Resenha #43: A Batalha do Labirinto - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: A Batalha do Labirinto
Título Original: The Battle of the Labyrinth
Autor: Rick Riordan
Série: Percy Jackson and the Olympians #4
Páginas: 367
Ano: 2010
Editora: Intrínseca
Sinopse: O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses - o Acampamento Meio-Sangue - não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão - deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo - um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Finalmente consegui uma semi-alforria da faculdade e pus o novo layout no ar #yay Já estava cansada daquele amarelo. Nem sei por que coloquei amarelo... Nem gosto muito da cor..

Enfim... Vamos ao que interessa...

A Batalha do Labirinto começa com Percy conhecendo sua nova escola. Mas, como sempre, ele tem que sair às pressas de lá. Motivo: duas cheerleaders o ataca e o pandemônio começa. Ele é ajudado por sua mais nova amiga (?) Rachel. Na sua rota de fuga, ele se encontra com Annabeth e vão para o Acampamento. Chegando lá, Percy se surpreende. O Acampamento não é mais como costumava ser: todos estão se preparando para enfrentar Cronos. Fora que o Conselho do Casco Fendido – que se resume a um bando de sátiros velhos e gordos – quer tirar a licença de Grover.

Como salvar o Acampamento? A única maneira é encontrando o deus Pã, mas esse sumiu da face da terra. Então, para ajudar Grover a achar Pã e impedir um ataque de Cronos ao Acampamento, Percy, Annabeth e Grover vão entrar no Labirinto de Dédalo. Aquele do Minotauro, fio de Ariadne...

Todo ser, mortal ou não, sabe que o Labirinto é perigoso. Não só pelos monstros que vivem lá. Você não leu errado, monstros mesmo. Além do Minotauro, outros monstros - possíveis e impossíveis - residem por lá. O perigo maior do Labirinto é que, durante todos esses anos, ele continuou crescendo, crescendo e crescendo. Ou seja, você pode andar por ele por toda sua vida e nunca encontrar uma saída.

Enfim, lá vão eles pelo Labirinto e passam por todo tipo de situações perigosas e, com uma pequena ajuda de Rachel, eles conseguem sair do Labirinto, a tempo de ajudar no contra-ataque a Cronos. Sim, Cronos reviveu e tomou o corpo de Luke emprestado. O ataque não é bem sucedido, mas todos sabem que Cronos não vai parar por aí. De volta para sua casa, Percy é procurado por Nico. Ele lhe propõe algo muito perigoso, mas que poderá ajudá-lo na para a batalha que decidirá o destino de todos.

A Batalha do Labirinto é o livro que tem mais ação da série. Cada página é uma luta. Como sempre, Riordan é bem detalhista, até nas emoções do Percy, tanto alegres quanto tristes. Também a participação dos deuses menores. Eles deixam claro de que lado estão. O que é ruim para os deuses do Olimpo.

Somos apresentados a Quintus, um meio-sangue que veio substituir o sr. D, que está fora do Acampamento por motivos não revelados. Mas, como ninguém nunca parece ser o que é, Quintus não é diferente. Na verdade, ele é a peça chave do Labirinto.

O momento mais legal do livro é quando Cronos volta. Ele se apossa do corpo de Luke. Há um certo mistério de tensão no ar até que... Um certo alguém acerta o olho de Cronos/Luke com um pente azul. Não tem como não rir nessa hora.

Rachel tem uma participação maior nesse livro. É ela quem ajuda Percy, Annabeth e Grover a saírem do Labirinto. É muito engraçado ver as duas brigando e Annabeth com ciúmes. Mas, não fiquem tristes: Rachel também volta em O Último Olimpiano.

A tensão final fica por conta de Nico e sua proposta para Percy. Infelizmente é nessa hora que acaba o livro. A Batalha do Labirinto é o melhor livro da série. E nos deixa com um gostinho de querer ler O Último Olimpiano.


Resenhas anteriores
Livro 1 - O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)
Livro 2 - O Mar de Monstros (The Sea of Monsters)
Livro 3 - A Maldição do Titã (The Titan's Curse)

23 Comentários

  1. Gente, cooooorre! Eu preciso ler esse livro! <3
    A história se passa no Olimpo, nooossa, parece ser um livro e tanto!
    Amei a resenha.

    Beijos <3
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Eu gosto muito da série e da escrita do Rick, também considero "a batalha do labirinto" o melhor livro da série.
    A resenha ficou muito boa!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Luiza.
    A Batalha do Labirinto é realmente um bom livro. Muita ação, aventura e cenas bem descritas. Riordan arrasou nesse livro.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Para tudo, não gostei dessa Rachel, também estou com ciúmes, como assim??? Ele é da Annabeth!!! Esse livro parece ser emocionante, cheio de aventuras e essas lutas, e ainda tem essas questões não reveladas. A cada resenha tenho mais certeza de que essa série é para mim, só falta ler, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu.... A batalha do labirinto tb é o meu preferido da série... mas tenho o mesmo sentimento pelo ultimo livro.. q vc lerá em seguida.. hehehehehehe....

    ResponderExcluir
  6. Oi Lu,

    Nossa, preciso ler esses livros!!
    Bom quando o livro termina com gostinho de quero mais.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu :)
    Meu filho gosta muito dessa série e até gostaria de começar a ler, mas não me animei ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Lu, amo essa série do Rick Riordan! Pra mim é uma das melhores desde Harry Potter.

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luiza.
    Não sei muita coisa sobre "A Batalha do Labirinto" porque parei no segundo volume da série. Pretendo dar continuidade, mas ainda não é o momento.
    Quero muito adquirir a nova coleção dessa série, pois a antiga vai se desgastando com o passar do tempo.

    Abraço!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiza,
    Li a resenha meio por cima pq ainda nao comecei a ler Percy Jackons, acredita? #ShameOnMe
    Comprei o box da série há uns dois anos, mas sempre acabo deixando para dps. Quero ver se esse ano consigo pelo menos ler o primeiro livro da serie.
    abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei de saber que considera o livro o que tem mais ação e o melhor da série. Quero muito ler. Fiquei com medooo da parte do labirinto. Já pensou passar a vida inteira tentando sair de um labirinto e não conseguir? Tá certo que a vida é curto, mas é sua vida, né?! ¢¬¬ kkkk
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    P.s.:Estou com um conto no Wattpad. Gostaria muito de saber sua opinião. Se quiser leia: https://goo.gl/YzW8YC

    ResponderExcluir
  12. Eu li a série toda numa tacada só, e gostei bastante, mas fiquei tão saturada do jeito de escrever do Rick Riordan que não consegui gostar de mais nenhum livro dele depois disso. rsrs Faz uns anos que não tento ler nada, quem sabe agora eu já tenha saído dessa ressaca.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!

    Não saberia dizer se concordo com vc ou não se esse é o melhor da série! #momentoglriapires Mas concordo que é o livro que tem mais ação e que a cena do Cronos é fantástica!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. Eu cheguei a começar a ler, mas não fui adiante.
    Não sei porque, mas a leitura não conseguiu me prender e acabei desistindo.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Luuuuuuu que saudade menina <3
    É , eu sou assim. Passo um dia longe e já é como se tivesse passado um ano hahhahahah. Mas é que muita coisa muda em pouco tempo, olha só o lay aqui hehehehhe
    E eu fico com saudade de vocês, que eu gosto tanto =D
    Sabe que lendo suas resenhas do Percy, dá uma vontade de reler a série :3 Acho que vou fazer isso :) Mas primeiro, quero reler os livros de HP. E ainda quero ler os outros do tio Rick.... Ih, acho que vou reler quando tiver oitenta anos hahhahah
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lu!
    Lendo suas resenhas de PJ fico morrendo de vontade de reler! Adoro essa série!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza!
    Acabei de ler Percy Jackson esse ano, HAHAHA.
    Sempre me senti um peixe fora d'agua por isso. E não me arrependo de ter lido, gostei muito da saga. Esse livro, especificamente, não foi o melhor da saga, mas não foi o pior, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Acredita que ainda não li a série do Percy Jackson? Parece ser uma aventura de fôlego.

    Beijos


    Beto

    blogcoisastrivais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Lendo esta resenha senti até um momento nostalgia aqui <3 Essa sério foi os primeiros livros que eu li, então sempre terei um sentimento especial em relação a elas. Gosto muito desse livro em especial, por que seilah, PJO é vida.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  20. Esta série é incrível. Li apenas até o terceiro entao parei na metade da resenha pra não pegar spoiler hehehe Espero ler esse logo!
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  21. Oie,
    nossa eu adorei este livro, a Rachel foi uma tirada ótima para trazer uma graça ao livro, e as cenas de ação achei ótimas

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  22. Bom dia,

    Sou suspeito para falar desse série, gosto demais e recomendo com certeza, ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi!! Adorei a resenha. Eu to quase chegando lá, estou lendo o Maldição do Titã ainda, mas em breve pretendo ler esse. Beijos!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)