Filme #24: Death Note


Título Original: Death Note
Sinopse: Adaptada do mangá de Takeshi Obata, a história gira em torno do jovem Light Turner (Nat Wolff), estudante brilhante que não sabe o que fazer com seu futuro até o dia em que encontra o Death Note. Ele descobre que pode adicionar nomes ao caderno, causando a morte de tais pessoas, e logo decide se livrar de vários criminosos. Seus atos, no entanto, despertam a atenção da polícia e Light começa a ser seguido por um perigoso homem.
Elenco: Nat Wolff, Willem DaFoe, Margaret Qualley, Lakeith Stanfield, Paul Nakachi, Shea Whighan, entre outros
Duração: 101min
Roteiro: Jeremy Slater
Produção: Roy Lee, Dan Lin, Masi Oka
Direção: Adam Wingard


Netflix, miga… você já foi melhor em adaptações.

Netflix, me ajuda a te ajudar. Com essa adaptação não dá pra te defender...
Terminei de assistir Death Note com o mesmo sentimento que A Torre Negra: se não formos comparar com o original, o filme até que é bom. Mas eu, como fã do anime, me senti bastante ofendida.

Um ponto positivo do filme é a trilha sonora maravilhosa (apesar de ficar perdida em certos momentos). Parabéns a quem escolheu as músicas. As cenas das mortes também não deixam a desejar. São bem explícitas, com aquela vibe do filme Premonição. Aos mais sensíveis, fica o aviso.


Outro ponto legal também foi a caracterização do shinigami Ryuk. Ficou muito parecido com o desenho do anime e é realmente de dar medo. Fora que foi o único personagem que não foi totalmente descaracterizado. Willem DaFoe foi quem dublou o shinigami e, se formos parar pra analisar, ele é a cara do bichão.

Se eu olho um bichão desses na rua, só penso uma coisa: o capeta veio me buscar
Um ponto que poderia ser positivo para uns e para outros não é a questão da história em si. Eu gostei muito do anime, mas o anime tinha muitas histórias paralelas. Uma delas é um fillerzão bem descarado que quase me fez desisti, mas segui firme e forte. A história mostrada no filme é uma trama direta e prática, sem muita enrolação. OK que tiveram 9862947247238953894 alterações, mas pra quem não sabe nada de Death Note - a não ser que se você escrever um nome nele, o proprietário morre -, com certeza vai gostar do que vai ser apresentado.



Agora, o que mais me revoltou foi justamente os personagens principaisNat mozão Wolff, por alguns momentos, demonstrou toda a psicopatia do personagem Light/Kira, mas em certos momentos ele passava longe da essência principal do personagem, principalmente no quesito inteligência e frieza. Apesar dos pesares, a sua atuação não deixou a desejar.

Algumas pessoas reclamaram do nome do personagem. No anime, o nome real de Kira é Raito que, em inglês, é Light (super irônico, btw). Eu não achei muito relevante essa troca. Nas legendas da Netflix o nome do cara já estava Light mesmo, então...


L, interpretado por Lakeith Stanfield, também foi outro que passou longe da sua inspiração. De L mesmo só tinha o modo de sentar e de falar no telefone. É impossível não ficar comparando filme e anime, mas tipo.. O legal do personagem é justamente seu modo de agir um tanto inconvencional, sua reclusão social e, principalmente, todo o mistério ao redor do personagem. Resumindo, todas as atitudes do L no filme são totalmente contrárias das que o L realmente faria.

Na época que foi anunciado o ator que faria L, houve todo um burburinho sobre ele ser negro e tals... Esse foi um detalhe que nem me incomodei porque, já que eles iriam americanizar o filme, que fosse um elenco diverso.


Mia (no anime, seu nome é Misa) é uma personagem que me deixa em cima do muro. Gostei porque no filme ela não é submissa e nem se deixa manipular por Light, mas algumas atitudes dela me fazem pensar se ela realmente é dispensável ou não na história. Eles transformaram a personagem de psicopata apaixonada para uma adolescente rebelde sem causa.


Depois de duas adaptações decepcionantes seguidas, só me resta orar para que a Netflix não bagunce tudo em Cavaleiros do Zodíaco. Porque se for pra não ter Shiryu do cabelão e ficando cego toda hora, eu nem quero.

Trazendo para o mundo real: Light é a Netflix e o shinigami são os fãs de Death Note


Considerações finais:
- E o prêmio de melhor chilique vai para... Nat Wolff. Se tem uma coisa que o mozão sabe fazer é um chilique bem feito. (Próximo vídeo pode conter spoiler)


- Vi no twitter que os criadores do mangá gostaram da adaptação. Eu só tenho a dizer para eles...


- Se eu tivesse um Death Note...

26 Comentários

  1. Oi, Lu.
    Eu conheço o anime só de ouvir, nunca parei para ler nada, meu moço ama e já se recusou assistir comigo o filme porque disse que não quer passar raiva, e lendo sua resenha posso concluir que o melhor seria assistir sozinha mesmo haha.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  2. MELHOR RESENHA EVER!!!!!!
    Assisti o Anime há pouco tempo, depois de anos enrolando o boy, que é fã, e acabei virando fã também kkkkkkkkkk. A gente tava bem ansioso pra a adaptação da Netflix, até o trailer aparecer e a gente ter AQUELE sentimento de que não ia ser tão fiel assim. E não foi que acertamos?
    O filme segue uma linha parecida, mas é completamente diferente. E falta muita coisa do anime! O segundo e terceiro kira, o segundo shinigami, os olhos de shinigami, a família do Light, as mortes muito bem planejadas... entre muuuuito mais coisas. Sem contar na personalidade dos personagens, que nossa, chega a ser decepcionante! Achei o Light e o L do filme super impulsivos, eles agiram de formas que, no Anime, nunca aconteceria. No anime, eu amava o L e odiava o Light, mas no filme eu ficava até com pena do Light em certas situações kkkkk. E, assim como você, também fiquei em cima do muro em relação a Mia. Ela é mais "empoderada" no relacionamento, mas algumas atitudes dela me fizeram achar até bom o final que ela teve kkkkkkkkkk. Achei a atriz super parecida com a Emma Roberts, também <3
    Bom, como você disse, quem não conhece o anime vai adorar o filme. Por uma vista de fora ele parece ser muito bom, não apenas pelo roteiro, mas pela fotografia, trilha sonora, e a atuação da galera. Mas nós, fãs, acabamos nos decepcionando um pouquinho (demais)... Acredito que se fosse uma série adaptada, as coisas aconteceriam menos "corridas" e poderia até ser um pouco mais próximo do original.

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  3. Oieee, tudo bom?
    Eu não terminei de ver esse filme ainda, eu nem sei se quero. Eu sei que o anime é muito bom e é bem conhecido, mas eu não gostei da história, eu mais dormia do que assistia. Eu defendi esse anime de ''otakus'' babaca que choravam no fb só pq iam americanizar o filme, pq realmente n dava pra colocar todo o elenco de japa. E eu achei bem legal a ideia. Mas como filme mesmo ble ble ble. Eu chorei de rir daquela cena que o Kira encontra o Ryuk pela primeira vez, ficou totalmente blé.
    Essa adaptação foi decepcionante e eu nem terminei de ver KKK. Uma pena que tenha sido assim, pq eu amo animes tb e se tivesse dado certo teriamos uma caralhada de anime virando filme.

    †sessão proibida†

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,
    Eu até pensei em assistir, mas vi vários comentários negativos, então desisti
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Oi! É sempre uma frustração assistir adaptações, acho que não deveria carregar o título kkkk uma pena não ter agradado. Como não é o gênero de filme que gosto, nem vou arriscar. Bjos ❤
    Click Literário

    ResponderExcluir
  6. OOOOOOOOOOOI

    CUIDADO NETFLIX. VOCÊ ENTROU NO DEATH NOTE! HAHAHAHA

    confesso que nunca vi o anime, mas tô notando muitos fãs do desenho revoltados com esse filme D:

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Estou vendo falarem bastante desta adaptação ultimamente, e olha... ando bem interessada, haha. Adorei o post, é uma pena que não seja tão bom assim.

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Eu me senti assim com Percy Jackson e Eragon. Se é para estragar a coisa, nem faça. Mas para quem não conhece, o filme ficou bom, que é o meu caso por exemplo. Eu gostei do filme, mas como desconheço a história não posso julgar os fãs hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu!

    Ai mulher que coragem hein? HAHAHA sério eu quando vi o trailer e vi a cara do Kira, nada contra o ator logico, eu já desisti de cara! E eu sou muito fã de Death Note então claramente eu vou vomitar o filme inteiro e colocar as tripas para fora, e como eu não quero isso hahaha, já o Shinigami realmente ficou igualzinho minha gente kk, quase que eu assisto por causa dele, mas e melhor deixa para lá e fica com imagem do anime mesmo, eu não tenho nada á reclamar eu adoro todos os episódios e uma pena que Netflix não conseguiu agradar o fãs.

    Beijinhos

    Resenha Atual

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiza, tudo bem?
    Li tantos comentários criticando o filme que fiquei bem desanimada, mas como não assisti o anime, acredito que não irei me decepcionar tanto, ainda mais que estou sem expectativas nenhuma agora. Confesso que não sou muito fã dos o originais da Netflix não.
    Uma pena que não te agradou tanto, apesar de você ter achado alguns pontos interessantes como destacado na resenha.

    Obrigada pelo carinho. Volte sempre!
    Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu.
    Eu não conheço o Anime, a não ser de nome, então no meu caso não seria tão doloroso a adaptação kkkk
    É muito chato quando nos decepcionamos assim. Mas dificilmente eles conseguem fazer nos filmes aquilo que esperamos e queremos realmente ver.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Depois de Death Note, nem sei se quero que a Netflix adapte Percy Jackson! E estou com você se for para não ter Shiryu do cabelão e ficando cego melhor nem ter! Os criadores do mangá gostaram foi da grana entrando hahaha Lu vc é vingativa haha depois eu sou rancorosa, não bote a Netflix no Death Note não que ainda não saiu o fim de Sense8, depois disso pode botar!

    Jaci
    Uma Pandora e Sua Caixa

    ResponderExcluir
  13. Lu do céu hahahahahhaha eu tenho certeza que seu post com gifs está infinitamente melhor que o filme hahahahha só ouvi reclamações, tanto que passarei bem longe rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lu. Eu assisti o anime, que por sinal amo, e não vi o filme mas vi tantas resenhas negativas, inclusive meus amigos otakus que ficaram super revoltados com a adaptação que eu resolvi nem ver haha acho que isso de americanizar demais acabou tirando totalmente a essência da história, já que não podemos comparar a frieza dos animes japonês com um filme adolescente de hollywood. Eu confesso que ele me decepcionou muito e olha que eu nem vi. Meu amigo disse que a Netflix deveria ganhar o prêmio de melhor maquiagem, por ter maquiado o trailer e tê-lo feito parecer bom haha
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu não assisti o anime, meu primeiro contato com essa história foi neste filme mesmo RSRrs Não amei, mas não odiei RSrs distraiu. Mas realmente, sempre que converso com alguém que assistiu o anime falam o quanto o filme foi decepcionante.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Luuuu! Eu concordo com praticamente tudo o q vc disse na crítica! Hahahah
    Tbm adoro o anime e achei a adaptação bem mais ou menos... O anime é tão perfeito que nem dá pra separar uma coisa da outra kkkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ouvi falando muito desse quesito também que não tem nada a ver com o anime...
    beijos

    Blog Reflexo Brilhante

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, tudo bom?
    Menina, coragem. TEM QUE TER CORAGEM, te admiro! Eu passei vergonha só de ver o trailer e alguns gifs desse troço, imagina assistindo. Talvez, quando quiser gargalhar, eu procure por ele :v parece algo tipo Todo Mundo em Pânico UHASUHASUHUHASUHASUHAS
    Acho que o que o filme mais fez foi banalizar tudo e todas as coisas dentro da história. O que eu mais vi crítica a respeito foi a simplicidade da trama, como eles passam por cima de toda a crítica social foda e aquela coisa do anime e do mangá de "tu tem o poder de matar qualquer pessoa, o que vai fazer com isso?" pra focar em coisas idiotas e sem sentido. Netflix tá vacilando feioooo.
    E nem vou começar a falar no whitewashing que pqp, não dá pra defender.
    Morri de rir com os gifs!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lu

    Antes dessa adaptação ser anunciada eu não tinha sequer ouvido falar em Death Note! Hahahaha
    Vi MUITA reclamação no Facebook... mas talvez por eu não conhecer eu poderia vir a gostar, né? Hahabah

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK EU RI COM OS MEMES. MORRI MESMO KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    Se não for pra ter o Seya beijando o chão eu nem quero KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Eu ja sabia que essa adaptação ia ficar ruim, só pelo cast. Primeiro sinal que a produção não liga para o produto original: não pega atores parecidos. Tudo parecia muito de boa desde o começo. Mas não ligo, porque eu não curto nem o anime KKK.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu! Eu adoro o anime e nem tive coragem de ver essa nova versão, prefiro guardar comigo a história do jeitinho que foi feita pela primeira vez e evitar uma depressão com essa nova versão.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Te garanto que o post que eu fiz pra esse filme vai te deixar morrendo de vontade de dar na minha cara. Kakakakkaka

    https://dosedupladeleitura.blogspot.com.br/2017/08/analise-critica-death-note-filme.html

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu!
    A única coisa que eu sabia sobre o mangá foi o que você falou mesmo! haha E então acho que essas trocentas alterações não me incomodariam, mas vi muita gente p da vida com a Netflix! rs
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  24. Oi
    eu nunca assisti o anime, até tinha interesse em assistir o filme e acabei desistindo, pena que ele não te agradou.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu nem assisti o anime ou li qualquer livro de Death Note mas não gostei do filme. Cara, o que foi aquilo. As atuações até estavam boas, achei bem convincentes, principalmente a do L mas a história é um porre. E aquela guria é muito chata, passei o filme inteiro querendo bater nela. Enfim, não gostei nem um pouco. E isso que nem tô comparando com o anime já que não assisto, hahah
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  26. Oi Luiza!
    Fiquei com os dois pés atrás com essa adaptação.Desde o início não me passava muita firmeza que seria uma adaptação que agradaria aos fãs.
    Do que vi até agora,não curti,muitos personagens descaracterizados do anime,infelizmente.Mas concordo com você:a trilha sonora é incrível!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)