Resenha #7: Jogos Vorazes - Suzanne Collins (Rocco)

Título: Jogos Vorazes
Título Original: The Hunger Games
Autor: Suzanne Collins
Série: The Hunger Games #1
Páginas: 400
Ano: 2011
Editora: Rocco (Selo Rocco Jovens Leitores)
Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?


May the odds are ever in your favor

Com A Esperança – Parte 2 estreando no dia 19/11, as resenhas desse mês serão os livros da trilogia Jogos Vorazes.

Na época que foi lançado, Jogos Vorazes foi apontado como o próximo Crepúsculo ou o próximo Harry Potter. Esqueça isso! Jogos Vorazes vai muito além disso.

Renascida no local onde, um dia, foi a América do Norte, Panem é formada pela Capital e mais 13 Distritos. Um dia, os distritos se rebelaram contra a Capital. Doze foram derrotados e o 13º, destruído. Para lembrar toda a população, todo o ano, há os Jogos Vorazes. Os participantes, chamados tributos, são um casal de cada distrito, com idade entre 12 e 18 anos. Vinte e quatro jovens vão; só um sobrevive. Essa é a regra.

É nesse cenário que conhecemos Katniss Everdeen. Ela vive com sua mãe e sua irmã, Prim, no Distrito 12. Com a ajuda de Gale, seu melhor amigo, ela sustenta a família, vendendo sua caça. Mas essa rotina está prestes a acabar.

No dia da Colheita - dia que os tributos são escolhidos -, o nome de Prim é sorteado. Apavorada com a ideia de sua irmãzinha participando de um jogo tão brutal, Katniss se oferece como tributo. Junto dela, o outro tributo é Peeta Mellark, filho do padeiro e que, um dia, ajudou Katniss.

Katniss e Peeta, junto com Effie Trinket e Haymitch Abernathy - sobrevivente dos Jogos Vorazes e mentor dos tributos - , vão para a Capital, onde encontram os outros tributos. Juntos, são preparados para os tão esperados jogos.

Então, eis que começa a 74ª edição dos Jogos Vorazes. Que a sorte sempre esteja ao lado de somente um deles.

O livro é dividido em 3 partes. Na 1ª parte - Os Tributos -, somos apresentados a tudo e todos: Panem, os Jogos, o sistema por trás de tudo. Essa parte foi de vital importância, pois abriu e preparou nossa mente para o que viria. Na 2ª parte - Os Jogos - conta os dias que antecedem até os Jogos. Como o livro é em 1ª pessoa, vemos tudo ao olhar de Katniss, o que foi bem legal. Deu mais emoção, personalidade e interação à história. Por várias vezes, a partir da narração da Katniss, eu mesma me senti nos Jogos. Sentindo o que ela sentia - e como sentia! A 3ª parte - O Vencedor -, é o pós-Jogos e sua repercussão em toda Panem. Principalmente essa 74ª edição.

Suzanne Collins conseguiu explorar muito bem como Katniss se sente em relação aos Jogos e à Capital, com sua opressão. Isso tudo sem deixar de lado todos os conflitos adolescentes. Confesso que senti uma certa antipatia pela Katniss no começo, por causa de certas atitudes delas. Mas, com o desenrolar da história, foi diminuindo. Comparo nossa "relação" com a relação da Katniss com Buttercup - gato da Prim -: não somos melhores amigas mas, nos suportamos.

Um ponto que podia ter sido explorado mais é amizade entre Katniss e Gale. Apesar da pouca aparição, eu me afeiçoei a ele. Assim como me afeiçoei a Peeta.

Apesar de ser uma literatura juvenil, Jogos Vorazes também conquistou os adultos com sua forte crítica social: a Capital rica e desenvolvida oprimindo os Distritos com ditadura. Os Jogos Vorazes servem para um só propósito: lembrar a todos quem está no comando. E, no meio disso tudo, está uma garota de 16 anos, lutando para sobreviver aos Jogos e à ditadura.

A trilha sonora da adaptação é uma das minhas preferidas. Contém artistas consagrados como Taylor Swift, Maroon 5, Arcade Fire e Birdy. Também têm alguns menos conhecidos como Miranda Lambert, Neko Case e The Civil Wars. A música Safe And Sound, da Taylor Swift com The Civil Wars descreve muito bem a história desse livro


Jogos Vorazes é um livro para todos aqueles que gostam de ler e sentir fortes emoções.

19 Comentários

  1. Oiii Lu

    Jogos Vorazes é um classico já. Li a trilogia completa e os livros são impecáveis, além dessa critica social tão verdadeira. Na verdade, no mundo em que vivemos cada vez mais as distopias parecem se aproximar da realidade... infelizmente.
    Amei esse livro, Também me afeiçoei muito aos garotos, até mais do que à Katniss

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiza, tudo bom?
    Acho que podemos dizer que Jogos Vorazes virou um clássico YA atual, porque veja só, muitas obras sairam depois que JV foi publicado
    É simplesmente ótimo, pena que tem mortes kkk

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ei Luiza

    Muito amor por essa trilogia, vontade de reler só de ver a resenha rs. Ansiosa demais pelos filmes aiai.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    os livros são bem legais, gosto mais do primeiro e do segundo.
    Bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza, tudo bem???

    Eu gostei bastante de Jogos Vorazes, mas amei mesmo Em Chamas, para mim é o melhor da trilogia sem sombra de dúvidas!!!

    Beijinhos

    Lay
    www.detudoumpouquinho.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Lu!
    Eu só peguei Jogos Vorazes uma vez pra ler e não consegui por causa da Katniss, ela queria matar um gato e comer, fiquei indignada! Sem falar que tem todo esse contexto de triângulo amoroso que acho muito manjado e todo mundo já sabe com quem ela fica no fim, então pra que isso? Ela já não tem problema o suficiente não? Pra mim isso é muito fanservice.
    E, apesar de ter assistido o dois primeiros filmes e gostado, ainda não consegui me afeiçoar a Katniss, mas amo a triz que interpreta ela, a Jennifer Lawrence <3, mas enfim, gostei muito da sua resenha e é realmente muito interessante como as ditopias, e principalmente Jogos Vorazes, apontam essa questão da politica, do rico e do pobre.
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  7. Oi, Luiza! Tudo bem? Ah, tem como não amar Jogos Vorazes? O livro é um dos meus preferidos e foi o responsável por eu me transformar num completo apaixonado pela literatura! <3 Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  8. Apesar de ser um clássico, eu não gostei. Seilah, Jogos Vorazes não me prendeu da maneira que eu esperava, mas ainda pretendo continuar a leitura do segundo e terceiro livro... E dessa vez espero que eu mude minha opinião. Parabéns pela resenha o////

    Decidindo-se

    ResponderExcluir
  9. Ola,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado é te encontrei lá no blog Postando Trechos e vi que você se interessou pelo meu livro. Gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais sobre a história e também avisar que ainda estou com parcerias em aberto, caso tenha interesse é só enviar um e-mail para raquel.machado2014@yahoo.com.br
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  10. Oláá Luiza
    Eu amoooooooo Jogos Vorazes e concordo totalmente contigo, a saga vai além de Crepúsculo e hp, a trama, o desfecho, o enredo, os personagens e o cenário que a Suzanne Collins cria é simplesmente arrebatador com 'a' maiúsculo!
    Parabéns pela excelente resenha.
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  11. Olá, Luiza.
    Eu adorei sua resenha, muito bem feita. Eu li esse livro bem antes de lançar o filme e adorei a história. É uma das melhores distopias que eu li e a Katniss é uma das minha personagens favoritas de todos os tempos. Curioso que estou lendo o livro Battle Royale no momento, que dizem que foi a inspiração para a Suzanne escrever Jogos Vorazes.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza,
    Eu gosto do mundo de Jogos Vorazes, acho que a autora criou algo fantástico e conseguiu fazer mto leitores se questionarem sobre temas relevantes.
    O meu problema com a série é a protagonista. Gente, eu acho a Katniss uma mala. Achei uma pena a autora ter escolhido narrar em primeira pessoa pq a meu ver a estória da Panem é mto mais interessante do que a experiência da katniss nesse contexto.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu! Acredita que nunca li esta trilogia? Foi um daqueles casos que estava todo mundo falando e eu resolvi deixar a poeira baixar, acabou que está aqui na estante parada. O primeiro filme eu achei bem legal, quem sabe eu me animo para ler em breve.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Oi flor!
    Acredita que ainda não li essa trilogia? Menina, preciso começar para ontem! Não vejo a hora de começar \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  15. Não vejo a hora de A Esperança pt.2.
    Eu li a trilogia no ano passado, e ela conseguiu conquistar o meu coração.


    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Eu adoto esse livro, muito legal e foi a primeira Distopia que li.
    um livro cheio de personagens incríveis e um livro diferente;
    Gosto muito do filme também.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Lu!
    Jogos Vorazes é muito bom. Me tornei fã da Collins. Ela tem uma escrita muito foda, e uma trama incrivelmente critica. Todo o contexto ao qual os personagens são envolvidos, as cenas devastadoras, a trama, tudo, excelente <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Oiee! EU AMO ESSA SERIE!! SIMPLESMENTE PERFEITA!!!! <3 <3 <3 kkk
    Bjs, comenta por favor nesse post, vai ajudar muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/11/feitico-da-sombra.html

    ResponderExcluir
  19. Quando eu conheci esse livro, fiquei muito ansioso para conseguir terminar ele o mais rápido possível. Jogos Vorazes foi o primeiro livro que eu li completo em toda a minha vida em 2 dias de tão viciado que eu fiquei. Como eu trabalhava na época que li, precisava usar cada minuto que eu tinha disponível para ler e depois não consegui mais parar.

    Hoje eu já li mais de 6 vezes a saga completa porque não adianta, continua sendo a minha saga de livros favorita. Você indicaria alguma outra saga pra ler?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)