Resenha #9: A Esperança - Suzanne Collins (Rocco)

Título: A Esperança
Título Original: Mockingjay
Autor: Suzanne Collins
Série: The Hunger Games #3
Páginas: 424
Ano: 2011
Editora: Rocco (Selo Rocco Jovens Leitores)
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.
A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.
O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?


ATENÇÃO! Se você não leu o livro e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Finalmente, chegamos ao último livro da série The Hunger Games. Apesar do título em português não ter nada a ver com o título original (Mockingjay), achei que ele fez jus à essência.

No final de Em Chamas, somos impactados com a notícia de que o Distrito 12 não existe mais. E é com esse gancho que começa A Esperança.

"Quase nada restou do Distrito 12. Um mês atrás, os bombardeios da Capital bloquearam as casas dos pobres mineiros na Costura, as lojas na cidade, até mesmo o Edifício da Justiça. (pág. 9)"

Katniss, junto com alguns tributos, foi resgatada pelo Distrito 13. Sim, o Distrito 13. As suspeitas de alguns moradores de Panem foram confirmadas: o Distrito 13 conseguiu sobreviver - e muito bem - e, agora, estão preparados para declarar guerra contra a Capital. Mas, nem tudo são flores: Peeta está em poder da Capital e do Presidente Snow; todos do Distrito 13 querem que Katniss assuma seu papel de Tordo - símbolo da Revolução. Mas, tudo que ela quer é manter vivos as pessoas que são importantes para si. Então, o que fazer? Se tornar oficialmente o símbolo da Revolução ou jogar tudo isso pro ar?

Como Jogos Vorazes e Em Chamas, A Esperança também se divide em 3 partes. Na 1ª parte - As Cinzas -, vemos como Katniss e os sobreviventes do Distrito 12 estão vivendo após a destruição da sua terra. Além deles, temos várias pessoas de outros distritos e mais os sobreviventes do Distrito 13 se preparando para a Revolução. Na 2ª parte - O Assalto -, vemos os preparativos e toda a organização da Revolução. Na 3ª parte - A Assassina -, vemos que a Revolução já se espalhou por toda a Capital e suas consequências afetam a todos.

Posso dizer que esse livro é o mais perturbador de toda a série. Katniss já não é a mesma garota que tomou o lugar da irmã na 74ª edição dos Jogos Vorazes. Agora, ela está cheia de dúvidas, indecisões e dilemas. Sua vida e de todos nunca mais será a mesma desde o lance das amoras.

Apesar de não apresentar Jogos, A Esperança apresenta um jogo pior: a Guerra. Agora ela é real e está ali, assombrando a Capital e os distritos.

"Peeta diz que vai ficar tudo bem. Temos um ao outro. E o livro. Podemos fazê-los compreender de uma maneira que os torne ainda mais corajosos. Mas um dia eu terei de dar uma explicação sobre meus pesadelos. Por que eles acontecem. Por que eles realmente jamais acabarão. (pág. 419)"

Suzanne conseguiu transbordar todos os sentimentos que contêm no livro. E o final foi surpreendente e totalmente inesperado. Apesar de os acontecimentos finais serem um pouco maçante por somente ser narração e, apesar das minha opiniões controversas, achei de extrema importância para o encaminhamento pro final.

Nessa quinta estreia A Esperança - parte 2. Foi anunciado que o final seria alterado. Na minha opinião, eu creio que eles mudaram o final porque não iria agradar boa parte do público que não leu o livro. Não diria que não agradou os fãs porque esses com certeza entenderam o porquê que terminou desse jeito. No meu ver, eu achei que o final não poderia ter sido diferente, devido toda a história desde Jogos Vorazes. Afinal, estamos tratando de revolução e guerra.

A Esperança apresenta o final de uma saga revolucionária, surpreendente e emocionante.

Resenhas anteriores
Livro 1- Jogos Vorazes (The Hunger Games)
Livro 2- Em Chamas (Catching Fire)

28 Comentários

  1. Oi Luiza, concordo plenamente com vc em TUDO... hehehe... Eu amo esta saga... E acho q o final não poderia ser diferente... mas eu não vou gostar se mudarem o final... porém acredito q eles possam mudar pelo motivo q vc citou.. conheço pessoas q leram o livro e não gostaram do final... rsrsrsrs... vamos esperar e ver....

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza eu ainda não li nenhum livro da trilogia, mas adoro os filmes. É uma trilogia que estou prometendo para mim mesma que irei comprar e fico adiando. Sua resenha estou maravilhosa e deu muita vontade de ir para livraria comprá-la.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu,
    Só li jogos vorazes, ainda tenho de ler em chamas e esperança, apesar de ja ter visto os filmes, sei que o livro é melhor, pelo menos o primeiro pra mim foi. Estou curiosa com a leitura e com a parte final do filme, eu e minha mania de ver e depois ler. Sempre fico irada ou com a leitura ou com o filme. kkkkkk.....mas que bom que terá essa diferença, isso me fará ter a vontade de ler os outros dois livros.

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sou tãaao leiga para opinar sobre estes livros...acho que até já comentei aqui que tenho os três, mas nunca li nenhum, na verdade são do meu marido e ele que leu e adorou, até assisti o primeiro filme, mas não tem jeito, eu não consigo gostar de distopia...hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OI Luiza, tudo bem?
    Eu não li os livros, pois não sou muito chegada em ler distopias, mas eu adoro os filmes, e estou ansiosa para assistir a este desfecho.
    Depois de ler sua resenha me sinto mais ansiosa ainda pra conferir tudo que rolou e que final será esse que você comentou...
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luiza.
    Eu odiei o final da série e fiquei feliz em saber que vão mudar o final no filme. Porque o motivo de tudo aquilo ter começado, foi morto no fim e também tirou a escolha de Katniss, por ele ser indiretamente responsável por aquilo. Não sei se você vai entender meu comentário hehe. Mas achei um bom desfecho e amo o final hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro da trilogia, eu tinha vontade, mas perdi o interesse, talvez futuramente até queira ler, mas por enquanto não tenho vontade.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá tudo bem?
    Não gosto nem de pensar na alteração que eles darão ao final do filme, porque eu gostei do final do livro... esse livro não era para ter um final repleto de felicidade, porque todos eles são sobreviventes... viveram uma guerra se restabelecer dela não seria fácil... eu amei a leitura de Esperança... foi devastador como uma verdadeira distopia deve ser... não vi meios termos... vi acontecimentos que quase senti na pele... e a angústia nem se fala... foi uma série maravilhosa que mora no meu coração... Katniss é uma das personagens femininas que mais admiro e gosto.... sua resenha ficou ótima... xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luiza!

    Eu amei muito a trilogia, como um todo. Gosto bastante dos três livros. Muitos leitores não gostam desse, justamente, pois se decepcionaram com o final. Mas eu gostei do rumo que a Suzanne deu pra história. Concordo com você quando diz que pensa que o final não poderia ter sido diferente, afinal é uma revolução/guerra. Tragédias, perdas, erros, arrependimentos... acontecem, né?

    Beijos e boas leituras!
    Amanda | Lendo & Comentando
    :)

    ResponderExcluir
  10. Amooo Jogos Vorazes
    Amo o começo, o meio e o final!
    Amanhã vou assistir ao filme, não vejo a hora. Estou tentando reler o livro mas não tive tempo ainda =(
    Beijos
    Lala

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada pela trilogia! Amo muito esse livro, agora estou ansiosa pelo filme, hahaha.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com | como-julieta.tumblr.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Muita gente não curtiu essa finalização, eu simplesmente adorei, na verdade essa é uma das minhas trilogias favoritas, li Em Chamas e esse em um dia, em dias seguidos, lembro do meu estado emocional lixo quando tudo acabou.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, estou seguindo seu blog, podes dar uma passadinha no meu? AH, e lá tem uma tag que eu mesmo criei, sinta-se desafiada a respondê-la aqui no seu blog, ok?

    Link da tag:
    http://sacoliterario.blogspot.com.br/2015/11/tag-whatsapp-literario.html#more

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiza, tudo bem ?
    Eu não gosto muito dos livros, prefiro os filmes.
    Mas o esperança foi o único dos três que gostei mais.
    A história se desenvolve bem mais.
    Só não gostei tanto assim a partir de um pedaço, que se eu falar é spoiler.
    Mas tirando isso, ele é o melhor.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii Luiza!
    Por algum motivo não gostei tanto do filme de Jogos Vorazes e não tenho certeza se irei gostar do livro também e apesar de já terem me emprestado todos os livros de uma vez só e sem eu pedir, devolvi todos sem ler. Apesar de isso não ser de surpreender, afinal, é raro eu gostar de um livro que quase todo mundo gosta u.u
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  16. Oi ...
    Tenho muita curiosidade em ler essa trilogia , porém , fico meio desanimada porque já peguei muito spoiler :(
    Que bom que curtiu a leitura !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi
    esse livro é intenso mesmo e muito bom,
    foi uma trilogia que me agradou e no meu ver eles poderiam ter mantido o final do livro,
    estou curiosa para saber como vai ser o final do filme.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li nada da saga, mas fiquei empolgada com a sua resenha. Parece ser um bom livro. Um final surpreendente é tudo que nós desejamos, né?
    Beijos,
    Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza!
    O último livro foi o único da trilogia que eu não gostei :(
    Sei lá, achei ele meio parado... Não funcionou comigo.
    Mas estou ansiosa para ver o último filme, pois gostei bastante da parte 1.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi, Luiza!
    Não li essa trilogia, mas estou adorando os filmes. Não acredito que irão mudar o final do livro :( Será que terei que ler a Esperança?
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  21. Olá, essa série é uma das melhores que tem da vida! Ainda não assisti o último filme, mas estou roendo as unhas pra ver o desfecho nas telinhas.

    Beijos

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nunca li nem assisti, mas não sai da lista, haha

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  23. Olá, Luiza, tudo bem?
    Eu me sinto tão excluído, pois todo mundo já leu a trilogia e assistiu aos filmes, menos eu.
    Apesar do sucesso, eu ainda não me sinto preparado para ler esta série, por isso sei bem pouco a respeito da mesma. Quem sabe em 2016 eu leia.

    Abraço!
    Tudo Online

    ResponderExcluir
  24. Oi Luiza!
    Esse é o meu livro favorito da trilogia. Trata da parte mais interessante da distopia pra mim, a parte política e toda discussão por trás dela. Não vejo a hora de assistir ao filme!

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir
  25. Oi Lu!
    Que legal que você gostou tanto do final. A Esperança não é nem de perto meu livro favorito da trilogia, e confesso que acho que os filmes são MELHORES neste quesito. Acho que a Collins teve espaço para explorar mais outros aspectos da história não explorou. Além disso, um narrador em terceira pessoa, pelo menos neste livro, teria dado outra visão.

    Abraços
    David
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem??? Eu estou louca para ver o filme <3 E agora que sei que o final mudou um pouco, quero ver mais ainda hahahha
    Eu simplesmente odiei o final do livro. Quer dizer, até tinha gostado pois mostrou um lado bem real. Mas depois tem aquele epílogo e meus deuses, que vontade de matar a autora. O que foi que Kat fez com sua vida?????? "eu não queria, mas Peeta queria tanto" Mas vá para o inferno o que Peeta queria klkkkk. Amo ele, mas odiei isso. Muitas meninas veem a personagem como uma exemplo. E aquele último trecho é um perigo :P Muito triste que a autora tenha feito isso :(
    Claro que continuo amando a série e tudo o mais. Mas como já disse na última resenha, ainda prefiro os filmes <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Luiza!
    Sabe uma coisa que eu adoro quando o assunto é Jogos Vorazes? Não existe unanimidade. Cada leitor escolhe um livro como favorito e o favorito de um pode ser o mais entediante para outro. Para mim, por exemplo, "A Esperança" é o melhor de todos e não achei o final maçante. Mas enfim, a história é mesmo muito boa. Estou bem ansiosa para ver o filme e descobrir qual foi o novo desfecho proposto.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Luiza! Amei essa trilogia também! Acho que ela chegou perto de ser uma unanimidade..quase todos que conheço que leram viciaram!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)