Resenha #168: Cinder - Marissa Meyer (Feiwel & Friends)

Título: Cinder
Título Original: ---
Autor: Marissa Meyer
Série: The Lunar Chronicles #1
Páginas: 390 (BR: 448)
Ano: 2012 (BR: 2013)
Editora: Feiwel and Friends (BR: Rocco Jovens Leitores)
Sinopse*: Num mundo dividido entre humanos e ciborgues, Cinder é uma cidadã de segunda classe. Com um passado misterioso, esta princesa criada como gata borralheira vive humilhada pela sua madrasta e é considerada culpada pela doença de sua meia-irmã. Mas quando seu caminho se cruza com o do charmoso príncipe Kai, ela acaba se vendo no meio de uma batalha intergaláctica, e de um romance proibido, neste misto de conto de fadas com ficção distópica.
Primeiro volume da série Crônicas Lunares, Cinder une elementos clássicos e ação eletrizante, num universo futurístico primorosamente construído.


Ouso dizer que um dos melhores investimentos que já fiz nessa vida foi comprar o box das Crônicas Lunares. Eu já havia ouvido altos elogios, mas esperei sair logo tudo para poder começar. OK que até agora só li Cinder, mas ainda assim estou maravilhada em como a Marissa reescreveu o conto da Cinderela.

– Tenho certeza de que vou me sentir muito mais grata quando encontrar um cara que considere atraente uma fiação complexa em uma menina.*  

Eu AMEI a Cinder. Por ser uma ciborgue, isso a faz meio que uma pária na sociedade, mas ela é dona de uma personalidade única que logo te faz ser conquistado. Cinder é engraçada, esperta e bem sarcástica em alguns momentos, mas também vemos um pouco de Cinderela nela: o quanto ela sofre na mão da madrasta e o medo de contrariá-la. Esse medo vem do fato que Adri (a madastra) é a guardiã legal dela e ir contra suas ordens pode ter consequências terríveis.

Por conta de sua condição, Cinder é bem entendida quando se trata de mecânica, se tornando uma das famosas da cidade. E é por causa dessa fama que ela conhece o príncipe Kai. Geralmente mocinhos como o Kai não caem no meu gosto, mas ele foi exceção. O verdadeiro príncipe encantado, ele tratou bem Cinder desde que a conheceu, até lançando alguns flertes. Confesso que ri bastante com os passa-foras que ela dava nele. Mas, assim como todo príncipe, ele tem suas responsabilidades e dever para com seu povo. E tudo que Kai quer é o melhor para seu povo, nem que seja preciso fazer alguns sacrifícios.


Dois personagens que roubam a cena são Iko e o Dr. Erland. Iko é uma andróide amorzinho de robô e eu fiquei querendo ter uma pra mim. Dr. Erland é responsável pela pesquisa da cura contra a doença mortal, assim como ele descobre algumas coisas referente ao passado de Cinder. As interações entre eles e Cinder geravam ótimos e super divertidos diálogos.

– A operação cibernética?
– Não, a de mudança de sexo.
O sorriso do doutor se esvaiu.
– Estou brincando.*

Outra relação maravilhosa é entre Cinder e Peony (sua irmã adotiva mais nova). Assim como em algumas releituras de Cinderela, Peony não gostava de como sua mãe e sua irmã mais velha tratavam Cinder. Assim como Iko, Peony era uma das melhores amigas de Cinder e a tratava como um ser humano normal.

Cinder já começa dando close certo logo na ambientação. A história se passa na cidade de New Beijing e seus protagonistas são orientais. Achei diferente já que a maioria das distopias se passa nos EUA. Em boa parte do livro, Marissa vai nos ambientando no geralzão: sobre a Quarta Guerra Mundial, a doença que assola o mundo todo, Rainha Levana e os Lunares. O bom é que as informações vão aparecendo de acordo com avanço da história.

Falando em Levana, a mulher aparece na metade do livro, já mostrando a que veio. Em suas aparições, vemos que ela é uma mulher sem escrúpulos e utiliza de sua magia para manter seu poder e todos aos seus pés. Para sua infelicidade, Kai não está disposto a se deixar render tão fácil assim.

– [...] espelhos têm um jeito incomum de dizer a verdade.*

O livro é dividido em quatro partes e narrado em terceira pessoa, o que curtir bastante. (Traumas de distopias em primeira pessoa) (Hello, JV!) A escrita da Marissa é bem fácil e envolvente. A história tem um ritmo constante de acontecimentos até mais ou menos a quarta parte, a qual os babados realmente tomam conta do negócio. E tudo se encaminhou para um final que me surpreendeu de forma bastante positiva.

Eu tinha bastante fé no Pai que iria gostar de Cinder e não me arrependi. Só sei que estou mais que ansiosa para começar Scarlet.

* Sinopse e quotes retirados da edição da Rocco Jovens Leitores

23 Comentários

  1. Oi Lu,
    Eu sou traumatizada por comprar box de livros, rs.
    Nunca gosto da história quando compro tudo de uma vez.
    Então, provavelmente eu compraria Cinder e se gostasse, o resto, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Lu!!!!
    Eu geralmente não gosto muito de histórias que envolvem robôs e essas coisas cibernéticas (vai entender!) mas achei sua resenha super legal, deu vontade mesmo de ler! E amei a capa :)
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  3. Achei essa ideia de humanos e ciborgues bem interessante,e leria este livro com certeza.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,

    Eu tenho vontade de ler os livros da autora, até tenho dois livros dela em casa, mas ainda não li..
    Gostei muito da resenha e da sua empolgação!
    Quero ler!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  5. Amo distopias, então sou suspeita para dizer que já quero essa série né! Que capa incrível, a sinopse também me deixou mega interessada! Ótima resenha, com certeza lerei o livro se tiver a oportunidade!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.
    Terceira pessoa, aleluia, minha favorita hehe. Adorei a ideia dessa distopia, ainda mais sendo uma releitura de um conto de fada. Já li várias resenhas positivas dele e assim que der vou adquirir o box. Como você disse, vale a pena o investimento.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu.
    Amoooo esse livro!! Poucas pessoas que conheço leram ele, mas eu confesso que li há tantos anos que quase não lembro da história, só sei que morria de medo daquela Rainha Lunar.
    Comecei a ler Scarlet mas achei meio estranho já que fala da Chapeuzinho vermelho e a Cinder quase não aparece mais, então não sei se li mal traduzido ou se uma história se perdeu na outra ou se já tinha acabado e eu que não entendi :/
    Vou reler outra vez pra matar a saudade.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  8. Ai gente. Quero muitooooo ler essa série, mas cadê o tempo? Amo essa coisa de ciborgue. Nunca li nada da autora, mas falam super bem de tudo que ela escreve. Deusa! *-*

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Quero muito ler essa série, essa capa é demais, haha. Adorei sua resenha, e ainda bem que você gostou da obra, né?! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu, tudo bom?
    TU TÁ LENDO CRÔNICAS LUNARES AAAAAAAAAAAAA Minha série amorzinho favorita da vida! Sou apaixonada pelos livros e pelo crescimento das histórias. A qualidade só aumenta e os personagens novos que aparecem são tão, tão incríveis ASJKFNASUOGBAOBASGUOGOU
    Cinder melhor protagonista da vida. Amo o jeito whatever e sarcástico dela. E o Kai, tão uma porta <3 uma porta linda e fofa.
    Iko é meu espírito animal nessa série!
    Adorei a resenha. Ansiosa pra ver seu opinião sobre os próximos!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia esse título, já está na minha lista
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu! Estava doida pra saber sua opinião sobre o livro! Eu sou a apaixonada pelas capas e pela história e mesmo não sendo fã de livros do gênero eu quero muito ler a série toda! Gostei de saber que a narrativa é fluída, acho que vou curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha Lu, adorei essa versão mais atualizada dos contos de fada, hahaha. Fiquei bem curiosa para conhecer! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, tudo bom?
    Por incrível que pareça essa é a primeira resenha que leio desse livro, eu adoro essas releituras dos clássicos infantis e adorei sua resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro, espero ter oportunidade.

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  15. Oi Lu, tudo bem?
    Confesso que não levava essa série a sério, mas depois de ler tantos elogios na blogosfera, eu ando curiosa e com vontade de conferir. ;)
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha! Já li muitos comentários positivos sobre esse livro, estou ficando cada vez mais curiosa pra lê-lo hahahaah Pretendo tirar da booklist em breve! :D

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  17. Oi Luh, tudo bem ?
    Adorei a sua resenha, eu ainda não li esse livro, mais fiquei com muita vontade.

    Beijos :**
    Literatura Por Amor
    Top Comentarista

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    peço desculpas pela demora, tive uma crise de coluna, só pude vir agora visitar seu blog. Eu estou de olho faz anos nessa série, mas ela é muito cara, nunca encontrei uma promoção. Acho que essa e a releitura de contos de fadas mais criativa e ousada que já fizeram. Para tudo!!!! Se você não se impressiona com os principes do livro e gostou desse, é claro que irei amar, pois já gosto daqueles que são bem clichês risos..Que bom que ainda será divertida a relação entre eles. Falando nisso, como é que um ciborgue namora??? Estou louca para ler. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu! Comecei a ler a série este mês e estou adorando. A cada livro fica melhor e chegam personagens mais empolgantes. A Iko rouba mesmo a cena, em Cress eu ri demais das graças dela.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu!
    Esse livro está na minha lista de desejos graças aos comentários positivos da Fabi. Agora, com sua resenha, ele está na minha lista de super desejados que preciso adquirir pra ontem.
    Beeijos
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Se sou louca para ler essa série? SIM!CLARO!ÓBVIO! Qnd saiu Cinder, minha amiga me deu de presente, aí no próximo ano saiu Scarlet, e ela me deu de presente também, e depois, Cress, presente também. E esse ano adivinha? Ganhei Winter kkkkkkkkkkkkkkkkkk e quem não leu nada até hoje? EU MESMA!

    Mas sei que muita gente ama, eu não li sinopse , nem nada dos livros, e sua resenha está sendo a primeira. Posso dizer que já me apaixonei? YES! Eu adoro novas versões dos contos de fadas, e quando são bem escritas e criativas, amo mais ainda. Espero ler essa série este ano ainda ♥

    Paradise Books || @ParadiseBooksBr
    xoxo

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu.
    Eu tenho muita vontade de conferir esta série, mas ainda estou tomando coragem, já que tenho tantas outras a terminar primeiro. Gostei da sua resenha. É mais uma pra me deixar com vontade de ler. Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)