21 abril 2016

Música #8: Bastille


A minha indicação musical de hoje é essa banda fofa chamada Bastille

Bastille (estilizado como BΔSTILLE) é uma banda de indie/alternative rock inglesa formada em Londres, em 2010. Originalmente um projeto solo do cantor e compositor Dan Smith, este mais tarde decidiu formar uma banda. O quarteto é composto por Daniel Campbell "Dan" Smith, Chris "Woody" Wood, William Farquarson e Kyle Jonathan Simmons. Eles recentemente acrescentaram um membro em turnê com a banda, Charlie Barnes. O nome da banda é derivado do Dia da Bastilha, evento histórico celebrado no aniversário de Daniel Smith, 14 de julho.

Em dezembro de 2010, a EMI Music anunciou que oferecera um contrato de gravação à banda com a Virgin Records. O seu single de estreia, Overjoyed, foi posteriormente lançado em abril de 2012. O seu segundo single, Bad Blood, que faz também parte do primeiro álbum de estúdio da banda , foi lançado em agosto de 2012 e alcançou um sucesso moderado no Reino Unido, chegando ao número noventa. A terceira faixa do álbum Bad Blood, intitulada Flaws, tornou-se a primeira do grupo a entrar nas tabelas de Top 40, estreando no número vinte e um.

Em fevereiro de 2013, antes do lançamento de seu álbum de estreia, apresentou o quarto single, Pompeii, o qual chegou à segunda posição no Reino Unido. O seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Bad Blood, foi lançado em março de 2013 e estreou no top da UK Albums Chart.

A banda foi nomeada a quatro Brit Awards na cerimónia de 2014, incluindo British Breakthrough Act, British Group, British Single of The Year e British Album of The Year, tendo vencido na categoria British Breakthrough Act. Desde fevereiro de 2014, Bastille já vendeu mais de 2.7 milhões de álbuns no Reino Unido.

Inicialmente a banda era composta por dois outros músicos no violino e violoncelo que saíram da banda porque estavam em busca de algo mais profissional. Dan, Woody, Will e Kyle tocavam juntos antes da banda ter sido iniciada, mas todas as suas primeiras canções foram escritas e gravadas por Smith.

Bastille estreou em junho de 2010 com a sua edição limitada de 7 "/ 45 rpm único com as duas faixas de Flaws e Icarus. Lançado através da gravadora independente com sede em Londres, 'Young & Lost Club', apenas 300 cópias foram publicadas. Este seguiu-se o lançamento do EP Laura Palmer mais tarde, em 2011. Depois de estrear mais faixas on-line através de sites como YouTube e MySpace, a banda recebeu grande atenção da mídia e fãs. O grupo posteriormente garantiu a presença em pequenos eventos, e mais tarde atuou em importantes festivais do Reino Unido, incluindo Festival de Glastonbury, o Isle of Wight Festival e Blissfields.

A sua música também tem sido usada em grande parte na novela Hollyoaks, Made In Chelsea,The Vampire Diaries e How to Get Away with Murder, continuando a maioria das suas faixas do álbum Bad Blood a serem utilizadas em 2013.

A banda também gravou e lançou online uma mixtape titulada Other People's Heartache dividida em duas partes com diversos covers feitos pela banda de musicas como "Titanium", de David Guetta, "No Scrubs" de TLC, "Angels" de The XX, e "Dreams" de Fleetwood Mac.

Em 27 de abril de 2012, o lançamento do primeiro single oficial Overjoyed, foi através da gravadora Virgin Records, como confirmado pela EMI em 1 de maio de 2012.

O segundo single a ser lançado do primeiro álbum de estúdio, Bad Blood, foi a faixa de mesmo nome, Bad Blood. Um vídeo de acompanhamento para o single foi lançado no canal oficial da banda no YouTube em 29 de junho de 2012, e digitalmente pela Virgin Records, em 20 de Agosto de 2012. Bastille foi nomeada 'Nova banda do dia', pelo jornal britânico The Guardian em julho de 2012. A canção alcançou moderadamente a posição 90 nas paradas musicais no Reino Unido, e selou a entrada do grupo na lista. Em agosto de 2012 a banda participou no festival britânico Reading And Leads Festival e como banda de abertura para a cantora e compositora Emeli Sandé.

Mais tarde, em outubro de 2012, fizeram uma pequena tour titulada "Flaws Tour" com a banda Swiss Lips como ato de abertura. O terceiro single, um relançamento do primeiro vinil 7, "Flaws", foi um sucesso comercial, garantindo ao grupo a primeira posição nas paradas UK Top 40, na vigésima primeira colocação. A música Oblivion fez parte da playlist da série The Vampire Diaries, no nono episódio da quarta temporada, em dezembro de 2012. Em fevereiro de 2013, Bastille confirmou o lançamento do quarto single do álbum Bad Blood, "Pompeii". A canção recebeu ótimas críticas positivas, alcançando a segunda colocação no Reino Unido e a quinta nas paradas americanas. O álbum de estreia Bad Blood foi lançado em 4 de março de 2013, e alcançou a primeira colocação na lista de álbuns no Reino Unido. Em 11 de março, Bastille foi anunciada como atração nos Festivais de Reading and Leeds, em agosto de 2013. Em uma entrevista com a Digital Spy, em março de 2013, o vocalista da banda, Dan Smith, anunciou que "Laura Palmer" seria o quinto single do álbum a ser lançado.

O grupo atuou na abertura do concerto da banda de rock inglês Muse na tour The 2nd Law Tour em maio de 2013 e novamente em junho de 2013. Em maio de 2013, Bastille divulgou o EP Haunt nos estados unidos através do iTunes. Em 6 de julho a banda foi a principal atração de abertura no festival musicas em Blissfields. Smith comentou, "nós estamos extremamente animados para abrir o festival. Particularmente porque nós amamos Blissfields, e porque eles tem nos apoiado bastante nos últimos dois anos."

A apresentação coincidiu com a primeira aparição da banda em uma publicação musical nacional, na Notion magazine. Em 24 de agosto, Things We Lost in the Fire, foi lançada como sexto single do algum de estreia da banda. Um clipe musical para a música foi gravado em Vilnius e Kèdainiai, Lituânia. Em 3 de setembro de 2013, Bastille lançou seu álbum "Bad Blood" nos Estados Unidos através do iTunes.

Em 9 de outubro de 2013, Bastille lançou um novo single, Of the Night, um mashup das musicas "The Rhythm of the Night" de Corona e "Rhythm Is A Dancer" de Snap!. O single atingiu a segunda colocação nas paradas britânicas. A música promoveu All This Bad Blood, uma reedição do álbum de estréia da banda, lançado em 25 de novembro de 2013.

Em janeiro de 2014, Will Farquarson contou numa entrevista com a Billboard Magazine que a banda já tinha começado a gravar um segundo álbum. A banda apareceu no programa Saturday Night Live em 25 de janeiro de 2014. Em fevereiro de 2014, Bastille ganhou o Brit Awards por Best Breakthrough Act e apresentou uma versão remixada de "Pompeii" juntamente com o grupo musical Rudimental e sua música "Waiting All Night" na cerimônia. Duas horas depois da aparição, as vendas do álbum Bad Blood subiram para 132% dando a eles mais uma semana na primeira posição das paradas musicais britânicas. "Pompeii" subiu 29 posições. Em 1 de abril de 2014, a Official Charts Company anunciou que Bad Blood fora o álbum digital de maior venda em 2013. Também em abril de 2014, a banda atuou no Coachella Valley Music And Arts Festival No Empire Polo Club em Indio, na Califórnia. Em 31 de maio de 2014, a banda fez parte do Annual KROQ Weenie Roast em Irvine, Califórnia, atuando juntamente com bandas como The Neighbourhood e Fall Out Boy. Em 13 de julho de 2014, Bastille tocou no T In the Park. Em setembro de 2014, eles lançaram o último single de Bad Blood, "Oblivion", junto com "bad_news".

No final de 2013, Bastille começou a tocar músicas novas chamadas de Blame, Campus e Weapon, que contou com rapper Angel Haze. Outra canção chamada "Oil On Water" foi tocada durante a passagem de som e vazou online. Eles começaram a trabalhar no álbum em 2014, e começar a gravar em setembro. Farquarson disse que eles tinham "16 ou 17 faixas" já gravadas para o álbum. Ele também disse: "Nós estamos indo para o estúdio em Setembro para a gravação; espero que até lá teremos 20 ou talvez mais. Eu acho que é sempre melhor ter mais material e e depois diminuir. Nosso produtor passou em turnê com a gente, por isso temos vindo a fazer algumas coisas em nossos dias de folga e durante a passagem de som.". Dan Smith disse que o álbum inclui mais guitarras dizendo "nós realmente não tivemos muito disso no primeiro álbum e ele não pode acabar nele, mas seria bastante interessante experimentar isso. Nós nos sentimos mais livres. Se queremos deixá-lo mais eletrônico então podemos e se queremos deixar mais rock e indie, logo nós podemos."

Em 21 de outubro de 2014, Bastille anunciou seu terceiro mixtape, VS. (Other People's Heartache, Pt.III) com o lançamento de sua música Torn Apart, com participação dos artistas GRADES e Lizzo no Radio 1 de Zane Lowe. Eles também escreveram as canções "The Driver" para o re-trilha sonora do filme Drive que foi lançada uma semana depois. VS. (Other People's Heartache, Pt.III) é composto inteiramente de conteúdo original, ao contrário de Other People's Heartache e Other People's Heartache, Pt. 2, que eram constituidos de uma combinação de canções originais e covers. Como artistas participantes que são destaques no mixtape incluem: Gemma Sharples, Quartet, Haim, MNEK, Tyde, Rationale, Lizzo, GRADES, Angel Haze, F*U*G*Z, Braque, Rag'N'Bone Man e Skunk Anansie. VS. (Other People's Heartache, Pt.III) foi lançado em 8 de dezembro de 2014.

Em 2015, Bastille foi indicado ao Grammy na categoria 'Artista Revelação', perdendo para Sam Smith.

Ainda em 2015, a banda recrutou um novo membro de turnê, Charlie Barnes. Em 22 de setembro de 2015, a banda lançou o áudio oficial da faixa inédita chamada Hangin", que faz parte da trilha sonora do jogo FIFA 2016, que inclui ainda músicas recentes de artistas como Beck, Disclosure, Icona Pop, Of Monsters And Men e John Newman, entre outros. Bastille ainda esteve presente na trilha sonora do filme "Kill Your Friends" (2015) com a canção Overload. Em dezembro de 2015, foi anunciado via Facebook que o segundo álbum da banda será lançado em 2016.

Bastille é uma banda que eu descobri por acaso e hoje é uma das minhas favoritas. Já havia ouvido uma música que faz parte da trilha sonora de Vampire Diaries, mas conheci mesmo eles quando fizeram um cover de We Can’t Stop da Miley Cyrus pro BBC Radio 1. Fui atrás de mais trabalhos deles e coincidiu de logo eu conseguir ir num show deles. Nem posso dizer o quanto foi perfeito. Aquela velha listinha pra vocês, que não sabem por onde começar:
- Laura Palmer
- Laughter Lines
- We Can’t Stop
- Things We Lost In The Fire
- Flaws
- These Streets
- Icarus
- Oblivion
- Of The Night


Música preferida de todas – Laura Palmer (faixa 11 do álbum Bad Blood)

Primeira música que ouvi – Things We Lost In The Fire (faixa 2 do álbum Bad Blood)

Último clipe lançado – Torn Apart (vs. GRADES) (faixa 7 do álbum VS. (Other People’s Heartache, pt III))

Álbuns
- Bad Blood (2013)
- All This Bad Blood (2013)
- Bad Blood (The Extended Cut) (2013)
- VS. (Other People’s Heartache, pt III) (2014)

EPs
- Laura Palmer EP (2011)
- Other People's Heartache (2012)
- Other People's Heartache, pt. II (2012)
- Bad Blood EP (2012)
- Bad Blood (Remixes) (2012)
- Flaws EP (2012)
- Haunt EP (2013)
- Overjoyed (Remixes) (2013)
- Of The Night EP (2013)
- Things We Lost In The Fire EP (2013)
- Pompeii EP (2013)
- iTunes Festival: London (2013)
- Oblivion EP (2014)

Singles
- You Make Me Feel/Head Space
- Aqua Lung/Farewell My Lovely
- Flaws/Icarus
- Flaws
- Bad Blood
- Pompeii
- Haunt
- Laura Palmer
- Things We Lost In The Fire
- Laughter Lines
- Of The Night
- Oblivion
- Torn Apart (vs. GRADES)
- Weapon (vs. Angel Haze vs F*U*G*Z vs Braque)
- Bite Down (vs HAIM)
- Do They Know It’s Christmas


Fonte: Bastille

14 comentários:

  1. Oi Luiza!
    Não conhecia a banda, mas gostei das músicas que você postou!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Está vendo como existe música de qualidade hoje em dia, tanto no Brasil como no mundo, é preciso garimpar um pouco porque as rádios só tocam o que as gravadoras mandam, mas ainda existe música boa sim e Bastille é uma prova.

    Abraços,

    Alessandro Bruno
    wwww.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia a banda, mas gostei do som deles. A música é boa, mas não faz meu estilo. Ouviria mais de uma vez, mas dificilmente me tornaria fã.
    Boa dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Lu tudo bem?

    Conheci essa banda ano passado quando eles estavam no auge do sucesso, a musica deles são muito boas, mas não acompanho sempre o que eles tem lançado de novo, não sou de ouvir muito a radio, quando eu tinha tv acabo era mais fácil fica por dentro das coisas, eu assistia muitos canais de musica, gostei de saber mais, vou ouvir essas musicas para matar um pouco a saudade.

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu, assim como você descobri a banda por acaso, não lembro bem como, mas fiquei apaixonada, tenho todos as músicas e gosto muito!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. que legal esse histórico da banda, adorei, além de escutar músicas boas, descobrir a trajetória do pessoal :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tenho uma amiga que é fã da banda então conheço várias faixas. Eles são muito bons!

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não me considero fã de Bastille, Lu, mas gosto de várias músicas deles! Pompeii me dá vontade de sair fazendo as coisas, correr atrás, sei lá hahaha me anima demais. Amo Things We Lost In the Fire e What Would You Do também :)


    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi
    as músicas deles são boas, mas nem escuto muito, lembro de ter visto o último clip quando eles lançaram, as tamém fazia tempo que não escutava nada deles, gosto desse tipo de poste.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu! Não conhecia a banda, mas o som é muito bom. Adorei a dica.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu, tudo bem?

    Que saudade de passar aqui! *---*
    Adoro Bastille, conheci a banda quando eles apareceram no soundtrack de TVD!
    Adoro Things We Lost In The Fire! E esse sotaque delícia de ouvir? hahahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Oiii :D
    Bastille é uma banda que eu conhecia mas não sabia que conhecia haha
    Quando anunciaram a vinda no Lolla (se eu não me engano) fui procurar músicas e fiquei: geeeente, já ouvi esses caras hahah
    Things we lost in the fire é a música que não paro de ouvir <3
    Bj


    IG: @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, Luiza.

    Vou procurar as outras músicas para ouvir. A única que eu conheço é "Pompeii", inclusive, gosto muito dela.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luiza! Minhas amigas ouvem bastante essa banda, então conheço várias músicas, é realmente muito bom o som deles.
    Beijos
    http://sonaorepareabagunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)

Tecnologia do Blogger.