Resenha #182: Estudo Independente - Joelle Charbonneau (Única)

Título: Estudo Independente
Título Original: Independent Study
Autor: Joelle Charbonneau
Série: The Testing #2
Páginas: 320
Ano: 2014
Editora: Única
Sinopse: Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.
No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Em Estudo Independente, vemos como Cia está lidando com tudo o que aconteceu depois d’O Teste. Ela, Tomas e alguns de seus amigos estão no lugar onde muitos queriam estar: a Universidade. Agora ela não tem mais nada do que se preocupar a não ser os estudos, certo? ERRADO!

Quando perguntam para Cia (ou para mim) se a vida melhora na universidade
Quem pulou a fila da sorte e por que foi a Cia? Gente, a bichinha não tem um minuto de paz sequer. Além de toda pressão dos estudos, ela não perdeu a memória completamente e tudo isso a assombra. Mas se você pensa que ela deixa isso abater, está muito enganado.

Desde o livro passado, o que mais gostei da Cia foi sua inteligência, perspicácia e raciocínio rápido. Como falei, de trouxa ela tem só a cara e isso pode até ser um ponto positivo pra ela. Aqui, vemos como tudo o que ela passou n’O Teste mudou alguns de seus conceitos para com a Comunidade Unida. A Cia que foi recrutada para O Teste já não existe mais.

Por conta desse amadurecimento forçado, Cia se tornou uma pessoa mais segura de si, confiante e destemida na medida certa. Ela ainda quer sim ajudar na recuperação de seu país, mas sabe que não pode confiar em todo mundo.


Outro ponto que fez Cia se tornar uma das minhas mocinhas favoritas de distopia é que ela não deixa seu relacionamento com Tomas tirar o foco principal da situação. Aqui, esse relacionamento um tanto frágil fica mais balançado do que nunca, já que Tomas escondeu algo muito importante para ela. Mas, ao invés de ficar se choramingando pelos cantos (OK que ela pode e sofre um cadinho), Cia sabe e faz com que isso não a distraia do seu foco na universidade.

Esse livro tem menos ação que o outro, porém isso não é um ponto negativo. Ao longo da narração, vamos descobrindo um pouco mais sobre os governantes e todo o sistema político da Comunidade Unida, algo que ficou muito por alto no livro anterior. Fora isso, temos inserções de conspirações para golpes (Braseeel mandou lembranças #ForaTemer) e uma possível ameaça rebelde querendo acabar com esse primo rico e malvado do ENEM.

Temos a inserção de novos personagens bem interessantes e que, de alguma forma, estão interessados na Cia, como a presidente Annelline Collinda e a diretora Holt. Também temos a volta dos que não foram e que tiveram um maior destaque nessa história, como o doutor Barnes (que eu imagino como o Aidan Gillen).

Com uma narrativa que te prende do começo ao fim, Estudo Independente construiu um ótimo ambiente para o arremate final da história em A Formatura.


Resenhas anteriores
Livro 1 - O Teste (The Testing)

21 Comentários

  1. Oi Luiza,
    Nossa parece ser uma história incrível. Gostei da protagonista, ela é forte e para o cenário do enredo isso deve fazer a diferença. Estava querendo uma dica de distopia, vou ler essa. Parabéns pela resenha!
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Sou curiosa para ler esta série, mas são tantos livros bons para ler que eu ainda não consegui. Adoro o enredo, pretendo ler.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Já que você disse que poderia conter spoilers, eu não li, mas me segurando muuuito porque quero muito ler esses livros! Vi a sinopse e me deu muita vontade!

    Beijo!
    controversios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza!
    Ainda não li o livro anterior da série... Mas me interessei só de saber que a mocinha não fica chorando pelos cantos, isso me irritou um pouco em Insurgente.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,

    Amei a sua resenha e fiquei muito feliz pelo título Escândalo, deu até saudade da Cia e todos esses mistérios e conspirações!!
    Adorei o gif tb!!
    Espero que leia o terceiro logo, não irá se arrepender.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!
    Quero muito ler essa série exatamente porque tenho visto por aí o que você disse: que a mocinha é ótima!
    E adorei saber que o relacionamento não define quem ela é, é só um a mais.
    :D
    Amo distopias e em breve vou dar uma chance para essa série.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  7. Esses gênero não fez me estilo mais gostei da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Apesar dessa série não fazer muito o meu "estilo", eu tenho vontade de lê-la...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  9. Adorei a premissa do livro, parece ser muito bom. Amo protagonistas fortes, mesmo não fazento tanto meu gênero típico de leitura, eu até leria!

    Beijão,
    Querida Cretina

    ResponderExcluir
  10. Uau! Não conhecia essa série, e mesmo podendo conter Spoiler, não resisti e tive que ler a resenha haha
    Amei, e quero ler esse livro, é tão eu! Haha
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu,

    Nunca li essa trilogia, mas o enredo é bem interessante.
    Eles já estão na minha lista de leituras futuras.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oie Lú, tudo bem?
    Olha, eu encarei essa resenha sem ter lido o livro anterior ou alguma resenha dele, fiquei completamente perdida, mas gostei muuito acredita? kkkk fiquei curiosa, gostei do enredo, e agora quero muito ler a trilogia haha.
    Amei a resenha!

    Com Carinho,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Lu. Essa é uma das poucas histórias que eu realmente gostaria de ler. Vi a resenha de O Teste há muito tempo e algo me chamou muito atenção. Claro que o tempo passou e eu quase não lembro do que falava o enredo, mas eu ainda pretendo ler. Espero que o terceiro livro seja melhor ainda.
    Beijo,
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  14. amei a dica ,me chamou atenção não conhecia a série,muito bacana bjs
    http://unhasdaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, Luiza.
    Como gosto muito do gênero, espero um dia conseguir ler essa trilogia. Mas com tantos livros que vão lançando a cada mês, não sei se um dia conseguirei ler hehe. Que bom que o segundo livro foi bom e não foi uma decepção igual a muitos que temos por ai.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu! Adoro essa série, pena não ter um público tão grande quanto outras que saíram na mesma época e não eram tão boas assim. Espero que você curta o próximo volume também.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu!! Eu li com spoilers mesmo, adoooro! Não conferi o segundo livro, mas ando lendo mais livros de fantasia esse ano, quem sabe eu ainda consigo acompanhar essa série!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Amei demais sua resenha Lu, seus posts são tão completos! Já anotei a dica. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lu

    Que bom que o relacionamento não a faz nimizenta, mas confesso que gostaria mais se não houvesse nenhum, pois quem precisa de romance em uma distopia? Autores, por favor!

    Beijocas
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Que resenha demais, amei! Agora estou com muita vontade de ler essa série, você me convenceu e amo muito suas resenhas!

    Beijos,
    ahamare.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Essa foi a primeira distopia que eu li. E simplesmente amei!!! Você acredita que a leitura foi tão forte para mim, me deixou tão impressionada que eu cheguei a sonhar quando terminei o livro um e quando terminei o livro dois? Só não sonhei no terceiro. Não sei o que irá achar do desfecho. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)