Resenha #80: Extraordinário - R.J. Palacio (Intrínseca)

Título: Extraordinário
Título Original: Wonder
Autor: R.J. Palacio
Série: ---
Páginas: 320
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.


- Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário.

Acho que era uma das poucas pessoas desse mundo que ainda não havia lido Extraordinário. O mesmo que aconteceu com Como Eu Era Antes de Você, aconteceu com esse livro: não queria ler. Recentemente bateu a vontade e, quando terminei a leitura, tive certeza que o li num momento certo.


Creio que o Auggie foi um dos personagens mais fortes que já encontrei nesse mundo literário. Com apenas 10 anos, ele já enfrentou tanta coisa nesse mundo que eu acho que nem chego na metade e nem sei que conseguiria enfrentar como ele enfrentou: com uma garra, força de vontade e coragem que poucos conseguiriam.

Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelos menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

Auggie tinha tudo para não ser uma criança feliz, mas ele não deixou que sua deformidade interferisse na sua infância. Percebemos que ele é um garoto gentil, amavél, engraçado e super amoroso com as pessoas de sua família.

O que mais gostei ao ler Extraordinário é como esse livro nos faz refletir nossas reações quando vemos pessoas que nos são diferentes. Sim, porque elas podem ser diferentes  para nós que estamos de fora. Porém para sua família e si mesmo, elas são como eu e você: normal.

Quem conta nara boa parte do livro é Auggie, mas temos alguns pedaços contados por Via (irmã de Auggie), Jack e Summer (amigos de Auggie), Justin (namorado de Via) e Miranda (amiga de Via). Eu achei bem legal porque assim podemos ter uma visão de como as outras pessoas veem e tratam o Auggie. Comentários que ouvem quando Auggie não está por perto.

Quanto às pessoas rodeiam Auggie, não creio que poderiam existir pessoas melhores para isso, principalmente Via, Jack e Summer. Claro que, por serem humanos, eles dão alguns closes errados, mas os closes certos superam tudo isso.

Uma coisa é muito certa: nunca reagimos como achamos que vamos reagir quando olhamos pessoas deficientes pela primeira vez. Em alguns momentos da leitura, eu tive vergonha de mim mesma porque alguns acontecimentos narrados eu tenho certeza que fiz na vida. Todos fizemos, mas muitos não coragem de admitir.

O livro traz muitas mensagens que são para levar pra vida. Eu escolhi dois quotes que me chamaram bastante atenção e podem ser encaixados na realidade que vivemos.

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

- Sempre haverá idiotas no mundo, Auggie - falou, olhando para mim. - Mas seu pai e eu acreditamos, de verdade, que há mais pessoas boas que más na Terra, e que as pessoas boas olham umas pelas outras, cuidam umas das outras.

Na minha opinião, esse livro tinha de ser leitura obrigatória nas escolas. Crianças podem ser cruéis quando querem e esse livro ajudaria a mostrar que, só porque alguém - criança, jovem, adulto, idoso, alien - tem alguma deficiência, não significa que eles não sejam pessoas como a gente.

Extraordinário está sendo adaptado com Jacob Tremblay no papel de Auggie, Julia Roberts como sua mãe e está sendo dirigido por Stephen Chbosky - autor de As Vantagens de Ser Invisível e diretor da adaptação. Sua data de estreia está prevista para 07 de abril de 2017.

27 Comentários

  1. Oi, Lu!
    Esse livro é maravilhoso! Que bom que leu e gostou. Nunca li uma resenha negativa a respeito dele. Auggie é um menino incrível!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lu.
    Já li a obra e amei. Esse livro traz lições maravilhosas, belíssimas e nos toca de uma forma incrível.
    Realmente merecia ser leitura obrigatória nas escolas.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir
  3. Comigo aconteceu o mesmo, sabe, Lu? Eu não queria ler esse livro, algo me dizia que não... mas aí, de repente eu achei ele na estante. E li no momento certo! Adoro quando isso acontece., Acho que cada livro tem um momento certo para ser lido e apreciado. :)
    beijos
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ah esse livro mexe demais com meu coração! Adoro ver resenhas sobre ele e relembrar essa historia tao linda!

    Beijinho
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Esse é um dos melhores livros existentes nessa vida, socorro! Deveria ser leitura obrigatória nas escolas mesmo, certeza.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu, tudo bem?
    Eu me sinto um ET por não ter curtido esse livro :(
    Claro que eu acho sim que ele tem ótimas mensagens, é um livro com uma história linda e que pode ensinar muito. Não nego nada disso. Mas achei ele chato, a narrativa, o jeito, sei lá. Não me envolvi.
    Não funcionou bem comigo. Mas estou bem ansiosa pelo filme. Acho que vou gostar bastante dele, já que como disse, a história e mensagem são muito bonitas.
    Beijoos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha!!! Ainda estou lendo esse livro, está quase acabando, mas já amei!! Adorei o post flor! Beijos!! =*

    www.lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  8. Olá, Lu!
    Me sinto alienígena por ter lido e não gostado tanto. Não sei, acho um livro bom (tua ideia de ser leitura obrigatória é demais!) mas não consegui ter apego ou até mesmo idolatração por ele, sei lá uahsuahs

    ENTRETANTO • INSTAGRAMTWITTER

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu me sinto um extraterrestre em relação a esse livro, porque comecei a ler, mas parei logo no começo, a leitura não fluía mais. Vou tentar dar uma nova chance, porque já que todo mundo gosta dele, não é possível que eu vá ser a única que não vou gostar rs


    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Agora eu devo ser a única que não leu, já que vc passou para o outro lado rsrsrsrs Ainda vou encontrar o meu momento certo pra ler! Mas com certeza verei o filme ano que vem hehehehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Oi Miss Todynho,
    Eu já tinha lido sobre o livro, mas não sabia tanto assim sobre o livro e nem sobre a história.
    Adorei a resenha, e a sua foto ficou linda ❤

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza!
    Esse livro é tão amor! <3 Eu o li beeem dps da modinha tbm, e é uma leitura maravilhosa. Tbm concordo que deiva ser obrigatório nas escolas.
    E sim, o Auggie é um personagem tão forte pra uma criança! A autora fez um ótimo trabalho!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu! Eu não li ainda e hoje mesmo estava pensando neste livro após ver as imagens da adaptação para os cinemas (com um ótimo elenco) e concordo com esta questão de crianças serem maldosas, na verdade o ser humano é maldoso muitas vezes quando se depara com algo/alguém diferente.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Eu também não tinha a mínima vontade de ler esse livro, até que li a primeira página. É um livro ~extraordinário. Mega reflexivo, com certeza deveria ser obrigatório nas escolas! Viu que saíram fotos da adaptação, já? Tô doidaa pra ver como vai ficar <3

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi
    esse livro é ótimo, Augguie é um fofo e passou por tanta coisa foi uma criança que apesar dos desafios tinha força para lutar, que bom que gostou de ler o livro.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Lu, também não li esse livro pelo mesmo motivo pelo qual você não havia lido: não quero, não sinto vontade.
    Eu acho essa capa muito feia! Ela é icônica, mas acho terrível. E por mais que elogiem e vomitem arco-íris sobre a história, a vontade de ler não aparece!!!
    Só que vai ter a adaptação aí né... e tem a Julia Roberts... e a Julia Roberts não topa qualquer parada... sinal que a história do livro é boa mesmo... mas não queria ler por "obrigação", sabe?
    Enfim, vamos ver!

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu,
    Tbm achei esse livro com uma mensagem incrível.
    E o que mais me surpreende é que como o livro conseguiu transcender ao público alvo.
    Também acho que deveria ser leitura obrigatória nas escolas.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    nossa li este livro faz algum tempo,mal me lembrava da historia.
    Adorei sua resenha

    bjs
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu só sei que nunca estive TÃO ansiosa para uma adaptação cinematográfica como estou agora, com esse livro. Extraordinário foi um dos melhores livros que eu já li e, junto com O Pequeno Príncipe, é o meu livro favorito da vida! Todos deveriam ler e eu estou sempre recomendando <3

    Beijos,
    milenaschabat.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Lu...
    Preciso dizer que ainda continuo no grupo daquelas pessoas que ainda não leram esse livro.
    Comprei faz um tempo, mas até hoje não bateu aquela vontade, mesmo sabendo que a história é boa rs.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Ainda não li este livro, sempre leio resenhas falando que ele é magico... mas ainda não me despertou a vontade para le-lo!
    www.donadegato.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi Luiza,

    Eu tenho esse livro tem um tempão, mas ainda não consegui ler. Agora que estão saindo informações sobre o filme, fiquei com vontade de ler. Acho que vou gostar e chorar muito.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, Luiza.
    Preciso ler esse livro antes do filme hehe. Eu tenho ele na estante desde que lançou e ainda não li. Sabe quando você olha para o livro e sabe que não é o momento de ler? Estou assim. Acho que toda pessoa que não tem nenhuma deficiência, pelo menos aparente, tem sim uma reação que não deveria ter ao ver alguém deficiente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  24. Oie Luiza =)

    O que posso dizer ... esse livro <3
    Sério! Todo mundo devia ler esse livro! Ele é simplesmente maravilhoso *-* Um dos meus livros favoritos da vida!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Esse livro é TUDO O QUE HÁ DE BOM. Chorrei horrores lendo, refleti DEMAIS e no fim das contas fiquei pensando sobre muitas coisas. Uma obra que deveria ser leitura obrigatória.
    Beijoxx
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi, Luiza!
    Eu ainda não li, mas quero tanto, tanto, gente! <3 Só leio coisas lindas sobre esse livro, como não querer?

    Breve farei minha leitura se Deus quiser (rs.).

    Beijos.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Luiza, tudo bem contigo ???
    Menina, você não foi a única que ainda não leu Extraordinário. Eu ainda não li essa obra !!!
    Apesar de todos os comentários positivos, de resenhas escritas e vídeos compartilhados, até hoje não me aventurei por Extraordinário. Não sei porque, simplesmente não tive contato com a obra, no meio de tantos livros para ler esse acabou se apagando um pouco para mim. Ainda sim, não perco ele de vista, uma hora eu leio !!! ^^
    Fiquei muito feliz por saber que essa obra é tão sensível e contém tantas mensagens bonitas e ensinamentos para se levar por toda a vida. Acho maravilhoso encontrar obras como essa, pois elas mostram uma das melhores coisas da literatura !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)