Especiais do Babado #6: Dicas para quem deseja ler em inglês

Logo voltaremos com a programação normal

Resolvi fazer esse post depois de ver alguns comentários dizendo que gostariam de ler em inglês. Então, vou dar umas dicas pra vocês.

O primeiro livro que li em inglês foi Belo Desastre e por isso ele tem um lugar cativo no meu coração. Imaginem a minha felicidade ao compreender tudo. Mas só peguei mesmo o hábito de ler em inglês quando fiz intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras.

A biblioteca da associação estudantil da universidade que estudei era muito linda e fazer brilhar os olhos de qualquer leitor. Os livros iam de Shakespeare a Rick Riordan, passando pela JK Rowling, Richelle Mead, Marie Lu e muitos outros autores que conhecemos. Então, pra não perder essa oportunidade de ouro, mergulhei fundo na leitura em inglês e não parei mais.

Ok! Vou parar de enrolar e vamos às dicas

1- Nunca desista.

Essa é a dica mais valiosa que dou. Vai ser difícil no começo? Sim, com certeza, mas se quer mesmo ter contato com a língua, não desista. Quando li Belo Desastre, não foi tão difícil como pensei que seria porque eu já tinha um contato básico com inglês - sempre escutei e tentei aprender a letra das músicas internacionais -, mas também não foi as mil maravilhas. Por isso, seja brasileiro e, apesar dos 7x1 que podem aparecer durante a leitura, não desista.

2- Tenha paciência

É até irônico eu dar esse conselho, já que não sou a pessoa mais paciente do mundo, mas é a pura verdade. Não vai ser de uma hora pra outra que você vai conseguir ler tudo em inglês, até bula de remédio (o que não é fácil, por experiência própria). Vá com calma, não extrapole seu limite e paciência.

3- Tenha um dicionário/tradutor perto.

Isso também é fundamental. Você vai se deparar com palavras que nunca viu, por isso o dicionário ou um tradutor. Os e-readers possuem dicionários internos, então é só selecionar a palavra que eles quase sempre dão a definição. Agora, se você se sente ousado, pegue a definição da palavra em inglês. Essa foi uma dica que uma professora me deu.

4- Construa seu próprio dicionário.

Pois é, povo… Essa também foi uma dica passada pelos professores durante o intercâmbio. A cada palavra nova que você aprender, anote-a e construa seu próprio dicionário. Com certeza você vai se deparar com essa palavra mais na frente na leitura. Então, ao invés de catar de novo no dicionário, puxe o seu e procure.
Dica da dica 1: quando forem criar o dicionário, separem os verbos das outras palavras. Façam duas tabelas diferentes. Assim como no português, no inglês existem os verbos irregulares, tempos de conjugação e tudo mais. Fazendo uma tabela das palavras em geral separada dos verbos fica mais organizado. Tomei a liberdade de colocar como eu fazia.
Dica da dica 2: As tabelas não precisam ser no excel. Eu fiz porque aqui ainda não tem a função de inserir tabela --' De preferência, escrevam a tabela. Já está comprovado cientificamente que, quando escrevemos enquanto aprendemos algum assunto novo, o cérebro fixa mais rápido aquele conteúdo.



5- Não escolha um livro difícil.

Para primeira experiência com inglês, não escolham leituras difícieis, como Shakespeare ou Dostoievski e suas escritas dos séculos passados e bolinhas. Também nada de Jane Austen. O desânimo vai logo bater, a experiência vai ser ruim e nunca mais vão querer saber nada de inglês.

6- Leia um livro voltado para o público infanto-juvenil.

Geralmente esse livros tem uma linguagem mais fácil por ser voltado a um público jovem. Os livros do Rick Riordan, O Pequeno Príncipe e As Crônicas de Nárnia são uma boa pedida.
Maaaaaaaaaas, se você não quiser ler algo nesse estilo, os livros da Rainbow Rowell, Christina Lauren (para os maiores de 18 anos), Colleen Hoover e John Green também tem uma linguagem bem fácil.

7- Releia um livro.

Se você não quer se arriscar com um livro novo, releia algum. Quando tiver em dúvida em alguma parte, você pode abrir o livro em português naquele momento e esclarecer.


8- Nunca desista.

Sim, de novo, novamente, nunca desista. Com prática, paciência e persistência, logo não terá mais dificuldade nas leituras.

Essas foram minha dicas. Espero que seja de ajuda. Se tiverem mais alguma que não coloquei aqui, digam nos comentários.

26 Comentários

  1. Ter paciência e um dicionário do lado, mesmo para quem fala inglês, é essencial! Mas no fim das contas vale a pena! *_*

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  2. Oiii Lu

    Um dicionário, tempo e paciência são fundamentais. Pelo menos para as primeiras vezes. Não sei, mas acho que fantasias são mais dificeis de ler do que romances YA que contém palavras mais comuns. Eu deixaria como dica escolher primeiro um gênero fácil como romance, para depois aventurar-se em livros que geralmente terão termos mais desconhecidos como pode pasar em distopias

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!
    Comecei a estudar inglês em casa mesmo por que li um livro e a continuação dele não tem traduzida para o português. Então a vontade de ler me fez querer aprender e adorei as dicas, principalmente a do dicionário e dos livros fáceis para começar.

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    nossa post bem diferente, mas adorei.
    Já li alguns em inglês, geralmente aqueles que não vão lançar no Brasil, mas com o preço do Dolar faz tempo que não compro nada.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei as dicas. O primeiro que li em ingles foi o Norte e Sul, mas comecei errado. Por ser um clássico demorei muito para engatar a leitura e tive bastante dificuldade. Mas saiu :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - ÚLTIMA SEMANA! MEGA SORTEIO DE ANIVERSÁRIO! LANÇAMENTO STEPHEN KING + TIMOTHY ZAHN E RENATA VENTURA AUTOGRAFADOS!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Essas dicas vão me ajudar muito com certeza. Quero muito aprender inglês. E vou usar essa dica do livro infanto juvenil. Ou melhor, vou ler o pequeno príncipe em ingles. E não vou desistir. Prometo ha ha.
    Beijos!
    http://www.leituranossa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei as dicas, principalmente a de criar o próprio dicionário. Já li um livro em inglês, mas era para a aula mesmo e o livro era super curtinho, fácil de ler e com uma história bem bacana.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  8. Olá Luiza,

    Sou professor de Inglês, logo adorei o post já pelo título. As dicas estão boas, ajudam mesmo, parabéns pela iniciativa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Assistir filmes em ingles com legenda em ingles tbm ajuda muuuito, pois dessa forma a pessoa fica mais familiarizada com a língua e aprende várias palavras novas. Acredito que isso tbm ajuda na hora de ler um livro em inglês.

    Beijokas da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu,

    Que ótimas dicas amiga, estou querendo embarcar em um livro em Inglês mesmo, e talvez eu comece por um livro que já li em nossa língua, adorei essa ideia e já tenho um livro em vista!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza,
    Gostei das dicas e realmente se persistirmos a coisa flui, o problema é persistir kkkk....seria bom ter uma noção do inglês antes, pelo menos o mais básico né? Um tempo atrás tentei com um tradutor do lado, mas não foi fácil não, ja que se eu não aprendo tim tim por tim tim, eu limpo a mente e esqueço...kkkk...mas quem sabe um dia.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei o seu post amiga, eu tenho muita vontade de aprender inglês, mas tenho um certo medo, agora com essas dicas suas, vou criar coragem e superar esse meu medo e aprender a falar essa língua maravilhosa.
    Quero mais posts assim ,porque amei demais esse!
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  13. Oioi! Estou tomando coragem para iniciar um livro em inglês e seu post me animou bastante, vou tentar! Obrigada pela visita lá no blog, estou te seguindo também!

    Grande beijo
    eventualobradeficcao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Gostei muito das dicas, eu estava precisando muito, então fiquei bem feliz quando encontrei uma postagem sobre. Tenho vontade de ler um livro em inglês para ver como irei me sair, mas falta coragem, hahaha.

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a dica de reler um livro, tenho certeza que é o melhor a se fazer! Um dos meus objetivos é aprender inglês, infelizmente só sei o básico. Beijos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  16. Eu estou precisando aprender inglês. Mas não consigo achar fácil :P
    Sou péssima nisso. Ótimas dicas as suas :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi
    gostei das dicas, eu tenho vontade de ler inglês, mas meu conhecimento é bem básico, pois sempre esqueço algumas coisas por ficar muito tempo sem estudar, mas vou ver s acho um fácil de ler para aprender.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiii Lu, tudo bem???
    Adorei a postagem =D
    Eu estava fazendo inglês (mas estava no começo ainda) e chutei o balde e resolvi aprender sozinha. Não tenho mais saco para estar no meio de uma turma (sou do mal kkk). Assim que as coisas melhorarem e eu estiver um pouco melhor e meu marido se animar, a gente vai ver se faz um pouco de aula particular também, vamos ver...
    Tem um site bem bacana, o Duolingo, conhece? É bem bacana, dá para aprender bastante coisa lá e tal e ele é bem para iniciantes mesmo.
    Quando eu estava me puxando, já estava até traduzindo música, mas além de ser do mal eu sou preguiçosa também.... Que tipo de pessoa que eu sou? kkkk (fazendo minha caveira aqui hahahah)
    Ahhhh e tem outra coisa que eu acho bacana também, que são os gibis da turma da Mônica "Monica and friends" eu sempre compro e eles são muito fáceis de ler. As vezes rola palavra desconhecida e tal, mas ele tem um mini dicionário no final sabe? É bem bacana :)
    Mas acho que de tudo mesmo, o mais importante é a paciência. As vezes a gente desiste quando tá quase lá ou quando já tá lá. Mas não podemos deixar a preguiça/impaciência nos afetar. Pois só querendo muito, conseguimos alguma coisa :) E o comentário já virou auto ajuda kkkk
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Luiza! Ótimas dicas! Eu gosto bastante de ler em inglês, algumas obras mais clássicas eu fico bem inclinada a preferir ler na língua original (quando esta é o inglês, né! rs). Tem também aqueles livros que demoram a sair por aqui, aí vai em inglês mesmo.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  20. Eu amei suas dicas! Eu estou começando a ler inglês agora e suas dicas são valiosas, muito obrigada! Eu vou incluir mais uma: Amazon tem ótimos ebooks gratuitos em inglês em muito níveis, vale muito pegar os infantis por lá e ir aumento a dificuldade gradualmente.
    Um abç,
    Boo Nina(Gi)
    www.rascunhocomcafe.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Lu! Suas dicas são ótimas, com certeza temos que ter paciência e praticar.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Muito legal a sua postagem, dicas muito boas!
    Gostei ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  23. Oi Lu, sua linda, tudo bem?
    Eu já tentei, esse idioma não é para mim, risos... Mas adorei as dicas que você deu, pois quem gosta de inglês e consegue se identificar vai amar, pois existem várias obras excelentes que ainda não foram publicadas por aqui.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Adorei as dicas, Luiza! Eu anoto em um caderno minhas palavras kkkkkkk comecei a fazer isso quando li meu 1º livro em inglês *--*. Eu espero ser fluente mais na frente. Oh gloria. Adorei ver que os livros da CoHo servem para treino já quero todos agora pq só tenho em port.

    www.primeiras-impressoes.com

    ResponderExcluir
  25. Oii!
    Gostei muito dessas dicas e ler em inglês é uma das minhas metas pra esse ano. Confesso que muitas vezes o fator "preguiça" acaba me fazendo deixar isso de lado, mas eu sei que é algo muito importante de fazer, sem falar que deixa a gente até mais crítico em relação às traduções (muitas vezes mal feitas) que chegam até nós.

    Beijinhos,
    Sala de Leitura
    5 DICAS PARA LER

    ResponderExcluir
  26. Oi Luiza, tudo bem contigo ???
    Gostei muito da proposta da sua postagem flor. Até porque eu vou precisar de suas dicas em breve, rsrsrs.
    Nunca li nenhum livro em inglês, já li textos, mas um livro inteiro não. Mas tenho um livro amadinho aqui na minha estante que é em inglês e eu não posso deixar ele de lado por ser em outra língua, então vou precisar muito das suas dicas. Vamos ver no que dá !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)