Resenha #52: O Herói Perdido - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: O Herói Perdido
Título Original: The Lost Hero
Autor: Rick Riordan
Série: The Heroes of Olympus #1
Páginas: 432
Ano: 2011
Editora: Intrínseca
Sinopse: Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.


Se você, assim como eu, ficou deprimido quando terminou de ler a série Percy Jackson e os Olimpianos, os seus problemas acabaram. O titio Riordan nos presenteia com mais uma saga, que promete ser eletrizante: Os Heróis do Olimpo.

Todo mundo se lembra o que a minha adorada Rachel Elizabeth Dare profetizou no final de O Último Olimpiano:

Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.

Essa nova saga veio para nos explicar e apresentar como terminará essa profecia.

Depois de Percy e seus amigos terem salvado o Olimpo de Cronos, tudo está a mil maravilhas no Acampamento Meio-Sangue. Exceto por um simples detalhe: Percy está desaparecido.

No meio disso tudo, conhecemos Jason - um garoto desmemoriado que mal sabe quem é -, Piper - "namorada" de Jason - e Leo - "melhor amigo" de Jason e sempre de bem com a vida. Como sempre, descobrem que são semideuses quando um monstro tenta matá-los.

Quando são levados para o Acampamento, descobrem que eles têm de completar uma missão: uma antiga e poderosa profecia sobre uma titã muito poderosa que, se despertada, pode destruir o mundo. Juntos os nossos novos heróis irão enfrentar novos perigos para que essa profecia não torne realidade.

Bom, para todos que desejam rever o Percy, péssima notícia: Percy Jackson não aparece no livro. Fiquei deprimida, mas é a vontade do tio Riordan. Apesar dos nossos velhos conhecidos personagens - como Annabeth, Thalia, Quiron e outros - aparecem pouco, suas participações são de extrema importância.

Quanto à narração do livro, diferente de Percy Jackson, este é narrado em terceira pessoa: Jason, Leo e Piper. Além da mudança de ponto de vista, o livro deixou um pouco aquele ar infantil que Percy Jackson tinha. Eu acredito que deve ser pelo fato de que os novos protagonistas têm muitos segredos a esconder, mas tentam se relacionar sem que isso atrapalhe. Isso não significa que o tio Riordan cortou todo o humor e tiradas que amamos. Nessa nova saga, ela é limitada, aparecendo principalmente nas cenas de lutas e quando o Leo está em cena.

Falando em lutas, como sempre, o tio Riordan não deixa a desejar. Bem elaboradas e escritas, nos mínimos detalhes. Fora a escrita do livro, que continua leve, fácil e divertida. Quanto aos personagens, eles são bem elaborados e explorados, tanto em conjunto e fisicamente quanto à personalidade. Ainda não tenho um personagem preferido, mas já gostei de tantos que acho difícil encontrar só um.

O final é surpreendente. Eu quase não acreditei que já tinha terminado o livro. Eu fiquei: OMG! Tem de ter mais! Como ele pode terminar um livro assim e me deixar nesse estado?! Como é característico do tio Riordan, sempre tem uma surpresa no final. E essa foi mais que perfeita para mim. Uma dica: tio Riordan já escreveu mitologia grega e egípcia.

Desculpem-me pelas comparações, mas é impossível não fazê-las, ao passo que essa saga é meio que uma continuação de Percy Jackson. Eu já li toda essa série e posso dizer com toda certeza: ela vai te surpreender e te deixar roendo as unhas ao mesmo tempo.

O Herói Perdido nos proporciona uma nova viagem, com novos heróis, nova missão e nova mitologia.

8 Comentários

  1. Haaa que fofo esse seu cabeçalho. Eu amo os minions, ficou lindo o layout.

    Parece muito bom esse livro, adoro histórias de aventuras. Vou procurar pra comprar quero ler agora. Beijão!
    Adorei a dica!

    http://girlswholoveparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O Tio Rick adora brincar com a nossa ansiedade hahaha adoro essa série, a minha visão do Percy que mudou um pouco, acho que pra dar foco maior nos outros personagens, ele deixou o Percy fazendo meio que papel de bobo :( mas o que eu quero mesmo agora é o livro do Apoloo, já tô com ele aqui até! <3 adoreei a resenha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi, oi.

    acho que eu já te disse q não sou tão fã de séries,né? mas, acho que vou abrir exceção pra essa pq simplesmente amei o enredo. é bem original e o q eu ando buscando. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza,
    Confesso que já li Percy Jackson, mas depois de velha. Então não sei se continuaria a saga... Acho que o final foi satisfatório para mim.
    Não aguentaria mais profecias, além de não gostar da Rachel, rs.
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  5. Oi, Luiza!
    Eu amo esse livro! Li Percy Jackson e gostei, mas eu gostei muito mais desse spin-off. Achei Os Heróis do Olimpo muito mais maduro e interessante. Preciso ainda ler o último livro da série.

    Beijos
    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Luiza!
    Ainnn também estou lendo essa saga <3 estou no segundo. Mas não gostei tanto assim do primeiro. O Jason me irritou muito, cara chato huahua e o Leo só fui gostar no final do livro. Mas adorei a Piper e ver uma filha de Afrodite em ação! Também fiquei surtada com o final. Não vejo a hora de terminar essa saga e começar a saga nórdica.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO ORGULHO NERD

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li Percy Jackson, mas tá na minha listinha pra ler algum dia! E logo depois que eu ler Percy Jackson, pretendo ler O Herói Perdido também, parece ser muito bom! Adorei a resenha ^^
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza, tudo bem?
    Tão bom quando gostamos de uma série e quando ela acaba o autor nos presenteia com mais...
    Que bom que a série te agradou e que o Riordan continua mandando bem.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)