representatividade imposta no filme. Parece ser bem bom. :)

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  4. Miga sua loka
    Amooooo suas resenhas
    vc me deixou mais enlouquecida pra assistir o filme!
    Tô ansiosa desde que descobri que ele teria um film solo
    e que bom saber que o filme é mais sério q esses ultimos 'bobalhões' que a Marcel tem apresentado. P mim filme de herói n precisa de mt palhaçada #prontofalei
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Acho que vou amanhã conferir, tô suuuuuuuuuuuuuper curiosa!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Lu, suas resenhas são sempre as melhores, impossível não querer ver um filme ou um livro que você indica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Lu!
    Que legal que o cinema dai dá ingressos de graça para os aniversariantes!
    Também adorei o filme! Adorei o tom mais sério, a presença feminina incrível e toda a representatividade. Curiosa para ver mais do personagem em Guerra Infinita.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  7. Mas geeeeeeeeeeente é muita maravilhosidade junta!
    Estou me sentindo como o único ser humano que ainda não assistiu Pantera Negra.
    Quero, quero muito e darei vários berros, como você.
    Hahahaha.
    Legal não ter a jornada comum de herói - que eu gosto, mas é legal ser diferente - tem empoderamento feminino, celebração do negro e uns caras bem gatos, hahaha.
    Ótima resenha e ótimas considerações.
    E parabéns atrasado!
    :*

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu!
    Estou doida para assistir esse filme <3 Parece ser maravilhoso e eu estou encantada com o figurino deles!
    Mesmo no lançamento, eles estavam todos maravilhosos <3
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  9. Olá querida!
    Adorei o post e segui o blog! Pelo o que ouvi e li, dizem muito bem do filme, estou ansiosa por assistir hehe
    Quero convidar-te a visitar e a seguir o meu também <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt <33

    ResponderExcluir
  10. Oie Lu!!!
    Menina, se já tava doida pra assistir Pantera Negra, agora tô mais, rs. Adorei a forma como você construiu sua crítica e deixou aquele gostinho de quero mais... Super empolgada aqui!

    Beijoooo 💖

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, amei seus gifs hehehehehe os melhores! Amei Pantera Negra e confesso que nem estava esperando muito do filme, mas Marvel em surpreendeu novamente rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu! Tudo bom?
    Primeiro a gente respira, depois a gente grita FILME DO ANO e depois a gente grita mais um pouco.
    A Shuri é minha nova princesa da Disney favorita, so sóri Mulan. EU QUERO VER ESSA MENINA SAMBANDO NA CARA DE TONY STARK. "Ah você criou uns dispositivos EU CONSTRUÍ UM PAÍS.". Vai salvar o mundo do Thanos sozinha.
    Fiquei completamente apaixonada por esse cast, era tanto talento que eu só sabia chorar??? Okoye e Nakia mereciam filmes solo só delas.
    O que eu mais achei incrível, além da representatividade importantíssima, foi a voz das personagens femininas. O quanto elas são imprescindíveis pra trama e estão nela em equilíbrio com os personagens masculinos; tem uma igualidade e respeito pelo poder das mulheres ali que eu fiquei só lágrimas.
    PRECISO VER DE NOVO!
    PS.: Chadwick é meu crushão, mas Michael B. Jordan quero.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu

    Vou assistir nesse FDS e espero gostar. Enquanto vejo a maioria enaltecendo tenho um amigo que não achou lá essas coisas... vou com coração aberto e vamos ver o que vai rolar.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Ahhhh, que eu estou super ansiosa para assistir esse filme!! Ainda estou no Chile e não estou a fim de assistir em espanhol.. Espero que de tempo de voltar para o Brasil a tempo de pegar o filme nas telonas ainda!! <3
    Beijos

    Versos e Notas

    ResponderExcluir
  15. Olá, Luiza.
    Que bom que pelo menos o cinema foi grátis no niver hehe. Eu estou fazendo maratona Marvel porque era totalmente por fora desse mundo de heróis hehe. Que bom que até que enfim deram espaço para a cultura negra em uma super produção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oieee Luuu! ♥

    Amei sua críticaaaa! Falou tudo, falou mto bem e AMEI os gifs e comentários extras!
    A trilha sonora é arrasadora? Também fui procurar! Eu quero falar mto desse filme, recomendar pra todo mundo e tô muito a Mônica do Meme! auhsuhaushasuhas

    Amei tudo! #InMarvelWeTrust hahahaha ♥

    Bjs
    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  17. Estou muito ansioso para conferir nos cinemas, os trailer só me causaram expectativa.
    Acho que vou sair dos cinemas igual a você kkkkk

    Ótimo Post!

    Beijos

    Beto

    www.coisastriviais.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Luiza!
    Caramba,deu pra sentir a sua animação com o filme kkkkkkk
    Não sou lá muito fã de filmes de super heróis (tirando o Batman),mas os últimos que vi me animaram bastante e quem viu Pantera Negra realmente disse que não decepciona nem um pouco.
    Espero poder ver em breve e sair empolgado do cinema também :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu!
    Caramba, eu preciso assistir esse filme! Parece ser incrível toda essa representatividade, emponderamento e efeitos. Gostei de saber que tiveram muito cuidado com tudo isso, quero ver pra ontem!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  20. A Marvel vem melhorando bastante no desenvolvimento de seus vilões. Michael B. Jordan será impecável em seu novo filme. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Na minha opinião, Fahrenheit 451 será um filme bom de ficção cientifica de 2018. O ritmo do livro é é bom e consegue nos prender desde o princípio. O filme vai superar minhas expectativas. Além, acho que a sua participação neste filme realmente vai ajudar ao desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir
  21. Tanto no filme quanto nos comics o Pantera Negra é um héroi poderosíssimo e surpreendente. Ele agrada tanto quem procura um filme de super herói quanto quem procura um de ação com um bom conteúdo. Um dos melhores Filmes da Marvel sem dúvida, a franquia é cada vez maios, mas até agora esse filme tem as melhores atuações do UMC, apois a tristeza que alguns tem por conta da cancelações das séries, recomendo assistir esse filme mais uma vez.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)