Resenha #88: Harry Potter and The Cursed Child - JK Rowling, Jack Thorne, John Tiffany (Scholastic Inc.)

Título: Harry Potter and The Cursed Child
Título Original: ---
Autor: JK Rowling, Jack Thorne, John Tiffany
Série: Harry Potter #8
Páginas: 320
Ano: 2016
Editora: Scholastic Inc.
Sinopse: Sempre foi difícil ser Harry Potter e não é muito fácil agora, já que ele é um funcionário cheio de trabalho no Ministério da Magia, um marido e pai de três crianças na idade escolar. Enquanto Harry luta com um passado que se recusa a ficar onde pertence, seu filho mais novo, Alvo, precisa lidar com o peso de um legado de família que ele nunca quis. Enquanto passado e presente começam uma sinistra fusão, pai e filho aprendem uma verdade desconfortável, pois a escuridão vem de lugares inesperados.


Devo dizer a vocês que está me doendo na ALMA escrever essa resenha. O que era pra ser uma leitura prazerosa e nostálgica se tornou uma das piores leituras que tive nos últimos tempos.

Quando foi anunciado a peça Harry Potter and the Cursed Child, os potterheads piraram. Afinal, sempre queríamos mais sobre Harry Potter. Quando saíram as fotos dos personagens, eu chorei lá em casa porque não ia poder conferir a peça. Bom… Acho que foi melhor assim.

O plot principal da história é Alvo Severo (até hoje não me conformo com esse nome TERRÍVEL) e Scorpio (filho do Draco) voltarem no tempo e salvarem Cedrico da sua morte.

Primeiramente, eu devo deixar claro que o meu problema não foi com o formato do texto - roteiro de peça de teatro. Eu já li alguns livros no estilo e isso nunca foi um problema pra mim. Eu também tenho em mente que quem escreveu o roteiro foram Jack Thorne e John Tiffany, mas a JK deu seu aval. O meu problema mesmo foi com a história e os personagens.

O livro/a peça é dividido em duas partes. A primeira parte ainda tem um quê de nostalgia, mas é na segunda que a vaca vai pro brejo, rolando e bonito.


Os diálogos são estranhos e sem pé nem cabeça. Tem uns cortes abruptos à la Batman Vs Superman (sim, eu gostei do filme, mas eu tenho de concordar que os cortes não foram dos melhores) que te deixam realmente confusos. Não lembra nem de longe os diálogos dos personagens nos livros. Fora falas que realmente eu nunca imaginei que sairia da boca de alguns personagens.

Já os personagens… Nem Jesus na causa, gente. Sério. Nossa, eu fiquei bastante triste ao ver como construíram os personagens aqui, principalmente o Rony. Não consegui me afeiçoar a nenhum deles, exceto Scorpio, que foi o único motivo de eu ter conseguido terminar de ler #SóScorpioSalva

Quanto ao plot de salvar Cedrico, só isso já era uma coisa muito nada a ver. Aí, eles me surgem com um outro plot muito mais nada a ver e que me deixou WTF e realmente sem acreditar que estava lendo aquilo mesmo.

Resumindo, galera... Esse livro foi uma fanfic muito mal escrita. Sim, isso mesmo. Ele parece mais uma fanfic. Nem sei se posso comentar assim porque eu já li fanfics de Harry Potter bem melhores que esse livro. Foi uma coisa sem pé nem cabeça que eu me recuso a acreditar a JK aceitou isso. Só podia estar sob a maldição Imperius. Só assim para ela assinar isso.

Desculpas se matei o sonho ou a vontade de alguém, mas eu precisava desabafar sobre esse livro.

Não estou zangado, só desapontado

23 Comentários

  1. nossa!! também já tive leituras assim...esperamos tanto e nos decepcionamos ...
    amei a sua resenha,já nem vou comprar mais esse livro.
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca fui fã de HP, mas é triste ver que a série teve uma queda tão grande, principalmente uma série que tem o amor de milhões de pessoas.
    Eu sou da opinião que se a série está fechada, ela está fechada. Quando tentam mexer, boa coisa nunca sai. Está aí mais uma prova.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de setembro. Serão três vencedores, cada um ganhando dois livros.

    ResponderExcluir
  3. Ah gente, nem acredito nisso, estou ansiosa pela leitura e por enquanto só li críticas negativas, é péssimo ver uma história perdendo todo o seu brilho e magia.
    Te seguindo como Art of life and booksArt of life and books

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu,

    Fraco?
    hehehe Amei sua resenha, uma pena que avacalharam o livro, eu estava com expectativas altas, rsrs

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  5. Caramba, não acredito que acabaram com a história! Que decepção pros fãs de HP! Bati o olho nesse lance do Cedrico e já pensei wtf?? Que pena saber que daí por diante o livro só desanda. Ainda vou arriscar na leitura, mas com um pé beeem lá atrás.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza! Tudo bem? Socorro, menina! Estou chocado com essa resenha! E olha que nem sou fã de Harry Potter... Será que o livro não funcionou por ser uma adaptação da peça ou por ter uma história fraca mesmo? Eis a questão rs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. NUNCA DÁ CERTO QUANDO EXPLORAM DEMAIS ALGO, ACABA TIRANDO TODO O BRILHO E ENCANTO, É UMA PENA QUE SE FRUSTROU. BJOS!

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  8. AI JESUS
    agora tô com medo de ler o livro. Tava toda animadinha desde o lançamento, mas agora tô apreensiva ._. ainda acho absurdo não ter sido a JK que escreveu. Mulher, vai trabalhar em livro novo de HP u.u

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  9. Estava muito a fim de ler, mas depois dessa nem sei se quero mais hahah. Sério. Obrigado pela sinceridade. Vou investir a grana em algo mais proveitoso.

    www.pampilho-ordinario.com

    ResponderExcluir
  10. Tô off dos rolê de HP pq nunca li a série (I KNOW) ou terminei de ver os filmes (I KNOW), massss... quando li a parte do Cedrico, só pensei "gente, deixem ele lá com a Bella e pronto, segue vida" hahaha Sobre a JK ter assinado, ficam as conspirações.
    Pelo menos rolou uma muvuca interessante (e lindona no estande da bienal) pelo lançamento do livro ^^

    Kleris
    Dear Book www.dear-book.net

    ResponderExcluir
  11. Olá, Luiza.
    Não sabia que não tinha sido escrito pela J. K. Ah, nem sei se quero ler mais. Já estava chateada de ser em formato de roteiro, que não gosto muito. Agora então vou repensar se quero comprar. Acho que vou conseguir emprestado para ver se vale a pena mesmo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi
    pena que não gostou da história, vi tantos falando que eu pensei que seria um livro incrível e pelo que você falou sobre salvar o cedrico achei nada haver também, podiam ter criado algo mais , mas que bom que foi sincera a respeito da leitura.

    Oi
    eu gostei da sua opinião sobre esse assunto, e acho que os livros devem ter sua classificação definida para faixa etária, uma vez li um livro nem tinha violência e parecia ser algo lúdico, um romance fofo e talz que envolvia fada, mas quando comecei a ler cheio de cenas de sexos, fiquei até imaginando uma jovem de 10, 13 anos pegando para ler imaginando que fosse outro tipo de história.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oie Luiza =)

    Bem ... estou vendo todo mundo meio decepcionada com esse livro mesmo =/
    Confesso que eu tenho medo de ler e acabar perdendo um pouco do meu encanto pela série. Mas pretendo ler em breve, e espero não me decepcionar por que de verdade isso vai partir meu coração Potterhead.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Bem, então ainda bem que não foi escrito pela J. K. né, pelo menos assim não queima o filme dela, hehe.

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Luiza, tudo bem?
    Sério que o livro é tão ruim assim? Agora desanimei completamente haha. É triste quando uma leitura dos decepciona assim. Eu ainda vou tentar ler, até porque quero ter todos os livros relacionados a HP, mas minhas expectativas agora estão beeem mais baixas rs.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii,
    eu nunca gostei muito de Harry Potter, mas é triste ver os fãs que se animaram tanto por um tipo de continuação (não deixa de ser né), e no final ser decepcionante desse jeito. Eu não gosto quando crio MUITA expectativa numa leitura e no final ela acaba me decepcionando, na realidade, acho que ninguém gosta, né!?
    Mas como no teu último post, acho que HP já deu o que tinha que dar né!? Mesmo que não tenha sido escrito pela J.K.Rowling, ela deveria já saber que sempre que se faz muita coisa sobre uma única série, no final acaba estragando a magia dela.
    Beijão,
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Confesso que só vi apenas alguns filmes do HP, e sempre achei incrível. Por mais que todos os fãs querem que tenha uma continuação é triste ver uma história ruim, sendo que tudo foi tão bom.. antes não lançar..

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu,
    Que pena que o livro não é bom :(
    Realmente estou com um pé atrás de ler esse e acabar me decepcionando.
    Mas vamos tentar né?
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  19. Ain, mesmo assim quero ele pra ontem!!! :)
    Abraços, ótima resenha
    www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ola Lu,
    Nossa que coisa, fiquei chocada! Eu comprei o livro no lançamento mas ainda não li. Estava com tanta expectativa, tomara que não me decepcione muito.
    Beijos!

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Luiza!
    Uma tia leu e me contou tudo e também não curti. Não posso dizer que me empolguei antes mesmo de saber mais da história, pois eu acho que HP fechou perfeitamente, ai ainda voltarem pra salvar o Cedrico e a outra treta que acontece depois foi demais para a minha cabecinha.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

    ResponderExcluir
  22. Adorei tua resenha, li ela no Skoob. Postei a minha lá também.

    Para enterrar qualquer vontade que os leitores deste blog ainda tenham de ler essa bomba, digo, essa peça, aqui vai o link da minha: https://www.evernote.com/shard/s648/sh/d96f4d85-b5c2-4e90-88fd-54c26e458713/ee1a08803b3b8834e4c1b060056c166d

    E a versão spoiler-free que postei no skoob:

    "Harry Potter and the Bad Fanfiction" ou "Como Rowling assinou este livro?"


    Essa peça infelizmente é Canon no universo de Harry Potter - isto é, é oficial e supostamente deveríamos ter no nosso íntimo que o que ela conta foi o que realmente aconteceu após Deathly Hallows. A parte boa é que no nosso íntimo podemos acreditar no que bem entendermos e não há nada que os criadores dessa tristeza de obra possam fazer a respeito.

    Minhas críticas limitam-se à (ausência de) qualidade desse script. Não critico o fato de não ser uma novelização. Dadas as circunstâncias, era lógico e razoável que a história fosse publicada nesse formato. Durante séculos lemos Shakespeare assim e ninguém acha ruim (porque Shakespeare, diferentemente do responsável por Cursed Child, era um gênio - e seus roteiros nunca precisaram dos atores e cenários para mostrar isso. Então não use ''ahhh, mas e no teatro, será que faz mais sentido'' como argumento, PORQUE NÃO).

    Aqui encontramos diálogos hiperexpositivos, com frequência acontece de optarem por fazer os personagens repetirem à exaustão aquilo que deveríamos conseguir notar sozinhos, como os daddy issues de vários personagens, que preferem DIZER que possuem daddy issues ao invés de nos mostrar isso de forma orgânica por meio das relações interpessoais.

    Personagens são brutalmente descaracterizados. A maioria deles. É difícil achar alguém que age como teria agido caso Rowling tivesse escrito este roteiro.

    Magias e instrumentos mágicos fucionam na forma oposta de como funcionavam nos livros originais, e ninguém sequer acha isso estranho, evidenciando que são utilizados à conveniência de Jack Thorne, que escreveu o roteiro, sem compromisso algum de coerência com as obras que servem de base.

    Esta peça não é baseada nos livros de Harry Potter, mas nos filmes. O que existe nos filmes existe aqui, o que existe só nos livros, esqueça.

    Ron é tão estúpido que só falta babar.

    Os diálogos são terrivelmente mal escritos.

    As cenas foram boladas só para darem bons espetáculos de efeitos especiais no palco, não para fazerem sentido ou desenvolverem bem os personagens.

    A peça não tem momentos emocionantes: tem momentos de fan service feitos para emocionar os fãs e levá-los às lágrimas, sem real desenvolvimento da história ou dos personagens. Ela poderia vir acompanhada de uma cebola para o leitor descascar: o efeito seria semelhante.

    A peça não confia na própria capacidade de erguer-se sozinha como continuação de Harry Potter, portanto revisita tudo que aconteceu antes e não propõe nenhuma continuidade para o futuro.

    E por aí afora.

    .
    .
    .

    Enfim, fiquei muito decepcionada de ver a nota do livro no skoob e tanta gente dizendo que foi mágico, que foi como revisitar o mundo de HP, etc... Fico triste de ver que os fãs de HP não têm senso crítico com as obras canon. Fico contente de ter achado alguém cuja reação foi semelhante à minha.

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiza, tudo bem?
    Ainda bem que não comprei. Quando eu soube do lançamento fiquei muito a fim de conferir, principalmente por esse lance da peça. Mas conforme fui lendo alguns comentários em grupos que participo, fui me desencantando e resolvi não arriscar. Muito triste quando nos decepcionamos assim com algo em que colocamos tantas expectativas.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)