Resenha #165: Sobreviventes do Caos - Bianca Gulim

Título: Sobreviventes do Caos
Título Original: ---
Autor: Bianca Gulim
Série: Trilogia 2323 #1
Páginas: 457
Ano: 2016
Editora: Independente
Sinopse: Em um mundo distópico, no ano 2323, após ser quase dizimada por um vírus mortal e pela guerra, a raça humana tenta se reestruturar. Com poucos recursos disponíveis, a humanidade encontra-se dividida em grupos que vivem de acordo com regras impostas por seus líderes.
Celine cresceu nesse ambiente hostil e se tornou líder dos guerreiros de seu povo após a morte de seus pais. Seu grupo se envolve em diversos conflitos e a jovem precisa tomar as decisões que julga corretas para garantir a sobrevivência de seu povo, enquanto se envolve num forte romance, do qual tenta se manter afastada.
Aos poucos, ela descobre mais sobre as pessoas que a cercam e percebe que, quando se trata de lutar pela própria vida, poucos são previsíveis. Só os mais fortes sobrevivem, e os mais fortes normalmente são os mais crueis. Nesse ambiente, o mais difícil é saber quem realmente está ao seu lado e quem é um traidor.
Será Celine capaz de manter sua benevolência frente à tanta violência que a rodeia? Seu coração terá espaço para a paixão, cercado de tanto ódio?
Prepare-se para muita adrenalina e romance nesse primeiro livro da trilogia 2323. Você vai perder o fôlego!


Livro bom é aquele que você diz que vai ler só o primeiro capítulo e, quando se espanta, já passou da metade. Foi isso que aconteceu comigo em Sobreviventes do Caos.

Sobreviventes do Caos dá muito jus a esse título. Somos apresentados a um mundo devastado após uma doença se espalhar e agora é cada um por si e God por todos. E é assim que conhecemos Celine.

Com certeza Celine e eu seríamos boas amigas. Gente, cada palavra que saia da boca dessa garota jurava que era eu falando ali. Celine é irônica, dá uma de Simba rindo na cara do perigo e não ganhou o apelido de princesa guerreira à toa. (#sdds Xena inclusive) Líder dos seus guerreiros, quando necessário, Celine vai à luta e não precisa de ninguém para defendê-la. OK que algumas vezes ela dá uma de impulsiva, mas sabe reconhecer seus erros. Todas as suas ações têm como objetivo manter seu povo a salvo.

Apesar do livro ser narrado por Celine, a história também foca nos personagens secundários. Além de bem construídos, eles foram também bem trabalhados, até alguns que apareçam por pouco tempo. Dou destaque aqui aos boys Max, Darion e Luke. De personalidades super diferentes, os três são pessoas bastante especiais para Celine e também tem como objetivo manter seu povo a salvo.


Apesar de não ser o foco aqui, também temos uma pitada de romance sexy sem ser vulgar. Isso é bem equilibrado com as cenas de lutas – e que cenas, senhores – ação, algumas bem tensas de te deixar com os nervos à flor da pele e algumas bem amorzinhos de deixar suspirando. E essa mistura faz com que a leitura seja bastante prazerosa. Fora que, a cada capítulo, você fica na ansiedade pra saber o que vai acontecer em seguida.

Sendo o primeiro de uma trilogia, durante a história vamos sabendo de algumas informações sobre como está o mundo agora. Apesar das muitas informações, elas não são jogadas de uma vez na nossa cara, o que achei ótimo. Dentre essas informações, boa parte delas falam sobre os povos que habitam esse mundo - divididos entre povos da floresta (galerê da Celine e Darion), povo da areia (galerê do Luke), aligortes (aka embustes ambulantes) e o povo da fortaleza (galerê do Max). Bianca soube caracterizar bem esses povos - tanto no modo de viver quanto na organização - e é bem perceptível a diferença entre eles quando se encontram.

Outro fato que colaborou muito para a leitura foi a escrita da Bianca. Super fluída e fácil, foi assim que me vi lendo mais que um capítulo e só parando porque minha enxaqueca resolveu dar as caras. O que mais ajudou na leitura foi a linguagem fácil e jovial que condiz com a idade dos personagens. Não temos uma menina de 19 anos com um vocabulário todo rebuscado de alguém que nasceu na década de 20 por exemplo.

Os acontecimentos do livro ocorrem num espaço relativamente curto de dias, mas tudo bem trabalhada e crível. As cenas de lutas e ações são bem escritas e descritas e me deixaram de coração na mão. Falando em coração na mão, o que foi aqueles capítulos finais? Não conseguia parar de ler até saber como tudo ia ser resolvido. Bianca sabe mesmo como brincar com nossos sentimentos, principalmente com aquele final. Que final, senhores! Só sei que já quero o próximo.

Apesar de ser de um gênero um tanto saturado na literatura, super aconselho a dar uma chance a Sobreviventes do Caos.

38 Comentários

  1. Oi Lu sua linda, tudo bem?
    OMG!!!!!! Já tinha lido algumas resenhas do livro e já estava cheia de expectativas, essa será uma das minhas próximas leituras. Mas você me deixou mais animada ainda!!!! Eu gosto muito de distopias, e estou mega curiosa para descobrir como o mundo ficou assim e que povos são esses. Pelo visto o livro é muito bem desenvolvido e os personagens bem construídos e que irão nos cativas. Louca para ler!!!! Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ciiiila!! Você sempre sendo uma querida!!!
      Obrigada!
      Um beijo

      Excluir
  2. que demais! não conhecia esse livro, acredita?!!
    beijos

    http://www.julialisblog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia, autora do livro aqui, tudo bem?
      Que bom que passou a conhecer Sobreviventes!! Torço para que tenha oportunidade de ler em breve!
      Um beijo

      Excluir
  3. Oi linda.
    Adorei o título do livro, adoro esse gênero de leitura.
    A história é muito boa e a resenha me deixou com um gostei de ler o livro.
    Com certeza vai para a minha lista das próximas leitura.
    Parabéns pelo blog.
    Beijos!!

    Literatura Por Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Autora do livro por aqui...
      Fico muito feliz que tenha se interessado pela leitura, tomara que se divirta muito! Depois passa aqui pra contar o que achou..
      Um beijo

      Excluir
  4. Oi, Luiza!
    Quem nunca disse que ia ler só um pouquinho e ficou horas ali grudada, né?
    E adorei você dizer que ela dá uma de Simba, HAHAHAHA.
    Eu fiquei rindo aqui.
    Já tinha visto algumas resenhas sobre o livro e já estava interessada, agora mais ainda.
    Amo distopias e com ação e mesmo romance.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teca, autora do livro aqui, tudo bem?
      Confesso que também achei muito engraçado a Luiza ter comparado a Celine com o Simba! Fez muito sentido! hahahahahahhahaha
      Que bom que se interessou pela leitura, espero que possa realizá-la em breve!!
      Um beijo

      Excluir
  5. Oie Luiza!!
    Ah, que delícia de resenha!! Adooooorei!! Estou suuuuper contente com essa parceria, espero que ela possa se estender por muito tempo!
    Fico muito feliz por você ter gostado da história e por ter se identificado com a Celine.
    Espero poder te mandar a sequência em primeira mão o mais rápido possível!
    Muito obrigada!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lu!
    Nossa, não conhecia esse livro, mas parece ser uma leitura divertidíssima, apesar de sombria. Gosto muito de livros assim, que conseguem balancear a coisa toda e não ficar entediante ou confuso. Vou procurar esse pra ler logo! Adorei a resenha.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | fanpage - twitter - instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, autora do livro aqui, tudo bem?
      Fico muito feliz em saber do seu interesse pela leitura, torço para que você se divirta muito. Depois passa aqui pra contar o que achou!
      Um beijo

      Excluir
  7. Não é muito meu estilo de livros, mas gostei da dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, autora do livro aqui.
      Espero que invista na leitura, quem sabe Sobreviventes não faz você mudar seu estilo de leituras..
      Um beijo

      Excluir
  8. Parece ser um livro bastante interessante,vou colocar na minha lista.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Rafa, autora do livro por aqui...
      Que bom que achou Sobreviventes interessante, torço para que realize a leitura e se divirta muito.
      Um beijo

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Já vi esse livro diversas vezes por aí... Acho que deve ser uma boa estória, tenho vontade de lê-la.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa, autora do livro aqui, tudo bem?
      Muito bom saber que já conhecia Sobreviventes, melhor ainda saber que acha que é uma boa história. Espero que possa realizar essa leitura em breve.
      Um beijo

      Excluir
  10. Oi, Lu. Eu também li o livro e gostei bastante e olha que nem curto distopias. Mas fiquei louca para saber o final dessa história e super empolgada com os personagens.
    Beijo!
    Leitora Encantada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Miriã, que delícia ver você por aqui!!!
      É sempre muito bom quando alguém que não curte muito distopia gosta de Sobreviventes, mesmo sendo desse gênero!
      Um beijo

      Excluir
  11. Oi, Lu

    Eu sou meio mórbida, meu sonho é estar viva para presenciar um apocalipse, então eu já curti esse enredo todo trabalhado no vírus mortal! Hahahahha
    Eu curti o livro desde que li uma outra resenha dele, só não lembro em qual blog foi... ele tem potencial.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tami, autora do livro aqui, tudo bem?
      Ah, bom saber que já conhecia o livro. Espero que você tenha a oportunidade de realizar essa leitura em breve e saber do que os personagens são capazes para sobreviver. Acho que você vai gostar..
      Um beijo

      Excluir
  12. Oie Lu =)

    Só estou lendo resenhas positivas desse livro, mas infelizmente vou ter que esperar um pouco para conferir a história. Minha pilha de leitura está imensa e esse ano prometi que vou terminar algumas série rs...

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ariane, autora do livro aqui...
      Espero que você possa encontrar um tempinho para perder o fôlego com Sobreviventes do Caos.
      Um beijo

      Excluir
  13. Oi Lu!! Tudo bem? Até agora só li criticas positivas do livro o que me deixa bem feliz porque a autora parece ter um enorme talento. Ainda não conferi, mas pela resenha parece ser uma excelente história!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mi, autora do livro aqui, tudo bem?
      Que bom que já tinha lido opiniões positivas de Sobreviventes, fico feliz. Obrigada pelo elogio, espero fazer jus. Torço para que realize essa leitura.
      Um beijo

      Excluir
  14. Que resenha mas positva Lu, me interessei muito pela história, deve ser uma superação e tanto. Já anotei a indicação! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaila, autora do livro aqui..
      Fico feliz por seu interesse pelo livro, espero que possa ler e gostar muito.
      Um beijo

      Excluir
  15. Hey, Lu!
    Eu sou a louca das distopias, mas confesso que ando um pouco afastada delas, justamente porque sinto que já saturou. Pela capa e sinopse - que remete a distopias - eu realmente passaria longe desse livro, pelo menos por agora. Mas com essa resenha arrasadora, fiquei com vontade de conhecer Celine. Adoro personagens badass no fim do mundo haha. Já anotei a dica!
    Mil beijokas - Entre um Livro e Outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anya, autora do livro aqui, tudo bem?
      Entendo essa sensação, porque também sou muito fã de distopia e depois de um tempo parece que estamos vendo mais do mesmo.
      Por isso, acho que Sobreviventes é uma boa pedida pra você, porque foge um pouco desse padrão. Temos um romance muito bem trabalhado, por exemplo. Torço para que possa realizar essa leitura, acho que você vai gostar!
      Um beijo

      Excluir
  16. Luiza, foi sua resenha e não a sinopse que fez eu gostar do livro. A sinopse achei bem fraca e já tinha certeza que este livro não ia para minha estante de metas de leitura. Mas deusss que resenha. Estou entusiasmada!
    Quero conhecer a escrita da Bianca, saber como ele consegue misturar todos esses elementos e deixar o trem bom. Obrigada mesmo pela indicação!

    www.papuff.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, autora do livro aqui, tudo bem?
      Uma pena que tenha achado a resenha fraca e que ela não tenha despertado seu interesse no livro. Que bom que você leu a resenha da Luiza, que te animou tanto...
      Torço para que realize essa leitura, e que a história cause um efeito bem diferente que a sinopse causou.
      Um beijo

      Excluir
  17. Oi Lu, tudo bom?
    Já passei por esses livros algumas vezes, mas a sinopse e a capa não combinaram pra me chamar atenção. Mas depois da sua resenha: socorro quero!
    ADORO uma protagonista afrontosa. Principalmente em história que lida com muito perigo. E romance arrebatador? Sign me up!
    Ótimo texto, amei a indicação.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, autora do livro aqui.
      Que bom que a resenha da Luiza despertou seu interesse na leitura. Uma pena que a capa e a sinopse não tenham funcionado pra você.
      Espero que tenha a oportunidade de realizar essa leitura.
      Um beijo

      Excluir
  18. Oi Lu, tudo bem??
    Não conhecia o livro e amei a capa hahaha, fora que também gostei de saber que as cenas de luta são tensas, adoro isso!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, autora do livro aqui!
      Ah, que maravilha saber que você gostou da capa. Eu adoro o trabalho do artista e amei a capa, claro. É sempre ótimo quando as pessoas gostam também.
      Sobreviventes está repleto de cenas cheias de adrenalina, então acho que você vai gostar. Espero que tenha a oportunidade de conhecer essa história!
      Um beijo

      Excluir
  19. Oi
    que gostou da leitura, eu estou lendo ele e gostando dele e no primeiro momento gostei do Max, mas na parte que estou fiquei com um pouco de raiva dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, Luiza.
    A Bianca é incrível né? Eu amei o livro e fiquei assim também, só ia ler mais um capitulo e quando percebi já tinha terminado o livro. E o final é de cair o queixo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Bom dia,

    Não conhecia essa autora e nem o livro, mas pela sinopse e sua resenha já fiquei curioso, gostei muito da capa também, dica anota e vai para a lista....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)