Resenha #73: Black Widow Forever Red - Margaret Stohl (Marvel Press)

Título: Black Widow - Forever Red
Título Original: ---
Autor: Margaret Stohl
Série: Black Widow #1
Páginas: 401
Ano: 2015
Editora: Marvel Press
Sinopse*: Entre no mundo do icônico e mestre da espionagem dos Vingadores
Natasha Romanoff é uma das assassinas mais letais do mundo. Treinada desde tenra idade nas artes da morte e fraude, Natasha foi dado o título de Black Widow por Ivan Somodorov, seu professor brutal na Sala Vermelha, academia infame de Moscovo para agentes.
Ava Orlova está apenas tentando se encaixar como uma adolescente comum do Brooklyn, mas a sua vida tem sido tudo menos normal. Filha de um fisico quantico russo desaparecido, Ava já foi submetida a uma série de experimentos militares implacáveis, até que ela foi resgatada por Viuva Negra e colocado sob proteção da Shield. Ava sempre desejou se reconectar com seu misterioso salvador, mas Black Widow não faz o tipo de irmã mais velha.
Até agora.
Quando as crianças de toda a Europa Oriental começam desaparecer, e da tecnologia contrabandeada de Red Room aparece no mercado negro, Natasha suspeita que seu antigo professor voltou e que Ava Orlova pode ser a única que pode detê-lo. Para derrotar o louco que ameaça o seu futuro, Natasha e Ava deve desvendar seu passado. Só então elas vão descobrir a verdade sobre o menino de olhos escuros com uma tatuagem de ampulheta que assombra os sonhos de Ava.
Black Widow: Forever Red apresenta todos os leitores aventura de tirar o fôlego esperar de Marvel, escrito por # 1 New York Times best-seller autor Margaret Stohl. Descubra uma nova faceta do Universo Marvel que vai empolgar os fãs leais e novatos, como Stohl revela a história não contada de Black Widow pela primeira vez.


Natasha Romanoff.
Avenger. Agent. Assassin.

Quando vi o lançamento desse livro, eu fiquei super ansiosa. Eu comentei na resenha de Guerra Civil que achei bem legal essas adaptações de HQ. Como a experiência anterior foi muito boa, decidi arriscar nesse livro porque é um arco da Viúva Negra, povo. It’s Natasha fucking Romanoff, a agente dupla mais amada da galera.

Me possua, sua linda!
Eu fui com uma ideia quando comecei a ler o livro e ele se mostrou outra coisa completamente diferente. Mas nem por isso deixou de ser bom. Já aviso que vou encher de gifs dessa diva!

Alguns anos atrás, Natasha Romanoff salvou Ava Orlova das mãos de Ivan Somorodov, seu antigo mentor/carrasco. Depois de anos dito como morto, Ivan está de volta e a fim de retomar a operação que Natasha e SHIELD destruiram.

Ava Orlova, agora uma adolescente, só está tentando passar despercebida no mundo. Depois de ser salva pela Vi uva Negra, Ava foi posta em proteção pela S.H.I.E.L.D e nunca mais teve contato com a agente, algo que ela ressente até hoje.

Quando Natasha aparece de volta na sua vida, acompanhada do garoto que assombra seus sonhos - Alex Manor - ela tem certeza de uma coisa: Ivan the Stranger quer matá-la. Para que isso não aconteça, Ava e Natasha terão de superar ressentimentos do passado e trabalhar juntas. Porém, elas nunca imaginaram o quão juntas ficaram.

Apesar do nome do livro levar Black Widow, na verdade, Natasha divide o holofote com Ava e Alex. Por esse motivo, perdeu um gatinho ali em cima e não foi babadíssimo. Maaaaas, o plot da história é muito interessante e eu achei bem desenvolvido.

Quando descobri que não era só sobre Black Widow: REALLY?
Durante suas aparições, podemos ver a personalidade da Viúva Negra do MCU (a única que conheço) em todas as falas dela. Tipo, era possível visualizar a feição dela em alguns momentos. Temos aquela Natasha com um humor negro e sarcasmo, mas sempre de expressão fria e calculista.

Atrás da máscara de projeção estava os extraordinariamente olhos frios de Natasha Romanoff, agente da S.H.I.E.L.D. a infame Viúva Negra.*

(Eu não vejo como isso é uma festa)
Os capítulos são narrados em terceira pessoa e focados em Natasha, Ava e Alex. Entre um capítulo e outro temos transcrições de um interrogatório que o DOD (Department of Defense) - tipo um Ministério de Defesa contra Artes das Trevas - fez com a Viúva Negra por conta do plot da história. Achei muito legal isso porque é como se fosse comentários sobre os acontecimentos do capítulo anterior.

Apesar de ter de dividir a atenção com dois outros personagens, por conta do plot principal, vemos como é Viúva Negra no “dia-a-dia” aka quando não está com Vingadores. Também descobrimos um pouco de seu passado e isso é resposta porque ela é do jeito que é.

"Isso? Isso nunca começou. Sua vida inteira nunca começou porque você não tem uma. Sem amigos verdadeiros, sem família. Esse é o seu grande segredo?[...]Que o seu problema não é ser super-heroi; é ser humana?"
"Sim"*

Eu achei muito genial como criaram e explicaram o motivo que leva Ava e Natasha a trabalharem junto. Assim como introduziram o passado de Natasha em Red Room nesse motivo. Seria uma boa eles levarem esse motivo para os cinemas #fikdik

Para sempre vermelha, assim que eles chamam o seu tipo. Você fala bem, mas isso não faz você mais americana do que eu sou.*

Claro que temos algumas cenas badass protagonizadas pela Viúva Negra, mas confesso que queria bem mais. Elas foram bem escritas e elaboradas.



Faltando umas 100 páginas para acabar o livro, rolou um plot twist muito mind-fucking-blowing que eu fiquei WAT. Eu realmente não esperava isso em hipótese alguma.

Apesar da adaptação ser classificada como YA (young adult/jovem adulto), ela tem capacidade de agradar a qualquer idade. Temos algumas características desse gênero, mas nada que atrapalhe ou te faça abandonar a leitura.

Temos uma participação de Tony Stark na história e devo dizer que até curti. Sim, povo, vocês não estão lendo errado. Apesar de eu não curtir muito Iron Man, devo dizer que aqui nesse livro ele até que foi bacaninha.

Enquanto Tony se tornou um cadinho queridinho meu nesse livro, eu não fui muito com a cara da Ava. Algumas vezes dava vontade de dar uns murros nela, mas também tentei compreender o lado dela. A menina fez parte de um experimento maluco doido, a única pessoa que ela tinha como salvador desapareceu no mundo, o cara do experimento volta pra tentar matar ela... Fora que ela é adolescente e está com os hormônios tudo doido. Mas eu tenho um histórico de não gostar muito de mocinhas de YA, então sou meio bias nesse lado. Quando deixei minhas implicâncias de lado, percebi que não deve ser nada fácil ser uma adolescente na mira de um cientista louco russo.

Eu só conhecia o trabalho da Margaret por conta da série Beautiful Creatures, que ela escreveu junto com a Kami. Sei que ela tem outros trabalhos solos, mas esse foi o primeiro que li. Gostei muito da escrita dela. A leitura flui bem rápido e não tem muito rodeios.

Lendo algumas reviews no Goodreads, percebe-se que esse livro é do tipo ou você ama ou você odeia. Eu, a diferentona, me encaixo no gostei. Eu não cheguei a amar tanto a história, mas também não odiei. Sim, eu queria que fosse somente a Nat quebrando o pau, mas os dois adolescentes não foram de tão ruim assim. Eles cumpriram bem seu papel.

Nós temos de viver com várias coisas, senhor. Essa é a outra parte de ser um Romanoff*

Para noooossaaaa aleeegriiia, as histórias da Viúva Negra não terminam por aqui. Em outubro, será lançado mais um livro e se chama Black Widow: Red Vengeance. Eitchan que só por esse título. Coloquei só a capa porque a sinopse pode apresentar algum spoiler sobre esse livro aqui.

Chega logo, outubro!
Foi anunciado na sexta passada que a Margaret vai ser a nova roteirista das HQs da Capitã Marvel. Com novo filme da heroína chegando, as HQs vão voltar a serem lançadas.



Para os fãs do Iron Man, fuçando pela internet, descobri que o autor Eoin Colfer (autor da série Artemis Fowl) irá lançar em novembro uma adaptação sobre o gênio, bilionário, playboy, filantropo mais querido de algumas pessoas (me excluam dessa). Abaixo a capa com a sinopse.

Tony Stark é conhecido em todo o mundo, como muitas coisas: bilionário, inventor, Vingador. Mas, principalmente, por ser o Invencível Homem de Ferro.
Apenas quando Tony está prestes a acrescentar o seu toque especial a um eco-congresso internacional na Irlanda, alguém próximo a ele obriga-o a questionar o seu papel no sentido de tornar o mundo um lugar mais perigoso com seu armamento de alta tecnologia. Mas Stark não tem muito tempo para refletir antes de um velho inimigo apresenta-lo com um desafio ainda maior: o assassinato de todos os eco-ministros, e o próprio Homem de Ferro. Quão invencível Homem de Ferro é quando ele é despojado de tudo, será visto nesta aventura de tirar o fôlego escrita pelo autor best-seller de Artemis Fowl.
Os fãs do Iron Man sobre a notícia
Com a Novo Século lançando essas adaptações por aqui, só nos resta torcer para que Black Widow: Forever Red chegue logo em terras tupiniquins.


* Traduções feitas por mim

19 Comentários

  1. Oi Lu, não é minha praia, mas gostei de saber mais, o que conheço da Marvel é o que vejo pelos filmes, então, não tenho muito o que comentar!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não conhecia, mas parece ser interessante.
    Confesse que não sou fã de heróis. Não compraria o livro agora, mas leria

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lu...
    Nem sabia que existia um livro sobre a Natasha. Mas já fiquei com vontade de ler.
    E achei interessante que a história apesar de ser dela não é apenas sobre ela.
    Beijo

    Te Conto Poesia ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá Lu, tudo bem?
    Não sou muito fã de super heróis, aliás nunca li nada, o que conheço são dos filmes mesmo, e sei que devo perder muuuuita coisa por não ler nada sobre. rs
    Enfim, pra vc ter ideia eu nem sabia que existia um livro sobre a Natasha, mas sua resenha me instigou a ler, ainda mais com esses gifs..rs
    Quem sabe não viro fã?

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Adorei sua resenha, mas não sei se leria o livro, pois acho que não iria gostar muito não...

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. oi
    parece ser uma leitura envolvente, eu gosto da natasha e podia ter um filme só dela, pena que não fala só dela.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Lu!
    Fiquei louca com esse livro assim que vi o lançamento também, até agora não pude comprar, mas quero e quero muuuuuito. A Romanoff é simplesmente incrível, não tem como não amar uma mulher tão girl power dessa hahaha eu amo e quero muito ler o livro, espero estar no time dos que amam, mas se estiver no time do gostei, como você, acho válido também hahaha
    Beijosss
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Luiza.
    Confesso que não tenho interesse em ler esse livro nem os outros da série. Se já acho os filmes chatos e até dormi, imagine lendo o livro então que não tem as cenas de ação que tem no filme.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Luh, adoro essa personagem, ela é demais! Adoro os desenhos e os filmes, tenho certeza que vou gostar dessa obra também.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Oie Luiza =)

    Nat é maravilhosa, apenas! Confesso que antes torcia um pouco o nariz para a personagem, mas hoje ela é uma das minhas favoritas, ao lado da Jean e da Feiticeira Escarlate *-*

    Já quero esse livro!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu! Eu quero ler por conta da autora, apesar de ser fã da Marvel, estou curiosa é para saber como ela se saiu escrevendo sobre este universo. Tomara que saia logo aqui.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Acho que você já deve estar cansada de me ver dizendo isto, mas tá aí mais um livro que eu ainda não, na verdade este eu ainda nem conhecia, hiuahiua, vai pra lista né, fazer o que?!

    Bj, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Nunca li nada de super heróis, só fiquei nos filmes, mesmo sabendo que estou perdendo muita coisa não lendo os livros, não consigo me sentira atraida por esse tipo de história.
    Mas o livro parece ser lindo com uma história maravilhosa para quem gosta!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!!! Viúva Negra que amor!!! Espero que chegue logo por aqui! E tb espero um filme só dela porque ela merece! rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Viuva negra é uma das personagens femininas mais f*** !
    Amo livros assim! Amo herois , amo a viuva negra ♥
    Amei tua resenha! Arrasou babado realmente é forte haha
    Beijo
    Blog:Estação 97

    ResponderExcluir
  16. Não consigo gostar de histórias de super heróis, queria me encaixar nesse mundo mas não dá HUSAHSUAH
    Amo a Scarlett e ela tá linda ruiva <3
    Me dá nervoso de ler livros que são 8 ou 80, ou ama ou odeia porque sempre fico tipo no meio HSUAHSAUH
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  17. Lu, me desculpe, mas eu esqueci tudo o que eu ia comentar assim que eu vi o Stark ali. Ô homem bom. Ô homem da minha vida. Ô homem maravilhoso. hahahhahah
    Sou doida por esse cara <3 Então claro que já surtei com o fato de que haverá um livro dele. Meus deuses. É muita emoção para um pobre coração hahahhah
    E sobre a Viúva? Ah é, ela é legal hahahha
    Mas ninguém se destaca perto do Homem de Ferro <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Luh! Tudo bem?

    A Marvel está arregaçando!
    Gostei de sua resenha e mesmo não se apaixonado pelo livro, me instigou à querer ler, afinal Viuva Negra, é Viúva Negra! Hehehe! :D

    Beijos,
    Danny
    www.irmaoslivreiros.com

    ResponderExcluir
  19. AI MEU DEUS, PRECISO LER!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas eu tava tão mal informada que achava que era uma história em quadrinhos... Hahah
    Sua resenha me fez ficar super ansiosa para poder ler. A Viúva Negra é maravilhosa por seu personagem, e o fato de ser vivida pela minha diva da vida nos cinemas só aumentou meu amor. <3

    Jovem Demais

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)