Cinema em Casa #3: Saga Jogos Vorazes

Indicações cinematográficas
No mês de estreia do último filme dessa saga que conquistou o mundo todo, não poderia deixar de comentar.

Antes de sucessos como Harry Potter e Crepúsculo, na minha concepção, era meio que raro adaptações literárias. Não digo que não havia, mas não nas proporções de hoje. Ultimamente, um livro mal é lançado e seus direitos de adaptação são comprados. Não que signifique que ele vai ser realmente lançado (vide Fallen) (o que acho até bom porque a série só decai...).

Essa enrolação toda foi pra dizer que a saga Jogos Vorazes abriu as portas do sucesso para o gênero da distopia. Confesso que, antes de conhecer esses livros, eu nem sabia que existia essa palavra e muito menos esse gênero. Como falei antes, não que não houvesse tramas distópicas, mas essas eram bem menos famosas como chick-lits ou romances.

A saga Jogos Vorazes não é somente um filme para o público adolescente ficar caindo de amores pelo irmão do Thor (sorry, Josh). É uma trama que fala sobre domínio dos ricos sobre os pobres, política, guerra, revolução, riqueza sobre pobreza. Eu só queria agradecer a Jennifer Lawrence por ter interpretado uma Katniss totalmente diferente do livro.

Jogos Vorazes
Ficha Técnica
Sinopse: Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes
Gênero: Ação, Drama, Ficção científica
Direção: Gary Ross
Roteiro: Gary Ross, Suzanne Collins, Billy Ray
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Donald Sutherland, Wes Bantley, Alexander Ludwig, Leven Rambin entre outros.
Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 142min
Ano: 2012



Em Chamas
Ficha Técnica
Sinopse: Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.
Gênero: Ação, Drama, Ficção científica
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Simon Beaufoy, Michael Arndt, Suzanne Collins
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Stanley Tucci, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Sam Claflin, Jena Malone entre outros.
Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 146min
Ano: 2013


A Esperança - Parte 1
Ficha Técnica
Sinopse: Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.
Gênero: Ação, Drama, Ficção científica
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Peter Craig, Danny Strong, Suzanne Collins
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, Stanley Tucci, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Sam Claflin, Jena Malone, Natalie Dormer entre outros.

Trilha Sonora: James Newton Howard
Duração: 123min.
Ano: 2014


A Esperança - O Final
Ficha Técnica
Sinopse: Ainda se recuperando do choque de ver Peeta (Josh Hutcherson) contra si, Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é enviada ao Distrito 2 pela presidente Coin (Julianne Moore). Lá ela ajuda a convencer os moradores locais a se rebelarem contra a Capital. Com todos os distritos unidos, tem início o ataque decisivo contra o presidente Snow (Donald Sutherland). Só que Katniss tem seus próprios planos para o combate e, para levá-los adiante, precisa da ajuda de Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin), Cressida (Natalie Dormer), Pollux (Elder Henson) e do próprio Peeta, enviado para compôr sua equipe.
Gênero: Ação, Drama, Ficção Científica
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Peter Craig, Danny Strong, Suzanne Collins
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Elizabeth Banks, Julianne Moore, Stanley Tucci, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright, Sam Claflin, Jena Malone, Natalie Dormer, Gwendoline Christie entre outros.
Trilha Sonora: James Newton Howard

Duração: 137min
Ano: 2015

Se ainda existe alguém nesse mundão que ainda não assistiu a esses filmes, assista. Assista e não se arrependa.

15 Comentários

  1. Oie,
    nossa acho que sou a única que leu os livros que não esta curiosa com o filme kkk
    Ainda não assisti o últimos, mas os outros eu gostei

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Só li os dois primeiros livros mas assisti a todos os filmes. Estou longe de cair de amores por distopias mas achei o final satisfatório. Por mim os filmes poderiam ser mais curtos, mas quem leu diz que está super fiel então está ótimo :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanessa! Tudo bem? Concordo contigo, a franquia Jogos Vorazes abriu portas para várias outras adaptações do gênero e acho isso ótimo! :) Já vi todos os filmes e posso dizer que eles vão ficar para sempre em minha memória. Adorei o post! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Lu ^.^

    As adaptações eram mais comuns em chick-lit mesmo que distopias!
    E só agora parei para analisar esse fato! Mas "Jogos Vorazes" com certeza foi um divisor de águas nesse quesito.

    Bjinhos,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Luiza!
    Realmente, assista e não se arrependa. É uma das melhores sagas já escritas e filmadas. Eu adoro Jogos Vorazes, sou uma fã de carteirinha, rs. Amei seu post relembrando todos os filmes.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ohmy, eu assisti o filme e não me decepcionei, só fiquei sem saber o que fazer da vida agora que acabou! Só acho que deixou a desejar no final da katniss e do peeta, podia ter mais romance.

    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi :D
    Adorei o post!
    Já assisti todos, Thg foi uma série que me conquistou aos poucos.
    Meu livro favorito é Em chamas e meus filmes favoritos são Em chamas e A esperança parte 1 <3
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza. Adorei seu post.
    Acho que sou a única que ainda não leu os livros. Mas adoro os filmes e estou bem curiosa para assistir o último. Este ano que vem eu vou comprar essa trilogia logo para conhecer a história inteirinha.

    Bjão

    ResponderExcluir
  9. Oi Luiza!
    Eu li os livros e gostei bastante, mas acabei gostando mais dos filmes, acredita?! Achei eles mais dinâmicos... Só não vi o último filme ainda!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oiii, tudo bem???? Adorei a postagem =D
    E nem preciso dizer que concordo com você com: Eu só queria agradecer a Jennifer Lawrence por ter interpretado uma Katniss totalmente diferente do livro. <3
    Domingo vou olhar a parte 2, finalmente =D
    Pois é, também acho que o número de adaptações cresceu bastante nos últimos tempos. E foi jogos vorazes que me iniciou na distopia hahah e hoje é um dos meus gêneros favoritos. E olha que eu relutei para conhecer a trilogia. Só fui conhecer esse ano, acredita? Mas nem preciso dizer que foi amor a primeira vista hahha =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Li a série e adorei! Estou ansiosa para assistir aos últimos dois filmes. Adoro distopias! Já li várias.
    Um abraço!
    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ohmy, adorei seu post. Li a trilogia toda e ontem assisti o ultimo filme! As imagens foram ótimas, bem fiel ao livro, mas infelizmente deixou a desejar no final :C esperava mais do romance pós guerra do Peeta e da Katniss

    http://vorazesleitoras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Dá série, assisti apenas os dois primeiros filmes. Como me decepcionei um pouquinho, acabei não assistindo A Esperança ainda. Porém, gosto bastante dos livros.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Luiza.
    Parecem até que já escrevem livros hoje em dia pensando na adaptação. E parecem que não tem mais ideias de roteiros, é mais fácil pegar uma ideia pronta. Eu ainda não assisti o ultimo filme, mas quero assistir. E diferente de você, não acho que a Katniss do filme seja diferente. Achei que ela fez a Kat igualzinho hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi Luiza!
    Adoro os livros e os filmes, que foram muito bem adaptados. Uma pena ter terminado logo :/

    Beijos,
    Epílogos e Finais

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)