Resenha #120: Coroa da Meia-noite - Sarah J. Maas (Galera Record)

Título: Coroa da Meia-noite
Título Original: Crown of Midnight
Autor: Sarah J. Maas
Série: Throne of Glass #2
Páginas: 406
Ano: 2014
Editora: Galera Record
Sinopse: Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas.
A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Antes de começar a resenha... Alguém me explica a necessidade de colocar o nome da série gigantão no meio da capa do livro e o título real bem minúsculo, quase invisível? 😒😒😒

Realmente 2016 foi ano das continuações para mim. Todo segundo livro de série que li até agora não caiu na maldição e isso me faz questionar se é o apocalipse chegando. Coroa da Meia-Noite, apesar de não ter sido uma das melhores continuações que li no ano, foi uma boa leitura.

É bem perceptível a evolução do ritmo da história, se comparando com Trono de Vidro. Apesar de acontecer um monte de vários nadas de pouca relevância, até quase o final, a história não fica cansativa.


Celaena continua com a mesma personalidade. Agora, ela faz de tudo para ganhar logo sua liberdade. Quer dizer, quase de tudo. A única coisa que me incomodou um pouco foi a contínua auto afirmação que ela sempre se fazia como a assassina de Adarlan. Miga, já entendemos. Muda o disco, per favore! Obrigada. Por nada. Pelo menos, toda essa auto afirmação vem seguida de algumas cenas que fazem bastante sentido sobre Celaena ser uma boa assassina (se é que isso pode ser um elogio). Mas, ao contrário do seu passado, agora ela utiliza de todo seu ensinamento assassino para defender aqueles que ela se importa.

No livro passado, tivemos o início de um triângulo amoroso. Bom, só foi o início mesmo porque nem o amor conseguiu se salvar aqui.

Dorian ganhou um pouco mais de destaque, ganhando o seu próprio plot e aos poucos deixando de ser a terceira ponta do triângulo. OK que eu achei um tanto nada a ver, mas essa desculpa colou. Creio que, por suas descobertas, ele terá um bom destaque nos próximos livros.

Desde o livro passado, eu me afeiçoei mais ao Chaol. Com sua proximidade com Celaena, podemos ver que ele já começa ter suas dúvidas quanto à lealdade cega para com o rei. Porém, um certo acontecimento faz com a confiança entre ele e Celaena se quebra para sempre. E foi bem aí que a bagaceira começou.

Particularmente, eu achei bem esfarrapado esse acontecimento ser o motivo de ruptura entre Chaol e Celaena. Eu fiquei com tanta raiva e chocadaney que na hora eu mandei um áudio no whatsapp pra uma amiga que também acompanha a série, colocando pra fora toda a minha revolta. Pode ter certeza que se eu visse a Sarah na minha frente depois desses acontecimentos, essa mulher iria sofrer algumas consequências. AMO O CHAOL E IREI PROTEGE-LO. Estou rezando para que tudo isso que ele sofreu não seja em vão. Pelo menos aqui ela não desconstruiu caráter de ninguém.

Enquanto Trono de Vidro se passava praticamente todo somente no palácio, aqui temos uma mudança de ares, com descrições da cidade. Fora que também ficamos sabendo um pouco mais sobre como o Rei conseguiu conquistar todo um território em um curto espaço de tempo, o que isso tem a ver com a banição da magia e também sobre o passado de Celaena.

Coroa da Meia-Noite conseguiu segurar as pontas abertas do livro anterior. Fechou algumas, deixou um grande final para ser explorado em Herdeira do Fogo.


Resenhas anteriores
Livro 1 - Trono de Vidro (Throne of Glass)
Livro 1.5 - A Lâmina da Assassina (The Assassin's Blade)

21 Comentários

  1. Oi Luh, eu quase comprei os livros no mês passado. A primeira vez que vi eles foi no canal da Pam, logo de cara eu me interessei pela história. Ainda não tive a chance de ler, mas espero conseguir fazer isso o mais rápido possível.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu,

    Eu só li Trono de Vidro, foi assim que saiu e depois com toda a espera das continuações eu fui esquecendo do livro e acabei por não comprar, mas vou, hj comprei dois livros da série, eu lembro que amei trono de vidro, mas vou ter que relembrar trono de vidro antes de começar este...
    Adorei a Resenha!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  3. Não sei Lu, não sei mesmo como explicar isso hahaha Acho que foi falta de noção de quem produziu a capa! Acho que essa série passou meio batida por mim... Não lembro de ter lido resenhas dela, devo ter lido, mas não lembro hahaha fiquei meio balança entre a vontade de ler e a frágil consciência de que já tenho uma lista monstruosa de coisas para ler e séries e sabe Deus mais o que hahaha Adoro ler suas resenhas Lu sempre me fazem ri mesmo quando estou meio pombo na vida!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lu.
    Não li os livros anteriores, mas li a resenha mesmo assim. Sou rebelde. haha
    A premissa dessa série é boa. Ademais, a mudança de ambiente promovida nesse livro parece ser bem pertinente.
    Fiquei com vontade de conferir a saga.


    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores, dividindo 3 livros.

    ResponderExcluir
  5. Eu vi TANTO booktuber gringo falar dessa série! E no início eu estava meio hesitante, só que eu estou cada vez mais tentada a lê-la... Nunca vi nenhuma resenha negativa desses livros.

    https://eujovemdemais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse, só o primeiro mesmo, mas assim como vc, eu também me afeiçoei mais pelo Chaol.

    Apos ler a sua resenha, necessito continuar com a série, porém os valores desses livros são tão caros, que desanima.

    Beijos,

    Débora | www.emcadapagina.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    li este livro faz duas semanas e também gostei bastante.
    A história esta muito boa neh?
    Doida para ler logo o próximo

    bjos
    Blog Vanessa Sueroz
    3 livros por 20 reais

    ResponderExcluir
  8. Provavelmente o título da série gigante desse jeito foi algo estratégico de marketing, mas né, como as capas seguem um padrão, era só somar 1 mais 1, não precisava disso mesmo haha devia ser o contrário, o nome da série lá em baixo.
    Esse ano eu também li várias continuações, mas não tive a mesma sorte que você, teve segundo volume que eu quis tacar fogo, então estamos a salvo do apocalipse por enquanto hahahaha fico feliz por Coroa da meia noite não ter caído na famosa maldição!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lu.
    Li apenas o comecinho por causa dos spoilers.
    Todo mundo fala tanto dessa série de livros, mas até hoje não li.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Ainda não li nenhum da saga, mas parece ser bem interessante, não li o post inteiro por causa dos spoilers, vou colocar na minha wishlist, beijos minha linda, adorei seu blog!

    https://sejaumunicornio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Resenha ótima gostei da dica, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  12. Oi, Lu.
    Vou falar a verdade e confessar que nem de longe esse livro me chamou atenção. Eu não curto distopias, nem a pau e isso é um fator enorme que me leva a não querer embarcar nesse tipo de leitura.
    Quem sabe um dia?
    Beijocas, Leitora Encantada
    Participe do Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  13. A capa do livro é foda!! Gostei muito da resenha, achei diferente.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie Luiza =)

    Morro de vontade de começar essa série, mas confesso que a preguiça fala mais alto rs... Tenho tantas séries para terminar e o fato de começar uma nova que já está no meio do caminho sempre acaba me desanimando um pouco.

    Mas pretendo um dia dar uma chance para ela com certeza, já que pelas resenhas ela possui todos os ingredientes que curto em uma boa fantasia.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Já me apaixonei pela capa.
    Depois dessa resenha eu vou ler o volume 1 e o 2.
    Tenho certeza que vou gostar.
    Mesmo assim, quando ler voltarei aqui para te contar o que achei.
    Beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  16. Não li nadinhaa dessa série, mas parece ser bem interessante. Não pegaria para ler no momento porque estou evitando séries. Vamos ver se fecho o ano com pelo menos 40 livros lidos...tá osso, esse ano foi péssimo para euzinha.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, eu ri com a questão do título heheheheheheh não saberia te explicar pq eles fazem isso kkkkkkkkkk Não comecei essa série ainda, mas o fato de não cair na maldição já me deixa mais animada!!!

    Adorei a resenha!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    É verdade, geralmente eles destacam o nome do livro e não da série. Prometi a uma amiga que começaria a ler essa série ainda esse ano, ela elogia tanto. Que bom saber que o livro não caiu na maldição. Estou louca para ler a série e você me deixou mais empolgada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi querida,
    Eu estava interessada nesse livro. Fui levada a ler o primeiro por causa de uma resenha que li aqui ♥

    Esse livro é bem diferente do primeiro, mas como disse, ele resolve alguns acontecimentos que o primeiro livro deixou solto. Por um lado eu gostei, mas tem aquele lado que não gostou da demora.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lu. tudo bem?
    Confesso que já conhecia a série mas não tinha me chamado tanta atenção assim. Depois que li sua resenha fiquei com vontade de ler e adivinha? Já está na minha listinha de livros. Não sei quando lerei mas quero pra logo.
    Aproveitei pra fazer uma visitinha e seguir seu blog pra acompanhar as próximas novidades.
    beijinhos.

    https://leiturize-se.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)