Filme #32: A Forma da Água


Título Original: The Shape of Water
Sinopse: Década de 60. Em meio aos grandes conflitos políticos e transformações sociais dos Estados Unidos da Guerra Fria, a muda Elisa (Sally Hawkins), zeladora em um laboratório experimental secreto do governo, se afeiçoa a uma criatura fantástica mantida presa e maltratada no local. Para executar um arriscado e apaixonado resgate ela recorre ao melhor amigo Giles (Richard Jenkins) e à colega de turno Zelda (Octavia Spencer).
Elenco: Sally Hawkins, Michaell Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer, Michael Stuhlbarg, Doug Jones, David Hewlett, Nick Searcy, entre outros
Duração: 123min
Roteiro: Guillermo del Toro, Vanesa Taylor
Produção: Guillermo del Toro
Direção: Guillermo del Toro


Primeiramente devo comentar que estou me sentindo a pessoa mais cult desse mundo. Motivo: alguma coisa aconteceu que esse ano me interessei de assistir esses filmes que sempre estão na boca do povo como nomeados do Oscar.
Sobre a declaração acima.
Passado o momento nada a ver, um dos filmes que me chamou atenção desde seu burburinho foi A Forma da Água. Eu assisti o trailer e me interessei. Depois que terminei de assistir, eu só pude aplaudir e gritar QUE HINO!!!


Se formos parar pra analisar, A Forma da Água tem até um enredo simples se comparado com alguns dos outros filmes que ele está sempre em competição. O que encanta no filme é justamente a abordagem dessa simplicidade e os atores dessa obra prima.

Confesso que até outro dia nem sabia quem era Sally Hawkins no jogo do bicho, então não tinha muita opinião formada sobre ela. A atriz deu um show interpretando a muda Elisa que, na minha opinião, é a melhor pessoa desse filme. Nas cenas mais emocionantes, a atriz passou toda a emoção e sentimentos da personagens através de suas feições e gestos.


Quem rouba a cena também são Giles (vizinho de Elisa) e Zelda (colega de trabalho de Elisa), interpretados por, respectivamente, Richard Jenkins e Octavia Spencer. Os dois são as pessoas mais próximas da Elisa e a ajudam no resgate do Homem-Sereio (Doug Jones) (como eu e um amigo carinhosamente apelidamos). É bem bonito de ver a relação da Elisa e Giles. Ambos são sozinhos no mundo e encontram um no outro uma família. A relação de Elisa e Zelda é beirando a uma relação mãe e filha, visto que a colega de trabalho sempre protege e defende Elisa.


Se tem um ator que eu gosto mas sempre quero arrastar a cara no asfalto, esse é o Michael Shannon. A maioria dos personagens, ele faz alguém com uma índole duvidosa ou bem do mal mesmo. Em A Forma da Água, ele é o chefe da segurança do Homem-Sereio, sempre maltratando o bichinho. Gente, esse homem sempre entrega muito bem o personagem e aqui não foi diferente. Eu queria arrastar a fuça do homem na pedra brita de tão ruim mesmo (e recalcado, diga-se de passagem) que ele era e ainda assim adorei sua atuação, me fazendo sentir raiva e ranço toda vez que ele aparecia.


A relação da Elisa com o Homem-Sereio é meio bizarra de se imaginar, não vou mentir. No começo, eu fiquei ?????, mas o desenvolvimento da amizade e do amor entre os dois é algo lindo de se ver. Por ser muda, Elisa sempre sofreu por ser diferente e creio que ela se vê um pouco no Homem-Sereio. Já este logo se afeiçoa a Elisa por ela ser a primeira pessoa a mostrar compaixão e empatia por ele.


O prêmio de Melhor Diretor para Del Toro foi muito bem dado, obrigada. A fotografia do filme está incrível, dando aquele ar de anos 60 (em tese, o filme se passa na época da Guerra Fria). Gente, e os efeitos? Maravilhosos, assim como a trilha sonora. E que trilha, senhores. Creio que a trilha e os efeitos sonoros são os maiores responsáveis por passar os sentimentos expressos na tela.


A Forma da Água foi o filme mais indicado em categorias no Oscar desse ano, sendo 13 indicações: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem. Ufa! Teria sido 14 se fosse por Melhor Maquiagem, o que não perdoo a Academia por não ter indicado.

Com seu enredo simples, A Forma da Água te conquista pela sensibilidade e sentimentos que o filme transmite.




Considerações finais
- Doug Jones já deve ter colocado no currículo: forever os monstros do Guillermo.
- Elisa, melhor muda ♥ Sem mais


20 Comentários

  1. Oi, Lu. Vi a indicação do Óscar e fui ver o trailer, por não saber que a personagem era muda, não entendi sobre o que era o filme mas já quero. Tomara que eles consigam ganhar algumas categorias até porque 13 indicações é muita coisa!!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, 13 indicações? Parece ser bom mesmo. Eu já tinha ouvido falar por cima sobre a história, mas primeira vez que leio comentários.. gostei :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza!
    Comigo foi o contrário: não dei nada por esse filme quando começaram a falar dele, mas tenho lido resenhas tão bacanas, falando coisas tão bonitas que agora quero muito conferir. Inclusive parei de ler as resenhas antes que eu pegue spoiler hehe
    Beijos,
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Acabei de ler sobre este filme em outro blog e já tinha ficado interessada, mas seu post me deixou muito curiosa, parece ser um filme bem diferente do que estou acostumada assistir.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu!
    Eu já tinha visto alguns memes sobre o filme, mas nunca tinha parado pra ver o trailer e nenhuma resenha. Apesar de achar a trama bem louca, fiquei bem curiosa após seus comentários. Espero ter oportunidade de assistir, gostei do trailer também.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  6. Ooi, Lu!
    Então, vi o trailer de A Forma da Água e me interessei zero para ver.
    Não sei, posso estar pagando minha língua, mas não queria muito ver.
    Só que todos os anos eu assisto todos da categoria Melhor Filme e como esse entrou, vou assistir.
    Só vejo comentários elogiosos, como o seu.
    Já vi o trailer mil vezes e só agora percebi mesmo que a Hawkins não abre a boca! Estou chocada.
    Eu sempre quero arrastar a cara do Michael Shannon no chão, hahaha. Não dá para fazer um papel bacana de vez em quando?
    Octavia Spencer maravilhosa, sempre.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu
    então, veja bem
    eu tô ultimamente com um péssimo costume de ficar alheia a certas coisas
    e por isso, perdendo de conferir coisas bem legais
    Ouvi um certo burburinho mas n quis 'ligar' pra ele
    me fiz de 'morta' kkkkkkkkkkkk
    maaaaaaas lá vem tu e tuas indicações me alertando pra vida!
    Agora tô interessada! hahahahaha

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Eu fiquei sabendo desse filme porque ele foi indicado ao Oscar hehe. E me interessei muito pelo enredo. Assim que der vou assistir e espero me emocionar também hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. OI LUIZA

    eu gosto bastante dos universos criados pelo Guillermo del Toro. Desde que vi o trailer de A Forma da Água, eu imediatamente me interessei pela narrativa. Quando vejo que tem o dedo do del toro, já me jogo.
    AInda não assisti, mas quero muitoooo

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Luiza! Tudo bem?
    Adorei seu comentário sincero dizendo que alguma coisa aconteceu para você querer ver filme indicado pelo oscar que todos estão falando, porque eu sempre quero, mas tenho medo de não gostar.. haha isso anda acontecendo com esse, mas fico super animada ao ver você falando tanta coisa boa dele! :D
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá Luiza,

    Adorei de mais a sua resenha, quero muito assistir esse filme e também quero muito ler o livro, super curioso....kkk....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu!

    É, acho que é justamente essa relação meio doida entre humana e sereio que me deixa com um pé atrás com o filme, mas depois de histórias amorosas com vampiros, lobos e outros seres sobrenaturais, mais um não deveria ser uma surpresa né hahaha ainda mais quando o filme aparenta superar todos os outros e mostrar uma relação muito bonita, fora todos os demais fatores abordados no longa. Adorei sua resenha e me deixou com mais vontade ainda de assistir o filme!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Luiza, tudo bem?
    Eu quero tanto ver esse filme, mas eu quero primeiro ler o livro, mas não sei se aguentarei esperar comprar o livro, pois a ansiedade pelo filme está muito grande!
    Parabéns pela resenha!

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, lá no blog quem viu foi a Rafa e ela amou, é tão lindo esse conto, meio magico e tb um tanto cruel, espero que ganhe em algumas indicações <3


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, tudo bom?
    Eu tô com o coração na mão pra ver logo esse filme. Del Toro é meu diretor favorito da vidaaaa, a expectativa tá quase me matando. A sensibilidade e o estilo único dele costumam ser apaixonantes, só imagino como esteja nesse filme.
    Vou tentar ver nesse fim de semana, senão no próximo sem falta!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Helloo, Lu! Tudo numa nice?!
    Eu li algumas coisas sobre esse filme e apesar de muita gente ter falado bem não me interessei. Só de ver essas stills fiquei meio assustada. Li algumas coisas do Del Toro que ele tem uma característica de aprofundar coisas simples como esse mesmo enredo de "contos de fadas". Mas eu não interesso muito pelo longa.
    Beijin...
    https://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lu!
    Eu sou uma pessoa tão desatualizada dessas coisas, nem sabia da existência desse filme! :O Vou te falar que fiquei bem interessada em assistir, gostei bastante do trailer.
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
  18. Também assisti!!! Achei de uma sensibilidade ímpar, apesar de ser meio arrastado.
    Fiz uma resenha no meu blog também.

    Beijo
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Um muito bom filme que vale a pena ver. Michael Shannon fez um ótimo trabalho no filme. Eu vi que seu próximo projeto, Fahrenheit 451 será lançado em breve. Acho que será ótimo! Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Acho que Fahrenheit 451 sera excelente! Se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Acabo de ver o trailer da adaptação do livro, na verdade parece muito boa, li o livro faz um tempo, mas acho que terei que ler novamente, para não perder nenhum detalhe. Sera um dos melhores lançamentos em 2018 acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)