Quem tem boca vai a... #6: Maine

Um destino, vários livros
Hoje, o nosso destino literário será o estado dos Estados Unidos onde se passa boa parte dos terrores escritos por Stephen King. Vamos conhecer mais um pouco sobre o Maine.

O Maine é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região da Nova Inglaterra, no extremo nordeste do país. West Quoddy Head, o ponto mais oriental do Maine, é considerado o ponto mais oriental dos Estados Unidos, embora alguns considerem o Alasca o estado mais oriental do país, porque duas das ilhas do arquipélago dos Aleutas estão localizadas no hemisfério oriental.

Florestas cobrem aproximadamente 90% de Maine, que é conhecido como The Pine Tree State por causa de suas várias florestas que contêm grandes quantidades de pinheiros (pine tree, em inglês). O estado é um líder nacional da indústria madeireira. O Maine produz mais palitos de dentes do que qualquer outro estado norte-americano, e é o segundo maior produtor de madeira em geral do país, atrás apenas de Washington. A pesca e o turismo são outras fontes de renda importantes do estado.

Não se sabe ao certo a origem do nome Maine. Acredita-se que venha da expressão inglesa mainland, que significa "corpo de terra principal". Alguns historiadores, porém, acreditam que este nome venha da província de Maine, uma das províncias da França. Uma terceira hipótese é o uso da expressão going over to the main por parte dos habitantes que viviam em ilhas situadas ao longo do litoral do estado.

A região onde se localiza o Maine foi disputada pelos franceses e pelos britânicos desde os primórdios da história moderna do estado. Regiões do norte do Maine originalmente fizeram parte da colônia francesa de Acádia, uma das províncias coloniais da Nova França, até serem anexadas pelos britânicos em 1740. A região sul foi colonizada pelos britânicos.

O primeiro assentamento britânico no continente norte-americano foi fundado no Maine, em 1607, 13 anos antes da inauguração do primeiro assentamento britânico permanente no continente, em Plymouth, atual Massachusetts, em 1620. O assentamento fundado no Maine em 1607, porém, foi abandonado em 1608. Os colonos passaram a se instalar no Maine a partir da década de 1620. Então, o Maine fazia parte de Massachusetts. O Maine tornou-se o 23º estado norte-americano em 15 de março de 1820.

O Maine limita-se ao norte com as províncias canadenses de Quebeque e Nova Brunswick, a oeste com o Quebeque e o estado americano de Nova Hampshire, ao sul com o Oceano Atlântico, e a leste com a Nova Brunswick.

Com quase 92 mil quilômetros quadrados, é o 39º maior estado americano em área do país. O litoral do estado junto ao Oceano Atlântico possui 367 quilômetros de extensão. Contando-se todas as regiões banhadas pelo mar - baías, estuários e ilhas oceânicas - este número salta para aproximadamente 5,6 mil quilômetros.

O Maine possui mais de cinco mil quilômetros de rios. O estado também possui mais de 2 500 lagos, incluindo os artificialmente criados. O maior destes lagos possui cerca de 311 quilômetros quadrados de área. Aproximadamente 90% de Maine é coberto por florestas. O Maine é conhecido como The Pine Tree State por causa de suas várias florestas que contém grandes quantidades de pinheiros (pine tree em inglês).

O clima do Maine é temperado, com quatro distintas estações, com verões quentes, e invernos frios. Maine, devido à sua posição setentrional, possui um dos invernos mais rigorosos do país. Durante todo o ano, a temperatura média abaixa à medida que se viaja em direção ao norte, enquanto que as regiões ao longo do litoral possuem invernos levemente mais amenos, e verões mais quentes.

A temperatura média do Maine no inverno é de -13°C no norte do estado, -9 °C na região central e de -5 °C no litoral. No inverno, a média das mínimas é de -19 °C no norte e de -12 °C no litoral. Mínimas variam entre -40 °C e 6 °C em qualquer parte do estado. A média das máximas é de -9 °C no norte e de -1 °C no litoral, variando entre -36 °C e 14 °C em qualquer parte do estado. A temperatura mais baixa já registrada no Maine é de -44 °C, registrada em Van Buren, em 19 de janeiro de 1925.

A temperatura média, no verão, é de 23 °C ao longo do litoral do Oceano Atlântico e de 15 °C no norte. A média das mínimas é de 8 °C no norte e de 13 °C no litoral, variando entre 0 °C e 23 °C em qualquer parte do estado. A média das máximas é de 22 °C no norte e de 27 °C no litoral do Maine, variando entre 16 °C e 32 °C em qualquer parte do estado. Raramente a temperatura máxima supera os 35 °C. A temperatura mais alta já registrada no Maine é de 41 °C, registrada em 10 de julho de 1911, em North Bridgton.

Livros no Maine*


*Não coloquei todos os livros porque acho que eu esgotaria o limite de fotos permitido (se existe algum). Alguns livros são situados em cidades fictícias, mas que se localizam no Maine.

22 Comentários

  1. Oi Lu!
    Já li alguns livros que se passavam em Maine, e dos que você selecionou li O Cemitério. Muito bom conhecer mais sobre o estado, adoro essa coluna!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Sorteio A Rainha Vermelha

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza!
    Esse post foi feito pra mim *-* hahaha
    Como sou fã do King morro de vontade de conhecer o Maine. Um dia ainda vou para lá!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi,Luiza! Adorei o post! Pela descrição do estado, com tantas florestas, ele é mesmo cenário ideal para livros de terror/suspense. Me deu vontade de ler mais Stephen King!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Já li vários livros do King e, realmente, a grande maioria esmagadora se passa no Maine, ou o Maine é ao menos citado. O cara tem uma fixação com lá hahahah
    Bem interessante e diferente a sua coluna. Informativa! :)

    Abraço,
    http://magoevidro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza,
    Acho que qualquer fã do stephen king tem curiosidade de conhecer o Maine, né?
    Vi ele dizer em uma entrevista que as estórias dele se passam lá pq ele conhece os costumes, a mentalidade, a forma de viver daquele povo e que isso traz verossimilhança para os livros.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.
    Como sempre a coluna está ótima. Mas não sei se gostaria de ir lá não. Ainda mais se for lembrar das histórias do King e lembrar as coisas que aconteceram lá hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu! Falou no Maine eu lembro do King que você citou e do seriado Haven. Já assistiu? É bem legal. Curti a viagem da vez.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Muito bom! Nunca tinha visto essa coluna no seu blog. ADOREI! Bem criativa... show saber um pouco mais sobre a cultura de outros lugares.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  9. Olá, Luiza!
    Faz muito tempo que não leio SK, mas dos livros que você citou eu li "O nevoeiro" que pelo que me lembro é um conto. E nossa! Aquela estória não saiu da minha cabeça desde os 14 anos, que final! Você já leu?

    Beijos, Hel.
    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiza, tudo bem?
    Gostei da coluna, é muito interessante podermos conhecer melhor os locais escolhidos para as histórias que tanto nos cativam. Confesso que nunca li nada do King, ou melhor só li um livro dele até hoje que foi Carrie a Estranha, e fazem tantos anos que nem lembro mais direito da história. Sou medrosa amiga e por isso raramente leio terror.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Luiza! Tudo bem? Que coluna bacana, ainda não a conhecia. Eu conheço o Maine por causa de "Carrie, a estranha", "A Sereia", e a série Once Upon a Time. Adorei o post! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza!
    Que post sensacional, ás vezes, lemos livros que se passam nos mesmos lugares e nem percebemos. Achei ótimo o post, preciso ler Stephen King, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii! Achei bem interessante o quadro e um pouco de cultura é bom pra todo mundo, não é mesmo?
    Eu achei bem familiar o nome e me lembrei que existe uma banda chamada 'The Maine'.
    Já me interessei pela cidade, pois amo o frio <3
    Nunca li nenhum livro do Stephen e confesso que não sei o motivo. Acho que é por causa das capas sinistras (sim, eu julgo um livro pela capa).
    Bjs,
    Bipolaridades

    ResponderExcluir
  14. Será que Stephen King gosta do Maine? hahaha Adorei o post! *_*

    Ei, tá rolando um mega sorteio em parceria com outros blogs. Confira e participe! *_*
    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  15. Esse é um quadro interessante! Acho que já disse isso em outra ocasião! Mas é legal mesmo conhecer o cenário dos livros, ajuda a situar a história, quando você falou em vastas florestas entendi porque o King ambientou tantos livros nesse estado... a floresta noturna no verão impõe medo e no inverno nem precisa da noite...

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  16. Oi Luiza, tudo bem?
    Essa coluna é muito legal!
    Não sabia que tantos livros do King se passavam no Maine. Fiquei curiosa pra saber o motivo. =P
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  17. Oooi! Tudo bem?

    Nossa, bem legal esse estilo de post, fazer a gente literalmente viajar com o livro. Só li um livro do Stephen, então não sabia dessa "mania" dele de escrever sobre o local. Muito bem feito o post, uma verdadeira aula mesmo sobre o local.

    Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, Luiza, tudo bem?

    Depois de ler A sereia da Kiera, fique super curiosa para conhecer o Maine, e alguns momentos do livro eles mencionam, parece ser um lugar lindo, comecei ler um livro do King uma vez, mas não cheguei a finalizar a leitura não me lembro do motivo hoje, mas menina ele realmente gosta de lá hein? mas gente, espero que quando eu ler um dos livros dele eu não desista HAHAHAHA adorei o post *-*

    Beijinhos

    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Lu, tudo bem?

    Que coluna legal! :D
    No final do ano passado eu li Desejo Proibido e ele é ambientado em uma cidadezinha do Maine.

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu, sua linda, tudo bem
    Que coluna diferente, adorei!!!! Fiquei impressionada ao descobrir que a maioria dos livros do autor, possuem o Maine como cenário, mas quantidade de florestas parece ser o local perfeito para as tramas dele. Sua postagem ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Luiza,

    Não conhecia nada sobre o Maine, achei legal e mais ainda surpreso com a quantidade de livros do autor nesse estado....ótimo post.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eis um lugar que um dia quero conhecer só por conta do Stephen King rs
    Uma curiosidade boba rs: o Maine Coon, uma raça de gatos gigantes, se originou no Maine.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)