Resenha #45: Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell (Arqueiro)

Título: Enquanto Bela Dormia
Título Original: While Beauty Sleep
Autor: Elizabeth Blackwell
Série: ---
Páginas: 368
Ano: 2016
Editora: Arqueiro
Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor a magia mais poderosa do mundo , qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.


*Resenha originalmente postada no blog Chalé Cult

Tenho certeza que todo mundo conhece a história de A Bela Adormecida. A princesa que, por conta de uma maldição, caiu em um sono profundo e foi acordada com um beijo de amor do príncipe. Mas será que conhecemos mesmo a história verdadeira? Enquanto Bela Dormia é a releitura desse conto de fadas, narrado por Elise, agora uma idosa, que fez parte dessa grande história.

Quando jovem, Elise perdeu boa parte da sua família para a varíola. Então, decidiu realizar o último desejo de sua mãe e partiu em busca de trabalho no castelo. Começando como uma simples criada que trabalhava nos bastidores, logo ela se viu cuidando da rainha Lenore e, alguns anos depois, de sua filha, Rosa.

Porém, nem tudo eram flores no castelo. Todos viviam com medo de que Millicent, tia do rei Ranolf - pai de Rosa -, cumprisse suas ameaças de tirar a vida da princesa. Elise vai fazer de tudo para que essas ameaças não se tornem reais.

O começo do livro é meio monótono. Após alguns capítulos, a leitura flui de um jeito que, quando me espantei, já estava quase no fim do livro. A narração de Elise te faz sentir como se você estivesse na sua frente, ouvindo-a contar sua história.

Falando na história, curti muito com Elizabeth montou todo o enredo. Aqui não temos bruxas ou rocas enfeitiçadas. Todos são seres humanos comuns, sem nenhum tipo de magia. Porém, temos toda aquela fantasia de castelos, reis, rainhas, princesas e cavaleiros.

Em alguns momentos, eu me peguei com raiva da princesa Rosa por ser tão mimada e cheia de vontade. Porém, como já diz na sinopse, Rosa só queria ser livre. Desde pequena, trancafiada no castelo por conta das ameaças contra sua vida, dá pra entender o porquê de algumas atitudes.

O personagem que mais me afeiçoei foi Elise. Apesar da coitada ter passado longe da fila da sorte antes de nascer, ela não se deixa abater com os murros que a vida lhe dá. Claro que, em alguns momentos, eu queria lhe dar uns tabefes por se preocupar mais com o decoro do protocolo real do que com sua vida.

O título Enquanto Bela Dormia não vai fazer muito sentido até você chegar nos capítulos finais. Falando em final, ele foi bem fechado, sem pontas soltas e de fazer suspirar, com um sorriso bobo no rosto.

Se você é um amante de contos de fadas e gosta de releituras, eu recomendo o livro por ser uma leitura muito fofa de um dos contos mais famosos do mundo.

26 Comentários

  1. Olá!
    Eu não gosto de releituras mas curti a sua resenha. Acho que se eu ler pensando ser uma história nova conseguiria gostar. Curti a falta de magia.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu, tudo bem?
    Gosto de conto de fadas e releituras, então sempre fico curiosa pra dar uma espiada nessas obras. E a capa é linda!
    Te indiquei numa TAG/prêmio lá no blog. ;)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma fã de contos de fadas, "Enquanto Bela Dormia" está em minha lista desde que foi lançado, me arrependi por não ter solicitado ele do catálogo da Arqueiro esse mês :'( #MeBate Mas vou remediar isso em breve!

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Bem legal essa opção de mais realidade para o enredo. Eliminar o fantástico pode deixar o leitor mais próximo da história, acredito eu.
    Fiquei curioso com a obra. Acho que daria uma chance.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, tudo bem?
    Já ouvi tanta coisa a respeito desse livro, e a capa é tão perfeita, que mesmo que não gostasse de releituras eu iria querer só para ter na estante (sou dessas).
    Vou procurar esse lindão.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho um certo preconceito com releituras, mas 'A Bela adormecida' é um dos meus contos de fadas favoritos, acredito que não há como fazê-lo ficar ruim e a proposta é bem criativa!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  7. Oi
    legal que gostou da leitura, lembro que na época do lançamento dele muitos falavam do livro, deve ser interessante conhecer um outro lado da história.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi!!
    Eu já li algumas releituras e curti, mas essa eu só ouvi falar.
    Gostei do seu ponto de vista. Não sei se leria agora, porque tô meio atolada com a faculdade.
    Mas achei legal a estória!

    Beijooo

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá Lu,
    Quero ler esse livro há muito tempo. Mas sei que não é o que preciso no momento, pois esse início monótono não vai ser bom para essa fase que estou.
    Adorei sua resenha e saber que os personagens são humanos, apesar de a fantasia estar lá *-*
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha, bem estrutura. Já estou seguindo o blog, segue de volta please. ;) bjs

    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho e está lá só esperando para ser lido. Estou muito ansiosa, deve ser muito bom :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi! Comprei este livro depois de tantos elogios que li, gosto bastante das releituras e esta pelo visto tem uma abordagem diferente.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  13. A história parece legal, geralmente não gosto de histórias que são inspiradas em clássicos. Já leu algum livro da Julia Quinn? Eu comecei a ler o livro "um perfeito cavalheiro", que é dela, e não conseguir seguir em diante porque ficou muito parecido com A cinderela rs tenho dificuldade de gostar dessas versões, I don't know why hahaha
    Bjs

    http://restauradordosnervos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza,
    Eu sou uma defensora dos clássicos, mas sabe aquela curiosidade que bate por ler adaptações? HAHAHHA
    Quero ler e isso também é culpa da capa que me agradou, rs.
    Venho te contar o que achei depois da leitura.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Luiza,

    Não sei o que aconteceu com esse livro para eu não conseguir sair das primeiras páginas. Amo contos de fadas e releituras, mas a leitura não foi, tanto que minha colunista vai ler.

    Talvez em outro momento eu tente novamente, mas comigo não foi. Muito arrastado o começo.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu,

    já li esse livro e tive uma opinião bem parecida com a sua! A história é incrível e é bem legal que a autora tenha nos dado uma história mais real, sem bruxas e tals, mas ao mesmo tempo com ar de conto de fadas... Parabéns pela resenha, está ótima!

    Beijos!
    Participe do sorteio do livro Minha Vez de Brilhar + Kit de Marcadores
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Luiza.
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro. Adoro releituras e essa capa está demais. Acho que a grande sacada do livro é ele ser narrado por Elise. Assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Oi, Luiza! Eu acho essa capa linda demais! Me interessei pelo livro quando foi lançado, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Estava um pouco receosa, porque não gostei do caminho tomado na releitura feita pela saga "Encantadas". Felizmente "Enquanto a Bela dormia" não perde o ar de conto de fadas. Fiquei com mais vontade de ler!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  19. Oi Lu!
    Adoro releituras. To doido atrás desse livro. Desse e outro que a Novo Século publicou que é um reconto da Bela e a Fera. Amo recontos. Sempre fico apaixonado pelos novos rumos que as histórias ganham. Não é atoa que uma das minhas trilogias favoritas é O Lado Mais Sombrio, reconto da Alice. Recomendo muito viu.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Luiza! Tudo bem? Eu que adoro releituras de contos de fadas, fiquei mega interessado em ler "Enquanto Bela Dormia"! Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Uma pena que o livro não é tão escândalo assim né amiga?
    Eu não leria porque não gosto de livros assim, sem deixar você com aquela vontade de ler até o final.
    Porém tenho que admitir que a capa é linda. ^^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Não tenho lido releituras ultimamente mas amo contos de fadas e já tinha ouvido falar desse livro, porém essa é a primeira resenha que leio sobre ele.
    Adorei os teus comentários e espero poder lê-lo.
    Seguindo aqui. Beijos!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiza,

    Adoro releituras, fiquei curiosa por essa.

    Beijos

    http://tear-de-informacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Lu,
    Eu super curto releituras e estou com esse livro desde o lançamento aqui em casa, mas acabei negligenciando ele em prol de uns outros títulos, já deveria ter lido ele a um tempão, por que elogios é o que não faltam a essa obra. Vou criar vergonha na cara e ler ele logo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oiiiii Lu, tudo bem????
    Eu curti bastante o livro :3
    Achei bem diferente a forma como a autora criou esta história. Bem diferente do que costumamos ver em releituras ;)
    Só que eu odeio toda essa coisa de realeza e tudo o mais, então também fiquei louca com a Elise as vezes kkkkkk
    Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Lu, tudo bem?
    Esse livro tem chamado tanto a minha atenção ultimamente que depois dessa resenha até fiquei com vontade de ler. Essa coisa de não ter magia especificamente me lembro bastante aquele filme, Para Sempre Cinderela!

    XOXO

    isylandim.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)