Resenha #8: Em Chamas - Suzanne Collins (Rocco)

Título: Em Chamas
Título Original: Catching Fire
Autor: Suzanne Collins
Série: The Hunger Games #2
Páginas: 416
Ano: 2011
Editora: Rocco (Selo Rocco Jovens Leitores)
Sinopse: Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.
Ambientado num futuro sombrio, a série é pioneira de uma tendência que vem ganhando força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 42 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.
Inspirada pelo mito grego de Teseu e o Minotauro e bebendo nas melhores fontes da ficção científica, Suzanne Collins faz uma dura crítica à sociedade atual – ao sensacionalismo, ao desperdício e à violência – e prende a atenção do leitor da primeira à última página com um romance envolvente e perturbador.


ATENÇÃO! Se você não leu o livro e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler

Por experiência própria, geralmente o 2º livro de uma série é o mais fraco mas, não esse. Não Em Chamas.

Depois de terem vencido o 74º Jogos Vorazes, Katniss e Peeta voltam para o Distrito 12 com uma carga a mais nas costas. O lance das amoras despertou a ira na Capital.

Para proteger suas vidas, de suas familia e todo o distrito, Katniss e Peeta têm de continuar com o 'romance'. Enquanto isso, levantes estão acontecendo por toda Panem, inspirados no que aconteceu na última edição dos Jogos Vorazes.

Além de todo o alvoroço do romance de Katniss e Peeta, aquele ano tem uma edição especial dos Jogos Vorazes: o Massacre Quarternário. A cada 25 anos, acontece essa edição especial e, a cada edição, tem uma regra diferente. Dessa vez, os escolhidos para o Massacre são dois tributos de cada distrito. Ou seja, Katniss e Peeta irão mais uma vez para a arena, lutar por suas vidas.

Como Jogos Vorazes, Em Chamas também é dividido em 3 partes. Na 1ª parte - A Fagulha -, vemos como a vitória e o romance de Katniss e Peeta afetou a Capital e os Distritos. Afinal, os dois 'apaixonados desafortunados' desafiaram a Capital com a ajuda das amoras. Na 2ª parte - O Massacre -, apesar do nome, vemos a Colheita dos Tributos e toda sua preparação para o 3º Massacre Quaternário. Na 3ª parte - O Inimigo - é, para mim, a melhor parte do livro. Nessa parte, vemos o Massacre Quaternário em si, Katniss e Peeta lutarem por suas vidas, a aliança com alguns Tributos ditos confiáveis e o inevitável acontecer.

Nesse livro, vimos um pouco a mudança de comportamento de Katniss. Apesar de continuar uma pessoa impulsiva e dona de si, suas ações são vigiadas por todos e ela meio que vira um marionete. Tanto pelas pessoas que gosta, tanto pelo Presidente Snow. Afinal, não é só a vida dela que corre perigo, mas de todos ao seu redor. Fora isso, conhecemos mais interiormente Katniss, com todo seu medo e seus dilemas.

Também conhecemos novos/antigos Tributos: Cashmere e Gloss, do Distrito 1; Brutus e Enobaria, do Distrito 2; Wiress e Beetee, do Distrito 3; Finnick e Mags, do Distrito 4; Johanna e Blight, do Distrito 7; Chaff e Seeder, do Distrito 11. Alguns deles tiveram e terão grande importância na história.

A amizade entre Katniss e Gale foi muito bem explorada e vimos que vai muito além da amizade, o que já era de se esperar. O final do livro é surpreendente. Quando li a última frase, fiquei simplesmente obcecada por ler logo A Esperança.

Se você viveu fortes emoções com Jogos Vorazes, prepare-se para revivê-las mais ardentemente com Em Chamas.

Resenhas anteriores:
Livro 1- Jogos Vorazes (The Hunger Games)

25 Comentários

  1. Olá Luiza!
    Não sou muito fã de distopias mas gostei bastante de Jogos Vorazes. Também achei o Em Chamas muito bom!
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luiza! Tudo bem? Ah, esse livro é ainda melhor que o primeiro! As cenas nos Jogos são muito mais eletrizantes e ele é recheado de novos personagens muito legais! Beetee! <3 Johanna! <3 Finnick! <3 Ah, adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu não curto muito ler distopias, mas assisti aos filmes e gostei muito!
    Ótima resenha flor.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bem? Para mim esse é o melhor livro da trilogia, normalmente costumo gostar mais do primeiro ou do terceiro, mas esse realmente me surpreendeu. Não gosto muito da Katniss, acho ela bem egoísta em algumas partes, mas admito que comecei a olhar ela com outros olhos nesse livro! Conhecer o Finnick foi um dos pontos que considero mais positivos, adorei o personagem <3

    Beijos,
    Mundo de Leitora

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza, tudo bem?
    Eu li esse livro tem algum tempo, mas gostei muito. Acontecem tantas coisas nesse segundo, mas meu coração foi partido no terceiro livro. Já li toda a trilogia e aguardo ansiosa o último filme. Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  6. Oláá, tudo bem??
    Realmente vivemos fortes emoções e ainda mais ardentes no livro Em Chamas, é incrível a qualidade das sequências de Thg!
    Revivi as emoções do livro lendo sua resenha, amei hehe
    Parabééns!
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem??? Eu adoro a trilogia, mas confesso que prefiro os filmes. Achei a Katniss muito chata nos livros. Ela fica viajando em pensamentos e nunca para kkkk. Claro que eu sei que tudo o que ela passou é complicado mesmo. Não temos nem ideia do quanto. Mas como vi os filmes primeiro e via uma garota tão forte e destemida, quando a conheci no livro, frágil e manipulável, achei estranho sabe? Mas como disse, adoro a trilogia hahha e estou louca para ver o filme novo. E confesso, não me mate, que espero um final um pouco diferente do livro. hahah, sou dessas :3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, como vai?
    THG é uma trilogia realmente incrível, o meu favorito deles é Em Chamas, sua resenha descreve realmente o amor que eu sinto ♥
    Beijitos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
  9. Por achar o segundo livro da trilogia incrível fico me perguntando se essa foi a razão de achar o terceiro nem tão bom: tava com a vibe lá em cima. Em Chamas tem as consequências de um jogo, os preparativos de um próximo e um belo acréscimo de personagens como a Johanna e o Finnick!

    Giovana || Blog Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum deles ainda :/
    Mas tenho MUITA vontade!!!
    Parabéns pela resenha ;)

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu

    Eu não sou a maior fã de JV, mas acho Em Chamas o melhor livro da trilogia! Achei o massacre muito bem bolado e as situações que os personagens vivenciaram foram muito mais perturbadoras.
    Apesar de não amar a trilogia, estou ansiosa para a estreia do último filme! hahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Essa trilogia é muito boa e foi a primeira distopia que li,
    que bom que gostou desse também e não achou o segundo fraco, aliais somos apresentados a novos personagens muito bons.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    nossa gostei muito deste livro, acho que foi o meu preferido da série.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi ...
    Adorei sua resenha ! Fiquei com uma baita vontade de ler essa série :)
    E olha que nem comecei a ler , heim ? haha

    Te indiquei em uma tag lá no blog :)
    coisasdediane.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Tenho os três livros em casa mas não li por não ser fã de distopias, meu marido que leu e adorou cada um dos três livros!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Tenho os três livros em casa mas não li por não ser fã de distopias, meu marido que leu e adorou cada um dos três livros!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza!
    Eu AMO esse livro, eu amo esse filme... eu amo a saga toda!
    Sou uma viciada em Jogos Voraze assumida, HAHAHAHHA
    #TeamPeeta \o/
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu!
    O que dizer desse livro? Pois é, o final me DESTRUIU, tipo MUITO. MUITO MESMO. Em Chamas é o melhor volume da trilogia pra mim, não só pelas cenas na arena que são muito mais eletrizantes agora que a Katniss já trás alguma experiencia, quanto pela aparição do meu personagem favorito, o Finnick. Adorei cada instante dessa leitura <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Luiza!
    Esse foi o livro que eu mais gostei na trilogia!!! Concordo com você, normalmente o segundo livro decepciona ou é só enrolação, mas para mim Em Chamas foi perfeito.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  20. Jogos Vorazes é uma trilogia que gosto bastante, mas Em Chamas não é o meu favorito. Ao contrário, é o que gosto menos. O meu queridinho é A Esperança.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  21. Oi, Luiza!

    Amiga, acredita que comprei a saga em Inglês para ler com todo o ímpeto.
    Quero ver se mudam alguma coisa... ^^
    Gostei de sua resenha! Show! :)

    Beijos!
    Participe do sorteio #SomosTodosIguais no Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  22. Oi Luiza!
    Concordo plenamente: essa história de que o segundo livro é sempre fraco não se aplica aqui. Na minha opinião, a trilogia Jogos Vorazes fica melhor a cada livro (A Esperança é o meu favorito).
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Luiza!
    Acho que esse é o melhor da trilogia.Os personagens são bem explorados e vemos uma Katniss mais ponderada que em Jogos Vorazes.Esse problema do segundo livro ser pior que o primeiro com certeza não aconteceu dessa vez,ainda bem kkkkkkkk
    E o que foi o final desse livro.....final massacrante!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Ai Luiza... Esse livro é babado fortíssimo viu!
    É o meu favorito da série! Muito amor mesmo!
    Ele nos deixa com menos fôlego ainda, rs!
    E sua resenha ficou show!

    Aproveitando.... Marquei vc em uma TAG lá no blog!
    Caso ainda não a tenha respondido, responda-a e me avise para eu vir ver!
    Eu a achei super divertida!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br - @pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  25. Eu gosto muito dessa trilogia!
    Concordo com você, também vivi fortes emoções!
    Abs

    De Leitor para Leitor

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)