Resenha #22: O Vilarejo - Raphael Montes (Suma de Letras)

Título: O Vilarejo
Título Original: ---
Autor: Raphael Montes
Série: ---
Páginas: 96
Ano: 2015
Editora: Suma de Letras
Sinopse: Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.


Apesar de ler poucos, gosto muito de contos. Por isso, não hesitei ao decidir começar a ler O Vilarejo. Fora que o fato de ser contos de terror ajudou muito nessa decisão. Só me arrependo de não ter lido antes. Gostei tanto que reli antes de fazer essa resenha.

O Vilarejo contém 7 contos. Cada conto é relacionado a um demônio responsável por um pecado capital: Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba). Porém, os responsáveis pelas atrocidades ocorridas nos contos são humanos: cada um sucumbiu a um pecado.

É muito difícil, pelo menos para mim, resenhar algum livro cujos “vilões” são humanos (sem serem envolvidos em distopias). Estamos sempre acostumados a figurar como vilões aquele vampiro ou bruxo que quer toda a magia para si ou algum político autoritário que quer continuar a fazer do seu povo gato e sapato.

Quando são pessoas normais, como eu e você, eu me pego pensando que isso poderia ter acontecido na vida real. Na verdade, algumas barbaridades parecidas com as dos contos acontecem na vida real. Quantas vezes sai na mídia algum caso muito bárbaro e ficamos a pensar “Como isso foi feito por uma pessoa?” ou “Essa pessoa não é humana; é um monstro!”. E acho que isso que Raphael quer passar.

O “vilão” de cada conto era uma pessoa normal, conhecida por todos n’O Vilarejo e que fez o que fez pois se deixou levar por aquele pecado que mais lhe seduzia. Por que não deixar de pensar que todos os acontecimentos descritos não aconteceram de verdade em um vilarejo isolado em algum lugar desse mundão? Afinal, eles eram pessoas normais como eu e você.

No prefácio, é relatado a história de como esses contos chegaram na mão do autor. Entretanto, o tiro vem no posfácio. Gente, foi um tapa na cara quando terminei de ler e vi aquela imagem. Foi aí que não consegui distinguir se foi tudo real ou inventado por quem escreveu os contos.

O Vilarejo foi meu primeiro contato com Raphael e me deixou com vontade de ler até a lista de compras desse homem. O seu estilo de escrita te envolve e você não quer mais parar de ler. Junto com Stephen King, ele agora está na lista dos meus autores de terror favoritos .

23 Comentários

  1. Que bom que curtiu a leitura,
    eu não leria, porque sou bem receosa de ler conteúdo com demônios e etc, tão explícitos. Digo explícitos, porque leio sobre vampiros e outros que também são considerados demônios né? li o livro a filha do sangue que falava sobre a temática e fiquei estarrecida, tanto que nem quis terminar a série.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá :)
    Apesar de parecer bem interessante não leria porque sou muito medrosa, mas o lance dos demônios tem cara que assusta rsrs

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiza! Tudo bem? Eu adoro a premissa desse livro, mas morro de medo de lê-lo! rsrsrs Mas enfim, adorei a resenha e fico feliz em saber que a escrita do Raphael é ótima. Pretendo ler "Dias Perfeitos" em breve! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza!
    Eu já li "Dias Perfeitos" do Raphael e adorei. Esse livro está na minha lista e olha que eu não gosto de terror, mas esse suspense nos livros do autor me empolgam.
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A Pam já falou desse livro e estou com muita vontade de ler.É sempre bom ver autores nacionais bombando assim né? *_*
    Amei sua resenha,rs.

    beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, parece ser ótimo. Confesso que amo livros nesse estilo! Beijos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parece ser ótimo. Confesso que amo livros nesse estilo! Beijos!

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  8. Oi Lu! Este foi o primeiro livro que li do autor também e curti bastante, senti até medo. Eu achei bem interessante ele mostrar que os vilões eram as próprias pessoas corrompidas pelos seus desejos, ou melhor, pecados.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oláá Lu
    Guria to muito curiosa para ler esse livro, mas meu desemprego não está permitindo que eu leia ele :( Agora fiquei mais animada com tua resenha, porque mds... Não é qualquer autor que fazlembrar o mestre Stephen King né?!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luiza.
    Eu adorei esse livro. Ainda não tinha lido nada do autor mas me aventurei e gostei. A história é muito boa e deixa aquela dúvida mesmo. E a edição do livro, o que é aquilo?

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu ainda não li nada do autor, mas uma colaboradora do blog leu e gostou muito. Estou super a fim de conferir. O único porém é que sou medrosa... kkkk
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu lembro do skoob sorteando esse livro e eu doidinha para ser uma das ganhadoras rs
    Eu gostei mt da premissa e tenho muita vontade de ler!
    Muito legal que você gostou, eu imagino que seja muito bom mesmo.

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  13. Eu já vi tantas resenhas contraditórias desse livro que não sei se o leria. Também porque acho que não estou em uma vibe de contos agora, esses dias mesmo eu comecei a ler um livro de contos e parei. Sabe, eu precisava de algo mais longo para me apegar. Então deixei para ler outro dia.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho um livro do autor no kindle (Comprei para um desafio e acabei nem lendo #vergonha), sempre ouvi falar maravilhas do autor e ler sua opinião sobre esse livro dele só endossa minha sensação de que quando eu o for ler, adorarei!

    Sobre os "monstros" lembro que - bem antigamente - vi uma arte em que se mostrava monstros (Boi da cara preta e outros mais) com medo de dormirem e sonharem com os humanos. Afinal que são os monstros?

    Vou adicionar O Vilarejo na minha lista de futuras aquisições.

    Beijão
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus! Que livro eim! Fiquei curiosa para lê-lo agora.

    >>> http://gilustre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. WOWWWWWWWWWWW JUNTO COM STEPHEN KING!!!??? AI SIM!!!
    Quero muito ler esse livro, está na minha lista de 2016. Também curto bastante histórias de terror e só vejo elogios.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza!
    Eu nem cogitei ler O Vilarejo porque li Dias Perfeitos e não gostei nenhum pouco do estilo do Raphael. Para mim, nem a trama, nem os personagens, nem a narrativa funcionaram, então não sei se volto a ler alguma coisa dele. Mas que bom que você gostou.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Eu ando lendo várias resenhas positivas, eu quero ler o outro livro desse autor, mais esse deve ser legal apesar de ser terror e me da um pouco de medo, gostei da resenha e você gostou mesmo dele em.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oiii :D
    Que bom ver esse livro aqui. Estou muito afim de ler!
    Tenho Dias perfeitos do autor e esta na minha lista de leituras de 2016, vou tentar encaixar O vilarejo também.
    Bj


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Lu!
    Sempre vejo muita gente elogiando o autor, por Dias Perfeitos, e fico curiosa para ler uma de suas obras. Gostei de conhecer esta, adoro obras de terror e fiquei curiosíssima, deve ser impactante mesmo. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Que bom que você curtiu o livro, Lu! Realmente aquele posfácio faz a gente pensar se aquilo é real ou não, né? Mas foi uma jogada muito boa e de agora em diante quero ler tudo dele! O próximo será Dias Perfeitos!


    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  22. Como assim no final tem um tapa na cara, gente? Eu já tava louca para ler esse livro, mas agora sei que preciso dele para ontem! Parece mesmo ser incrível e deu para ver que você gostou bastante!

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir
  23. Vou parar de ler seu blog, pois a lista só aumenta.
    Está aí um livro que eu não tinha a menor intenção de ler por ser de contos, coisa que nunca li e tenho pé atrás. Mas saber que estamos falando sobre PESSOAS aqui e não seres sobrenaturais realmente me pegou. Li Dias Perfeitos recentemente e gostei do estilo do Raphael, esse com certeza vai pra lista também.


    (Carol)

    Conhece o nosso blog? ourbravenewblog.weebly.com
    Estamos sempre retribuindo visitas e comentários de amigos blogueiros :)

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)