Resenha #127: Boa Noite - Pam Gonçalves (Galera Record)

Título: Boa Noite
Título Original: ---
Autor: Pam Gonçalves
Série: ---
Páginas: 240
Ano: 2016
Editora: Galera Record
Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.


Quando Boa Noite foi lançado, todo mundo ficou bastante interessado em ler o livro. Eu, bem… Fiquei com um grande ponto de interrogação na cara porque, até então, nunca tinha ouvido falar na Pam. Sério… Não desistam de mim. Enfim, o lado positivo disso foi não ter minha leitura um tanto influenciada. No final, gostei da história, apesar de algumas ressalvas.

O maior motivo que me levou a ler Boa Noite foi o fato de Alina fazer um curso parecido com o meu - Alina faz Engenharia da Computação; eu, Ciência da Computação. Parece a mesma coisa, mas existem sutis diferenças, que são assuntos para outro dia. (Ou, se tiver curiosidade, só dar uma olhada nesse link aqui :) )

Voltando, eu achei bem interessante o fato de abordar o machismo presente em cursos com uma porcentagem maior de homens, se comparado com as mulheres. Graças a Deus eu posso dizer que isso não é o caso na minha universidade. Todos os homens - desde o coordenador até os alunos - são bem respeitadores, tratam as mulheres de forma igual, nos apoiam bastante e acham bem legal o fato de nós mulheres termos escolhido esse curso. A partir do caso mostrado no livro, também podemos ver o machismo presente contra os próprios homens que fazem curso com uma parcela maior de mulheres, como Psicologia ou Pedagogia, serem tachados como gays, por exemplo.

O livro é narrado em primeira pessoa por Alina, que é uma mocinha de fácil simpatia. Caloura na universidade e nova na cidade, de início ela é bem insegura e um tanto influenciável. Em algumas situações que Alina passava, me fez lembrar da minha época de intercâmbio, principalmente a questão de contar com seus amigos.

Gostei muito dos personagens secundários: os moradores da República das Loucuras e as outras meninas na turma de Alina. Gustavo, Manu, Talita e Bernando têm personalidades distintas, mas ofereceram uma grande amizade e um apoio para Alina nessa nova fase da vida.

Teve alguns que não me agradaram muito. Os colegas de turma de Alina deveriam ter sido mais explorados, tirando as meninas da sala. Creio que a autora quis focar tanto na situação das mulheres numa turma assim, que se esqueceu dos coleguinhas de turmas.

Outro ponto um tanto negativo é que o assunto realmente abordado na história demorou a aparecer. Até a metade do livro, vamos pensamos que é somente uma história de uma garota do interior que vai pra universidade e começa toda uma vida nova. Até aí, eu ainda não tinha achado nada que pudesse associar com o nome do livro. Foi quando o que ela realmente queria falar apareceu e tudo fez mais sentido. (Mas ainda assim não achei nada a ver com o título, mas tudo bem...)

O final foi um tanto quanto corrido, em relação a um monte de coisa. Como falei ali em cima, eu acho que se o assunto não tivesse demorado a ser abordado, acho que poderia ter um final menos corrido. Fora um certo relacionamento que foi mais instantâneo que miojo porque olha...

Apesar dos pesares, Boa Noite foi uma boa leitura, mas não boa o suficiente para ter causado todo alvoroço que causou.

27 Comentários

  1. Oie,
    pela capa eu não compraria, mas gostei bastante da premissa e resenha

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    Canal do Blog

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza!
    Hoje mesmo li uma resenha sobre esse livro. Antes dele eu também não conhecia a Pam, não se sinta sozinha! Hahahaha! Enfim... Lendo a outra resenha, eu fiquei curiosa em relação ao livro, aos temas abordados nele... Mas agora desanimei um pouco ao saber que o fato principal demora a acontecer, tornando o final meio corrido. Isso costuma me incomodar :/

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. {Leitora nova here! >.<}

    Achei bem interessante a resenha, porém não faz muito o meu estilo de livro :/
    Gosto mais de coisas com fantasia...

    Mas de qualquer forma aparenta ser uma boa leitura!

    Beijitos,
    Jullia Felibel

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luiza! Tudo bem? Acho que para um primeiro livros, as "falhas" dos livros são compreensíveis, né? Eu amei essa capa! <3

    Abraço

    https://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiê Luiza!
    Lendo a sinopse eu fiquei muito curiosa pela leitura, mas lendo sua resenha não fiquei tão empolgada assim, gosto de resenhas assim, cheias de sinceridade. Uma pena que o livro não tenha sido uma leitura tão boa como muitos falaram.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  6. adorei o tema pois as mulheres precisam de mais espaço pricipalmente em areas profissionais que ainda sao consideradas masculinas, somos capazes!! :) adorei!!!

    super beijo!

    http://www.jackblog.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oioi!! Ai Lu sinceramente esse livro não aguçou minha curiosidade... parece que não tem nada de muito especial, mas tenho que comentar que a capa é bem bonita! Quem sabe um dia eu dê uma chance à ele... Parabéns pela sinceridade, adoro suas resenhas

    Beijinho
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
  8. Apesar de não ser um livro que eu leria de cara, o fato de abordar temas como o machismo me chama a atenção. Adoro quando os livros se prestam a falar de assuntos sociais.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores, dividindo 4 livros.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde como cai? Confesso que ainda nao conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha, me encantou bastante a historia do livro.
    Lembrando que ta rolando um sorteio no blog de um kit capilar,
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Eu também não conhecia a autora ainda até ver o povo falando do livro. Como ganhei ele em um sorteio, assim que der eu vou ler ele, porque se não fosse por isso eu não teria muito interesse em ler ele não. Não vi nada nele que me chamasse a atenção.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu achei a capa linda, mas não seria o tipo de livro que eu leria, apesar de ter uma sinopse bastante interessante.
    Beijoos!
    Sonho Inverossímil

    ResponderExcluir
  12. Oi Lu, tudo bem?

    "Boa Noite' é um livro que está dividindo opiniões, mas a maioria que li foram como as suas. Acharam que a história correu um pouquinho e que a quantidade de temas explorados não foi bem abordado. Também não conhecia a Pam, então estamos no mesmo barco hahaha Conheci ela no finalzinho do ano passado!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li e ainda não tinha visto resenha dele em nem um blog. Não faz meu estilo de livro preferido. Pela sua descrição parece uma trama bem desenvolvida.

    http://pollyannamonyque.blogspot.com.br/
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu! Eu li da Pam o conto no livro Amor Nos Tempos de #Likes, é legal e depois até fiquei curiosa sobre o livro dela. Mas esta não é a primeira resenha que vejo que cita que os personagens não foram bem trabalhados e o assunto principal ficou meio perdido, assim no momento vou deixar na espera. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu.
    Primeiro de tudo queria te desejar feliz ano novo, estou meio atrasada, mas o que vale é o coração rs.
    Estou lendo esse livro agora, por enquanto tudo ok rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!! Nunca li nada da autora, mas confesso que fiquei bem curiosa pra ler esse, mas vou alinha minhas expectativas pra não rolar decepção rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Ah, eu daria uma chance, parece ser um bom livro. Mas não gosto muito de finais corridos. :(

    diamanteturquesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que pena que a história tem umas "falhas" marcantes, só fui ficar curiosa com a obra por ser sobre uma aluna de engenharia que nem eu (no meu caso a civil) e ver temas como o machismo sendo tratados, permaneço querendo ler a obra, porem vou com menos sede ao pote!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Luíza, tudo bem?
    Não conheço a Pâm, e também não tenho muita vontade de ler o livro dela.
    E após a sua resenha, pretendo continuar assim.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Confesso que não me animei mt pra ler não, rs Adorei sua resenha! Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  21. Acho muito legal essa variação do meu nome, minha mãe poderia ter pensado nisso ...
    Gosto quando a história trata um tema que é bastante presente na sociedade, eu já estive em um curso onde a maioria eram homens e apesar de ter uma parte boa (eu me sentia mais livre com relação a aparência, a prova de que mulher se arruma é para as outras mulheres haha) volta e meia surgiam questões colocando a prova da capacidade das poucas mulheres do curso, unicamente por ser mulher.

    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube


    ResponderExcluir
  22. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Ontem eu li uma resenha do livro que me deixou tocada e emocionada. Mas também já li algumas resenhas do livro que concordaram com você, que o livro não foi tudo isso que estavam esperando. Eu conheço e gosto muito do canal da Pam, ela é um amor. Apesar das ressalvas, quero ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já é a segunda resenha que vejo desse livro que falam que o final é meio corrido kkkkk acho que eu não gostaria de ler, embora o tema abordado seja bem interessante, o jeito que a história foi escrita não me agradou mto ;D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Eu curti este livro, não é um livro tipo que vai mudar sua vida, mas num todo ele é bom. E eu adoro esta capa. E o título realmente ate agora não entendi.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Lu!

    Eu vi muito falar sobre o lançamento desse livro. Mas foi a primeira vez que li a resenha. Confesso que fiquei um pouco desanimada para ler. Eu me arrisco a escrever algumas coisas, mas tenho consciência que está longe de ser algo bom para publicação. Acho que as vezes existe uma pressão tão grande das editoras ou dos autores, não sei, que as coisas poderiam ter saído melhor.
    Apesar de tudo, eu fico feliz pela temática abordada. E talvez eu leia um dia, mas um dia... rs

    beijos
    Psicose da Nina | Instagram

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu gostei muito desse livro, eu comprei apenas porque a capa me chamou a atenção e o preço que estava na Black Friday também. Aí, eu tive que comprar..
    Eu me apaixonei pela escrita da Pam, não vejo a hora de ler mais.
    P.S.: Eu não conhecia ela antes do livro! Não se sinta sozinha.
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Luiza,

    Não fiquei interessada em ler esse livro, embora as resenhas tenham sido tão positivas. Aliás, a sua resenha é uma das primeiras que leio que apresentam ressalvas em relação a leitura. Enfim, gostei da sua resenha apresentando esses pontos e acho mesmo que não devo ler.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)