Resenha #151: A Gathering of Shadows - V.E. Schwab (Tor Books)

Título: A Gathering of Shadows
Título Original: ---
Autor: V.E. Schwab
Série: Shades of Magic #2
Páginas: 512
Ano: 2016
Editora: Tor Books
Sinopse*: Quatro meses se passaram desde que a pedra de sombra caiu em posse de Kell. Quatro meses desde que seu caminho cruzou com Delilah Bard. Quatro meses desde que Rhy foi ferido e os gêmeos Dane caíram, e a pedra foi atirada junto com o corpo morto de Holland através da fenda, em direção a Black London.
De muitas maneiras, as coisas quase voltaram ao normal, embora Rhy seja mais sóbrio, e Kell está agora atormentado por sua culpa. Inquieto, e tendo abandonado o contrabando, Kell é visitado por sonhos de eventos mágicos sinistros, acordando apenas para pensar em Lila, que desapareceu das docas como ela sempre quis fazer. Enquanto Red London finaliza os preparativos para os Jogos dos Elementos - uma competição internacional extravagante de magia, destinada a entreter e manter saudáveis ​​os laços entre países vizinhos - um certo navio pirata se aproxima, levando velhos amigos de volta ao porto.
Mas enquanto Red London é levada na pompa e emoção dos Jogos, outra Londres está voltando à vida, e aqueles que foram pensados ter partido ​​para sempre voltaram. Afinal, uma sombra que se foi na noite reaparece pela manhã, e assim parece que Black London ressuscitou novamente - e assim manter o equilíbrio da magia, outra Londres deve cair.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Quando terminei A Darker Shade of Magic, eu fiquei super ansiosa para começar A Gathering of Shadows. Essa leitura demorou um pouco porque preferi esperar sair A Conjuring of Light porque, apesar do final do primeiro ser um tanto fechadinho, eu sabia que esse segundo não iria ser.

Em A Gathering of Shadows, vemos como nossos personagens estão tocando a vida depois de todos os acontecimentos no livro anterior. Além disso, somos apresentados a novos personagens e temos o retorno de alguns outros.

Se Kell antes não se sentia parte daquele mundo, agora mesmo que as coisas estão meio feias pro lado dele. Kell continua com a mesma personalidade que no livro anterior - só franzindo mais a testa, como Rhy pontua -, mas todo mundo o culpa unicamente e isso o consome bastante. E agora sua ligação com Rhy é mais um peso na sua costa - mas não que ele se arrependa. Durante todo o livro me deu vontade de guardá-lo num potinho e protegê-lo desse mundo cruel. PROTECT KELL AT ALL COSTS!

Meus sentimentos para com Kell durante a leitura
Com o gancho do livro passado, eu sabia que Rhy teria uma maior destaque nesse aqui. Dito e feito. Durante a história, vemos como Rhy é consumido pela culpa de tudo aconteceu na Red London quatro meses atrás, a culpa por essa nova ligação com Kell e a culpa por todo mundo só culpar Kell pelos acontecimentos, sendo que ele teve uma colaboração. Durante toda essa crise, vemos o crescimento do personagem.

Era uma chance para que Rhy brilhasse, não apenas como uma jóia, mas como uma espada, ele sempre foi um símbolo de riqueza, ele queria ser um símbolo de poder. A magia era poder, é claro, Rhy disse a si mesmo que ainda podia ser forte sem ela.*

Apesar de toda essa culpa que consome os dois e às vezes dá uma balançada, a relação fraternal dos dois foi algo bastante bonito de se ver. A interação entre os dois é bastante divertida e rende algumas risadas. E compensou bastante a pouca interação entre os dois no livro passado.

"De jeito algum eu vou encarar eles sozinos"
"Qual você está com medo? Lorde Sol-in-Ar?"
"Cora"
"A princesa Veskan?" Kell riu "Ela é só uma criança"
"Ela era só uma criança - e um pesadelo - mas eu ouvi que ela cresceu alguém verdadeiramente temível"
Kell sacudiu a cabeça. - "Vamos, então" - disse ele, passando o braço em volta do ombro do príncipe. "Eu vou te defender."
"Meu heroi."*

Se você leu minha resenha passada, sabe o quanto eu gostei da Lila. Ela continua aquela pessoa determinada, personalidade forte, badass… Porém, em alguns momentos, senti que suas ações foram um egoístas e por puro orgulho, que colocava não só a vida dela, mas de alguns ao seu redor em perigo. Achei bem imprudente da parte dela e esse detalhe fez ela perder alguns pontos comigo. Pelo menos ela se redimiu no final...


E eis que surge um novo personagem para fazer parte do bondinho: Alucard Emery. Desde sua primeira aparição, eu sabia que iria gostar dele. Alucard faz todo o tipo “sou de boas com vida”, bem galanteador e tals, mas ele tem seus segredos. Fora que, desde o começo também, sabia que ele teria um passado bem conturbado com um dos personagens. Se amei? Amei e quero bem mais!

Sobre Alucard
(Eu quero ele. Eu realmente quero ele.)
Eis que temos também a volta dos que não foram, estrelando Holland. Eu fiquei meio decepcionada que a autora não explorou tanto o personagem no livro anterior, mas sabia que ela não iria descartar alguém com tanto potencial. Ele volta acompanhado de uma seguidora fiel - Ojka - e um "patrocinador" que tem outros planos para todas as Londres.

Algo que gostei foi esse Jogo dos Elementos - Essen Tasch. Ele tem uma vibe meio Torneio Tribuxo, mas não deixa de ser interessante. É a partir de sua realização e de seus participantes que conhecemos um pouco outros territórios do mundo que a Red London se localiza, como os impérios de Faro e Vesk.

A demora entre Kell e Lila se encontrarem foi algo que deixou meus nervos à flor da pele. Esses desencontros me davam nos nervos! Mas quando se encontraram... Deu até pra compensar os desencontros.

E meu terceiro olho já me dizia que deveria esperar pra ler esse aqui quando saísse A Conjuring of Light e foi a melhor coisa que fiz. Aquele final não se faz... Eu já tenho o último livro, mas não estou preparada para o que vem e o final. Não aprendi dizer adeus...nananananmm (Não sei o resto da música. Me perdoem e não desistam de mim)

Minha reação quando li as últimas frases do livro
No começo do ano, fiquei sabendo de duas novidades. A primeira é que tem uma adaptação vindo por aí e estou super ansiosa. A segunda é que, reza a lenda, a Record vai lançar A Gathering of Shadows no segundo semestre. Então é só esperar que elas se realizem.


Resenhas anteriores

PS: sorry pela quantidade de gifs. Me empolguei, mas foi o único jeito de ilustrar tudo que senti durante a leitura. (Sim, eu tenho uma pasta só de gifs reservados para resenhas)

* Traduções feitas por mim

21 Comentários

  1. Oi Luiza.

    Inveja branca de você conferindo essa série.
    Só tenho lido coisas boas a respeito e essa quantidade de gifs foi super fofa hahaha
    Amei sua resenha. Espero com minhas forças em breve poder ler.

    Beijos.
    Alana Marques
    colecionadoresdelivross.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você e suas leituras em inglês. Gostaria de conseguir também :P
    A história parece ser bem interessante, e eu também gosto de começar a ler pelo menos quando já lançaram o segundo... para não morrer de ansiedade hehehe

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito de uma booktuber que indica vários livros desse autor, então já estou com uma curiosidade imensa de ler algo dele. Fui ler a sinopse e fiquei sem entender nada até perceber que era o segundo de uma série, hahah
    Deve ser muito boa a série :))
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  4. Oii Luiza!
    Vi que você faz bastante leituras em inglês, parabéns viu, eu sou bem fraquinha no inglês, ainda não consigo fazer uma leitura completa de um livro.
    Menina eu já ouvi falar dessa série, mas nunca pesquisei a fundo sobre ela, mas agora eu tive um imenso interesse em ler hahaha...
    Sabe dizer se ela vai ser publicada no Brasil?

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza!
    Eu nem conhecia essa série, mas já gostei.
    Entendi pouco, mas quero ler!
    Vou procurar.
    Amo livros que são uma enxurrada de sentimentos.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  6. hahaha amei os gifs, a melhor parte da resenha, animou tudo!! Eu não conhecia essa série, mas parece super diferente e interessante, com certeza me animou sua resenha, então vou procurar para ler <333

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uau, que enredo difícil!
    Não conhecia, deve ser da hora!

    Beijoooo

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu! Estou encantada pela resenha e mesmo tendo lido a primeira, pouco me lembro da história. Como falei, esse negócio de magia/fantasia não me chama mais atenção desde Harry Potter, mas quem sabe eu não leia e de repente eu goste?
    Um beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  9. Eu ri demais com seus gifs hahahaha.
    Fiquei querendo ler o livro só pela sua resenha, uma pena que não sou tão boa em inglês assim a ponto de ler um livro.
    Vou aguardar chegar ao Brasil kkkkkkkkkkk

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Lá vem você super empolgada com mais uma resenha de um livro que não tem aqui ainda hehe. Como disse na resenha do livro anterior, me interessei, mas vou aguardar lançar todos por aqui para ler. Fiquei interessada nesse Jogo dos Elementos hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza, tudo bom?
    Menina que sua resenha me fez correr na estante e já deixar o livro separado para a próxima leitura! Quantos surtos! Deve ser bom mesmo o_o
    Eu tinha ouvido elogios à história, mas deixei um pouco de lado porque não estava no feel pra fantasia. Agora que tô lendo Império de Tempestades pode cair bem.
    Oi personagem apaixonante? QUERO.
    Sua resenha ficou excelente, com certeza vou ler em breve!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi
    nem lembro da resenha do primeiro, mas pelo que li esse parece ser bom, e também parece ser cheio de aventura, fiquei curiosa com esse torneio que citou.
    Gostei dos gifs, as vezes só assim para expressar o que sente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!! Espero que chegue logo por aqui e gostei de saber da adaptação. Essa vibe torneio tribuxo tb me anime bastante!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Sempre que leio uma resenha fico com vontade de adquirir. A premissa me chamou muito atenção, e os personagens parece ser marcantes. Como sempre arrasando nas resenhas bjs flor

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  15. Bem, se existe uma lenda urbana de que a Record vai lançar o livro no Brasil eu não tenho nem pq chorar por não saber inglês e ter preguiça de ir atrás de saber hohohohoho Adoro os gifs, por mim vc se empolga mais hahah

    Jaci
    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Por mim pode colocar quantos gifs quiser, acho muito divertido, risos... Eu já estava com aquele sentimento, mas uma história fantástica que nunca irei conhecer porque não falo e não leio em inglês, e eis que você dá essa notícia no final!!! Tomara, ficarei torcendo para a editora publicar aqui, pois gostei muito da história. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza, tudo bem?
    Confesso que não lembro mais da resenha do livro anterior, mesmo assim consegui me situar. rsrsrsr
    Eu adoro Gifs e de vez em quando também uso nas minhas postagens!
    Vou esperar lançar todos os livros no Brasil para me decidir pela compra, pois ler em inglês é sofrimento pra mim rsrsrs
    Bjus lindona.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Opaaa! Eu acho que gostaria de ler esses livros. Esse e o anterior, mas preciso me organizar melhor quando o assunto é leituras porque estou com muito livro aqui para ler e nao seria saudável colocar mais na lista. kkkkkkkk Ufa...respirei. É bom rever personagens que gostamos, né? Acho essa gif meme que tu posta tao engraçada!
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu!
    MDS, TU JÁ VAI NO SEGUNDO. AFF
    NÃO LI NEM O PRIMEIRO. RECORD ME PASSOU A PERNA E NÃO ME MANDOU NA PARCEIRA T.T
    Eu acho essa capa feia KKKKK. Prefiro a no estilo da Record mesmo, confesso.
    Pulei algumas partes da resenha pra não levar spoler, MAS JA TO SURTANDO. VOCE TA ME LEVANDO A FALENCIA KKKKK

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu!
    MININA que continuação é essa? Parece que essa autora está se superando e adoro isso! Bem que previ essas atitudes egoístas da Lila quando li sua resenha do primeiro volume.
    Vou anotar a dica - de novo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  21. Olha to me coçando pra ler a resenha, masss, tenho medo de spoiler kkkkk , volto quando ler.

    https://nocasoumabookaholicblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)