Resenha #200: Romance em San Marino Livro I - Lídia Rayanne

Título: Romance em San Marino - Livro I
Título Original: ---
Autor: Lídia Rayanne
Série: Romance em San Marino #1
Páginas: 511
Ano: 2017
Editora: Independente
Sinopse: Ela havia nascido para ensinar. Ele, para governar. Só precisavam que o destino os unisse…
Em meio às guerras napoleônicas, a pequena república de San Marino ainda permanece livre com as graças do Imperador Bonaparte. Mas a paz que reina no Monte Titano não se aplica a Ângela Olivério.
Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, a jovem se pergunta quem em pleno século XIX aceitaria se casar com uma professora cheia de sonhos idealistas.
As inquietações também não abandonam Marco Casali. Comprometido com a bela Alessa Vicini e filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, o galante rapaz se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho de San Marino. Isso até o dia em que foi envergonhado diante de seus mais importantes líderes. Como ele poderia se tornar o capitão-regente de um país cuja história e povo mal conhece?
Depois de um inesperado encontro, Marco descobre em Ângela a mentora improvável de que precisa. Sob a promessa de que ele lhe conseguirá uma audiência com os próprios capitães-regentes, Ângela aceita a missão de instrui-lo nos preceitos da República sem saber que, terrível e irreversivelmente, seu coração seria arrebatado logo por ele — um rapaz destinado à outra garota.
Mas o que ambos não imaginam é que, à medida que lutam contra o sentimento crescente entre eles, a chegada de dois estrangeiros ameaça a liberdade de San Marino.


Começo essa resenha dizendo que Romance em San Marino não foi nada do que pensei e foi uma leitura completamente surpreendente e maravilhosa.

Ângela tem as características das típicas mocinhas de época. Uma mulher a frente do seu tempo, que ser dona do seu futuro e acha que não deveria ser privada de muitas coisas somente por ser mulher. Ao mesmo tempo, Ângela é uma filha dedicada e disposta a se sacrificar se isso significar o bem de sua família. Em muitos momentos, a senhorita Olivério me lembrou muito Bela (A Bela e a Fera), sempre rodeada de livros e disposta a passar os ensinamentos para frente, porém sofrendo um certo “preconceito” por não se importar em arranjar um marido.

Marco é o tipo de personagem muito perfeito pra ser verdade, ao mesmo tempo sendo um cara que poderíamos encontrar nos lugares certos. Marco quer honrar o nome da sua família e, ao mesmo tempo, lutar por um futuro melhor à população de San Marino. Ele pode até demorar a admitir que está errado, mas quando o faz está disposto a aprender e reparar seus erros.

Durante a história, vamos acompanhando o nascimento da amizade - e outros sentimentos - entre Ângela e Marco. Motivados pela vontade de ajudar os cidadãos de San Marino, os dois veem nesse ponto algo em comum. Antes mesmo dessa amizade se tornar algo maior, os dois já lutam contra as opiniões de que, por serem de classes sociais diferentes, os dois não podem ser amigos. Apesar do que se é esperado tanto de um homem quanto, e principalmente, de uma mulher naquela época, os dois se respeitam e sempre são honestos um com o outro, falando o que vem à mente, mesmo que suas opiniões sejam diferentes em alguns aspectos.


Os personagens secundários foram bem construídos e explorados. Um que rouba atenção é Augusto, irmão mais novo de Ângela. Assim como sua irmã, ele também tem uma amizade maravilhosa com Marco e é bem fofo ver as interações dele com Ângela e Marco. Nesses momentos, percebemos que é uma amizade verdadeira entre os três.

Não só de romance vive San Marino. Ao longo do livro, temos intrigas, conspirações, intrigas políticas. A narração é feita em terceira pessoa e não só focada no casal principal. Ao focar em outros personagens, Lídia nos dá uma visão mais ampla de tudo que acontece em San Marino.

Destaque da história vai para toda a ambientação de San Marino. Nas descrições, San Marino tem aquele ar das cidades italianas e deixa aquela vontade de dar uma visitinha. Lídia não pensou somente nos lugares que fazem parte da república, mas também de todo o esquema político. A política nessa república foi algo bem diferente, interessante e super inovador. E, se formos parar pra pensar, ele poderia sim dar certo na vida real, principalmente em certos países. COF COF BRASIL COF COF

Romance em San Marino não é aquele romance de época que estamos acostumados. Lídia traz uma abordagem completamente diferente dass autoras mais famosas e confesso que amei esse diferencial. Terminei a história já querendo o Livro II na minha mesa pra ontem!


25 Comentários

  1. Sou apaixonada por estórias que demonstram valores firmes de um relacionamento saudável. A parceria entre o casal, que leva somas para as qualidades pessoais um do outro, parece fortalecer bastante alguns dos alicerces para crescimentos individuais e conjuntos em uma relação - o que é fundamental para suprir amizade e, consequentemente, amor. Ai, uma lindeza de indicação!

    semquases.com/

    ResponderExcluir
  2. Sempre bom ler um romance né?
    Concordo com a amiga aqui em cima, valores de um relacionamento saudável é maravilhoso!

    https://papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Noooooooooooossa deve ser muito top a leitura adorei a resenha e pela sua animação estou certa!!

    Beijinhosss ;*
    💻 Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, que dica incrível hein, fiquei super interessado para ler!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiza,

    fiquei muito afim de adquirir este livro, adoro romances.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
  6. Que resenha mais perfeita, Luíza! *u*
    E sim, o sistema político de San Marino é realmente incrível, muita gente não sabe, mas a república realmente existe e usa o sistema de capitães-regentes há séculos!
    Mal vejo a hora de poder compartilhar o livro 2 com vocês < 3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Luiza! Tudo bem?

    A resenha foi bem gostosa de se ler, e considerando ser um gênero que ainda não li me surpreendeu bastante. Tive a impressão que nessa fase eclética que estou, talvez eu possa ler este.


    Grande abraço,
    www.cafeidilico.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza, tudo bem?
    Não conhecia o livro, achei a premissa muito interessante, fiquei curiosa pela leitura e conhecer melhor essa abordagem diferenciada da autora. Fico feliz em saber que curtiu essa leitura, espero ter oportunidade de ler!

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Que capa linda! Adorei conhecer esta obra através da sua resenha, e fiquei bem curiosa para ler... Valeu pela dica! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,

    Amei a resenha, deu uma baita curiosidade heimmm
    Achei interessante a parte da política que falou, fiquei curiosa e também curiosa para conhecer os personagens, gostei da dica, vou anotar!
    Adorei o título do livro tb, a capa é linda!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tudo bem?! Tinha ficado curiosa pela trama quando li a sinopse, mas agora estou bem mais. Achei bem interessante essa inserção sobre política na história, quero muito saber como a autora colocou tudo.
    Beijos
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  12. Oláa Luiza!!
    É muito bom quando a leitura nos surpreende né, gostei muito da sua resenha.
    Admito que romances de época não estão entre meu preferido, mas foi bom sua visão de que esse é um tipo de diferente e realmente assim pareceu nas suas palavras, bem legal mesmo.
    Beijoss!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Luiza!
    Eu não sou muito fã de romances de época, mas confesso que depois que li o que você escreveu, que "Romance em San Marino não é aquele romance de época que estamos acostumados", fiquei curiosa pra conhecer a história hehe
    Beijos,
    Meise Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Luiza.
    Eu amei essa capa e leria só por ela hehe. Mas sou fã do gênero e achei interessante essa abordagem diferente que você falou que a autora deu para a história. Vou anotar aqui para ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu!!
    Ainda não tinha visto o livro, mas gostei da proposta!
    E por gostar da temática dele, fiquei curiosa com essa 'abordagem diferente' que você colocou!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  16. Oi Luiza.
    Amei sua resenha! O livro já está na minha interminável lista! rsrsrs
    Eu gostei muito da autora conseguir ter um diferencial e na abordagem do casal, se respeitando e mantendo uma relação saudável.
    Bjus
    Vamos confirmar presença nos eventos da Rico Editora !!!!
    E não esqueçam do Chá das 5 comigo e com a Bianca Benitez e as autoras queridas Roxane Norris, Moira Bianchi, Silvana Barbosa e Jéssica Macedo!
    http://tinyurl.com/EventosEditoraRico

    ResponderExcluir
  17. Oláá Luiza! tudo bem?
    Nossa, gostei que você falou que não tem só romance, mas também conspirações e comentou sobre a ambientação do livro! Adoro essas duas coisas! E bom saber também que é diferente do estilo de outros romances de época ^^
    beeijo

    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu! Eu ainda quero ler, Deus, ainda nessa vida conseguirei, tenho fé hehehehe mas é muito bom saber que a autora se diferencia das demais, parece ser um livro mais denso do que eu imaginava!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu! Eu ando e olho neste romance faz um tempinho e gostei de saber que se diferencia dos demais e traz uma boa ambientação. Quero conferir.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  20. Suas resenhas são sempre impecáveis, amei essa história, acho que essas histórias de época são sempre mais intensas e mais bonitas. Já anotei a dica Lu! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lu. O livro é bom mesmo né porque esse diferencial é o que dá o ar exploratório que a autora trouxa para nos trazer San Marino. Eu adorei essa ambientação, essa abordagem diferente e também os personagens, que com certeza foram maravilhosos. Terminei louca para ler o segundo já.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu, tudo bom?
    Adoro quando os livros surpreendem e superam expectativas. E personagem coadjuvante bemc construído QUE A DEUSA ABENÇOE. Melhor coisa em livros do tipo <3 dá toda uma força pra história principal. E a citação de intriga política já me deixou #atenta.
    Adoro uma trama política.
    Ótima resenha! Fiquei bem interessada no livro *o*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Lu

    Conheci esse livro no Facebook em um dos 7299462849 grupos de leitura que participo. Assim que bati os olhos na capa já fui procurar no Skoob pq sou dessas! Hahaha Ele tá lá no "quero ler" só esperando a chance dele...
    Sua resenha me motivou ainda mais!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  24. Não sou fã de romances, mas esse me pareceu bem bacaninha!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  25. Eu morro de vontade de ler, vivo paquerando esse livro e sua resenha me deixou com mais vontade ainda!

    Uma Pandora e sua Caixa

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)