Resenha #82: It Ends With Us - Colleen Hoover (Atria Books)

Título: It Ends With Us
Título Original: ---
Autor: Colleen Hoover
Série: It Ends With Us #1
Páginas: 386
Ano: 2016
Editora: Atria Books
Sinopse: Lily nem sempre teve tudo fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar duro para ter a vida que ela quer. Ela percorreu um longo caminho desde a pequena cidade no Maine, onde ela cresceu - ela se formou na faculdade, mudou-se para Boston, e começou seu próprio negócio. Então, quando ela sente uma faísca com um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo na vida de Lily de repente parece quase bom demais para ser verdade.
Ryle é assertivo, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante, e tem um fraquinho total para Lily. E a maneira como ele fica bem de uniforme não é nada mal. Lily não pode tirá-lo da cabeça. Mas aversão completa de Ryle aos relacionamentos é preocupante. Mesmo enquanto Lily encontra-se tornando-se a exceção à sua regra de "não namoro", ela não evitar de se perguntar o que o fez assim no primeiro lugar.
Perguntas sobre sua nova relação começa a sugir, assim como pensamentos de Atlas Corrigan - seu primeiro amor e um link para o passado que ela deixou para trás. Ele era sua alma gêmea, seu protetor. Quando Atlas de repente reaparece, tudo que Lily foi construindo com Ryle está ameaçado.


Isso para aqui. Com você e eu. Isso termina conosco.*

Não é segredo de ninguém que, nesse ano, Colleen Hoover se tornou uma das minhas autoras favoritas. Ela não entrou no rol de autores que eu devo ler todas as obras - porque nem todas chamam minha atenção -, mas as que li, exceto por Métrica, foram leituras que realmente mexeram comigo.

Quando eu penso que a mulher não pode fazer mais nada que possa mexer comigo, ela me prova o contrário e faz. Assim foi o que aconteceu com It Ends With Us. Ele só não desbancou O Lado Feio do Amor porque realmente esse livro é O livro dela que me abalou as estruturas.

Com certeza essa é uma das resenhas mais fáceis e, ao mesmo tempo, difíceis que escrevi na vida. Fácil porque eu sei exatamente o que vou escrever sobre o livro, mas difícil porque não posso falar nada sobre o livro por motivos de ser spoiler. Fácil novamente porque comecei a escrever essa resenha enquanto ainda estava na leitura. Era como se eu precisasse por alguns sentimentos pra fora antes de continuar.

A princípio, pela sinopse, eu achei que esse livro seria uma mistura de O Lado Feio do Amor com Confess. E foi, até um certo momento. Foi então que o mundo deu uma volta loucassa de 360 graus, do tipo WOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOW e me deixou gritando “PARA QUE EU QUERO DESCER!”. Porque o que aconteceu é algo que ninguém prevê que vá acontecer com a sua pessoa.

Às vezes, as coisas que mais lhe importam também são as coisas que mais lhe machucam.*

Na sinopse, quando vemos os nomes dos personagens - Lily, Ryle e Atlas - a primeira impressão é que vai rolar um triângulo amoroso na história. Eu ignorei esse fato porque sei que nada é muito fácil em um livro da Colleen e espero que vocês ignorem também quando forem ler. A história vai muito mais além de um triângulo amoroso.

It Ends With Us é a história de uma mulher forte e batalhadora que, de repente, se vê vivendo situações de um passado que aconteceu com alguém bem próximo dela e tendo que tomar decisões que irão afetar a vida de todos ao seu redor. Como Lily repete no livro: ela só tem de continuar a nadar.


Ryle e Atlas possuem marcas no seu passado que, com certeza, moldaram seu presente e futuro. Porém eu acho que não devemos deixar alguns acontecimentos do passado justificar o que fazemos agora. Bom, um deles tem essa "desculpa", mas claro que não vou dizer quem é. Colleen soube construir os dois homens da vida de Lily de forma apaixonante e como eles impactaram na sua vida.

Não existe isso de pessoas más. Nós somos somente pessoas que às vezes fazem coisas más.*

Sobre o quote acima, eu tenho de discordar um pouco. Sim, existem pessoas que dão alguns closes errados na vida. Ninguém é completamente perfeito. Mas existem pessoas que são más sim e não há o que defender nelas. Eu fico em cima do muro sobre se as pessoas nascem más ou se tornam más durante a vida, mas o fato é que, infelizmente, existem pessoas assim.

Falando em pessoas, eu acho muito magnífico como a Colleen construe alguns personagens secundários para serem uma espécie de rocha para as protagonistas. Em O Lado Feio do Amor, tivemos a amizade linda entre Cap e Tate; aqui, temos outra amizade de ser objetivo de vida entre Alyssa - irmã de Ryle - e Lily.

Alyssa tinha tudo para ser um personagem que iria dividir opiniões, mas ela representou um grande papel na história toda. Alyssa, além de irmã de Ryle, se tornou a melhor amiga de Lily. Eu amei o jeito como ela sabia separar os papéis de irmã e amiga. Sim, ela ama Ryle de todo o coração, mas ela também não deixa de falar algumas verdades sobre ele, mesmo que isso doa nela mesma.

Imagine todas as pessoas que você encontra na sua vida. Existem tantas. Elas vêm como ondas, indo e voltando com a maré. Algumas ondas são bem maiores e causam mais impacto que outras. Às vezes as ondas trazem com elas coisas do fundo do mar e elas deixam essas coisas na costa. Impressões nos grãos de areia que provam que as ondas estiveram aqui, logo depois da maré recuar.*

Um espaço para comentar sobre o marido de Alyssa - Marshall. Só quero dizer que um dia ainda vou ser que nem esse homem: criarei um aplicativo pra ficar riquissíma e trabalharei de casa, no meu pijaminha super confortável.

Geralmente eu nunca leio a nota que os autores colocam no final do livro, mas algo na história me fez decidir ler. Como a própria Colleen avisa, leiam depois que terminaram o livro, pois pode conter spoilers. Enfim… Acho que nunca fiquei tão mexida com uma nota antes. Essa mulher tem o dom de escrever palavras que mexem com a gente. Na moral. Como em um dos quotes acima, Colleen foi uma grande onda que passou e está passando na minha vida.

Infelizmente, esse livro ainda não tem previsão de ser lançado aqui no Brasil, mas como todo os outros, eu indico que leiam. Leiam e reflitam sobre a história. It Ends With Us vai te deixar pensando e pensando que é sempre muito fácil julgar alguns acontecimentos quando estamos observando de fora.

Você pode parar de nadar agora, Lily. Finalmente alcançamos a costa.*

*Traduções feitas por mim

24 Comentários

  1. Oie,
    bem legal, realmente falou triangulo amoroso eu iria fugir, mas gostei do seu aviso.
    Pena que não vai lançar aqui tão cedo

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Lu

    Que capa é essa??? Só pela capa esse livro ja merece um lugar na prateleira...haha. Se não me engano, aqui aonde moro esse livro será publicado só em 2017, sabe Deus em que mês.
    Bem, de qualquer maneira ja tenho ele anotadinho na lista, ja que uma das coisas que quero é conferir alguns livros da autora. O fato de ser autoconclusivo me anima ainda mais

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu. Tudo bem?
    Eu já estava bem ansiosa para ler esse livro desde que começou a ser divulgado, agora então nem se fala.
    Muita gente tem esses traumas quanto à triângulos amorosos mas eu não me incomodo muito com isso não, mesmo se Atlas e Ryle fossem esses concorrentes" eu não ligaria.
    Que bom que curtiu tanto a leitura, ainda não li nada da autora mas já quero começar por esse <3

    Um beijo!
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    CH sempre arrasando, né?
    Li apenas um livro dela, mas os outros estão na minha lista. Uma coisa que ando percebendo muito é a habilidade dela de criar personagens femininas.
    Pelos comentários, sou uma das poucas que não se chateia com triângulos amorosos, hahah.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  5. Já vi que vou amar!
    Eu havia visto a sinopse dele em algum lugar, mas não tinha me interessado, mas depois de ver sua resenha <3 Já quero!!

    Beijos linda,
    ♡ Com Suspiros ♡

    ResponderExcluir
  6. Oi
    até hoje só li um livro da autora e gostei, as resenhas que anda fazendo dos livros dela me deixam curiosa, espero que esse seja publicado logo, a história parece ser bem envolvente, adorei a resenha.
    Respondi a TAG que você me indicou.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu!
    Nunca li nada da autora, mas tenho vontade. "O lado feio do amor", inclusive, é um dos livros da minha lista de desejados. Gostei muito desse último quote que você selecionou.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Poxa, eu nunca li nada da autora, mas a cada resenha sua sei que preciso de ler urgentemente! Quem sabe com o sucesso dela e do livro a gente não demore muito pra ver por aqui!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Com certeza quero ler e torço para que seja lançado aqui no Brasil.Adoro essa autora <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei a indicação! Sou fã dessa autora.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha!
    Parece ser um livro ótimo. Obrigada pela indicação.

    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, tem que lançar mesmo aqui e logo. Parece ser daqueles livros que nos deixam com uma bela ressaca literária. Beijos ♥️

    BLOG LITERÁRIO 2

    ResponderExcluir
  13. Já cansei de falar aqui no seu blog que preciso ler todos os livros da Colleen o mais rápido possível, rs. Esse em especial, a Colleen tem falado tanto dele, parece ser algo totalmente surpreendente e que vai te deixar no chão msm!
    Ótima resenha Luiza!
    Bjs
    hhtp://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu! Eu preciso ler algo da autora, cada vez que leio uma resenha aumenta minha vontade em conhecer sua escrita. Uma pena não ter sido lançado no Brasil.
    Beijos
    Lua Literária

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luiza! Eu li pela primeira vez um livro dessa autora esse ano porque realmente me interessei, o que não aconteceu com "O Lado feio do amor", que até hoje não quero ler e até métrica que também não me desperta.
    POderia dizer que pela sinopse esse também não chamou minha atenção, mas acho que vou confiar na sua resenha e dar uma chance para ele caso seja lançado no Brasil porque não leio inglês, sinto muito (rs.).

    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!

    Adorei sua resenha e adicionei na minha lista de desejados.

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu, tudo bem?
    Mais uma resenha pra acabar com meu psicológico. Eu aqui ruim pacas de inglês e vem você com uma resenha de um livro que desde que eu soube do lançamento fiquei muito a fim de ler. Como faz agora?
    Nem preciso dizer que vou ficar aqui implorando pros deuses da literatura, que alguma editora traga logo pro Brasil. Vai que dá certo... rsrsr
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei a premissa do livro, a capa e sua resenha!
    Não li nada de Coleen Hover por falta de oportunidade, aliás nem tenho livros dela, vou ver se acho para baixar no Kindle.

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/08/resenha-felicidade-incuravel-fabricio.html

    ResponderExcluir
  19. A Collen é minha autora favorita EVER!!!
    Não vejo a hora dessa obra vir para o Brasil, estou louca pra ler.
    A Colleen é uma autora que eu pretendo ler todos os livros lançados! haha

    Beeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, Luiza.
    Acho melhor você parar com isso. Vem aqui, assanha a gente e depois fala que não tem previsão para o livro vir para o Brasil. Assim não dá hehe. Fiquei bastante interessada na história. Não sou fã ainda da autora mas gostei muito de um livro dela que eu li. E concordo com você, acredito que existem pessoas más sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda estou querendo que Colleen Hoover torne-se uma das minhas autoras favoritas, guria, eu ainda não li naaaaada dessa mulher!!! Que capa mais perfeita, seria bom se fosse publicado aqui no Brasil com a mesma capa...

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Lu! Já leu? Pelo que vi na resenha acho que vou amar, O Lado Feio do Amor é realmente espetacular e acho que este aqui é bem próximo na qualidade, tomara que chegue logo aqui.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu,
    A Colleen arrasa sempre, já li todos dela fora esse e posso dizer que sou fã de carteirinha. A minha unica tristeza é que não consigo ler em inglês hahaha então vou sofrer um pouquinho esperando a tradução.
    Estão dizendo por ai que esse é um dos melhores livros dela, e é isso que eu mais gosto na escrita, quando você está lendo e Bowww acontece algo que você fica chocada.
    Eu não preciso desse livro, eu necessito *-------*
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  24. Não li nada, passei batida! Só vim falar que esse selo de escândalo nem me deixou mais ansiosa... imagina!
    Quando eu fizer a leitura eu volto aqui pra ler sua resenha! Hahahaha


    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)