Resenha #3: Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor (Intrínseca)

Título: Feita de Fumaça e Osso
Título Original: Daughter of Smoke and Bone
Autor: Laini Taylor
Série: Daugher of Smoke and Bone #1
Páginas: 384
Ano: 2012
Editora: Intrínseca
Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.


Toda vez que lia a sinopse desse livro, eu me pegava pensando: que raios é isso? Comecei a ler como quem não queria nada e hoje é uma das minhas trilogias preferidas.

Karou é uma menina de 17 anos que mora em Praga, estudante de uma escola de arte. Ela tem tudo para ser uma adolescente normal, se não fossem pelos seus cabelos azuis e as tatuagens que ela traz na mão. Mas, cabelo azul não está na moda? Bom, pintar o cabelo de azul está na moda. Agora, o seu cabelo nascer azul bem... a não ser que você seja descendentes dos avatares de James Cameron, isso é bem diferente. Como se não fosse só isso, Karou foi criada por Brimstone, Issa e Twiga. seria normal também se eles não fossem quimeras.

Karou nunca entendeu porque Brimstone a manda por portais para pegar dentes. Isso mesmo, DENTES! Em uma das passadas pelos portais, ela percebe que alguém anda deixando uma marca de mão, queimada nas portas que esconde os portais. Em uma dessas caçadas aos dentes, Karou se encontra com um anjo chamado Akiva. Mal sabe ela que esse encontro vai mudar todo o curso de sua vida.

O olhar dele era como um pavio aceso, deixando em chamas o ar entre os dois. Ele era a coisa mais bonita que Karou já tinha visto. Seu primeiro pensamento, incongruente mas avassalador, foi o de memoriza-lo para poder desenhá-lo depois.

Laini Taylor criou toda uma mitologia bem ratificada: existe um mundo paralelo em que quimeras (demônios) e anjos estão se enfrentando desde sempre. O que me impressionou mesmo foi as descrições das quimeras. Sabe a Esfinge? Tipo aquilo... uns com corpo de cobra, tigre, uns com asas, garras chifres, uns com cabeça de leao, búfalo e assim vai. Às vezes ficava difícil de se imaginar.

Duas raças não podem ter nascido inimigas, podem? Teve de começar em algum lugar.

A história é meio lenta até mais ou menos a metade, que é quando Karou bate de frente com Akiva. Amiguinhos, aí que o babado começa. Não vou comentar mais nada porque posso acabar dando spoiler.

Era uma vez, um anjo e um demônio que se apaixonaram.
A história não acabou nada bem

Eu gosto de Karou porque ela é uma protagonista que foge do padrão. Não é mimizenta, bate o pé quando acha que está certa e ela tem cabelo azul. Quer mais badass que isso? De primeira, Akiva parece um robô, pronto para dar ordens. Mas, a medida que a história vai acontecendo e vamos conhecendo Akiva, descobrimos porque ele é assim.

Apesar de bonito, ele era ameaçador. Era difícil imaginá-lo sorrindo, o que, de fato, Akiva não fazia havia anos, e não conseguia se imaginar fazendo de novo.

Quem rouba a cena é Zuzana, melhor amiga de Karou. Apelidada carinhosamente de fada raivosa e planta carnívora, Zuzana é aquele personagem que te cativa na primeira fala. Ainda bem que ela aparece mais nos outros livros.

A capa sempre me chamou atenção, mesmo quando eu não conseguia entender a sinopse. De um jeito, ela está ligada a história. Está na lista de capas mais bonitas de livro, na minha opinião.

Bom, indico Feita de Fumaça e Osso para todos aqueles que estão procurando uma história de amor não-convencional e que não acabou nada bem.

17 Comentários

  1. Oi, Lu, tudo bem.

    Eu li esse livro no começo do ano e gostei muito! Pena que não gostei da sequência.
    Mas vou ler Sonhos com Deuses e Monstros, o último livro da trilogia, pra ver se a autora retoma o ritmo bacana que o primeiro livro teve.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Oiii, acho que a autora criou uma história bem original mesmo. Os personagens pelo que pude entender são bem diferentes. A começar pela protagonista que tem cabelos azuis. Acho que essa lentidão inicial é um fator negativo e esse amor que não acabou nada bem também é, ao meu ver pelo menos. Kkk

    bju
    https://ventoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, já li esse livro há algum tempo e pela história ser um pouco parada foi que não tive coragem de ler o resto da trilogia, mas só de ler sua resenha já deu vontade de entrar mais uma vez nesse livro e saber o que acontece no fim de tudo, pelo menos depois do final que li em Feita de Fumaça e Ossos que foi um tapa na cara da sociedade, haha
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza!
    Que história mais louca!!!
    O livro não tinha me chamado a atenção antes, mas agora fiquei curiosa. Ainda mais sabendo que a protagonista é badass!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Adorei sua resenha.
    Sempre vejo esse livro mas nunca parei pra ler nada sobre ele.
    Achei louco hahahha e fiquei curiosa.

    bj
    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já ouvi falar desse livro muitas vezes, mas nunca cheguei a ler uma resenha a respeito! Sim, isso mesmo, essa é a primeira resenha que leio do livro. Bem, imagino que a história seja super legal, até porque se trata de anjos e demônios, e eu sempre gostei de conteúdos assim!
    Enfim, adorei a resenha!
    Beijos.
    vorazesleitoras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie,
    já li este livro faz algum tempo e confesso que achei ele bem mais ou menos, bacana, mas faltou algo para me encantar.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Luiza,
    Já vi tantas resenhas desse livro que me sinto, por vezes, perdida.
    Gostei muito da sua opinião e acho que ela é muito válida.
    Adorei conhecer um pouco mais da trama e posso dizer, que fiquei tentada a ler. Gosto de livros que abordam uma história de amor não-convencional *-*
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Já ouvi falar desse livro mais ainda não o li, parece ser bem legal.

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Lu!
    Eu li um conto da autora que tem no livro de contos natalinos da Intrínseca, mas confesso que ela não me ganhou. Achei ela excessivamente detalhista e a leitura não rendeu. Sempre vejo boas resenhas dessa trilogia, mas fiquei com um pé atrás depois do conto. A trama parece bem legal. Gosto de anjos e demonios, mas não são todas as autoras que li que realmente conseguiram me cativar. Talvez eu leia, não agora.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Lu, tudo bem?
    Amo, amo demais esse livro. Já li faz tempo e adorei tudo, tenho o restante da trilogia aqui e quero terminar ainda esse ano.
    A escrita da autora é maravilhosa, adorei tudo.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto bastante dessa série, mas estou curiosa para conferir os próximos acontecimentos. Adorei a resenha. Beijos,. Fê

    ResponderExcluir
  13. Olá, Luiza. Li Feita de Fumaça e Osso no começo deste ano e me apaixonei pela escrita da autora. Estou para iniciar o segundo livro da trilogia e espero gostar tanto quanto ou mais. Adorei sua resenha, concorda muito com você.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu, concordo plenamente, quem rouba as cenas é a Zuze, e se você já achou isso no primeiro volume, espere para ler a continuação e depois o conto feito especialmente para ela. Você vai cair de amores. Por mim, leria tranquilamente uma trilogia só sobre ela.. hehe Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  15. Geralmente não tenho muita vontade de conferir livros que envolvem anjos, mas com a mitologia da obra parece ser bem trabalhada, acho que darei uma chance.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  16. Oiee.

    Li esse livro, porém, a leitura arrastada me impossibilitou de amar a trama. História em si é muito legal e tem um potencial maravilhoso, no entanto, não me conquistou como esperava. Não li os outros livros e espero um dia ter a chance e ver se ficam melhores que o primeiro

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oláá, tudo bem??
    Eu já li resenhas maravilhosas sobre o livro, mas a sua foi a que mais me chaamou a atenção, o que realmente me surpreendeu, pois eu não costumo ler este gênero, mas fiquei bem interessada! Quem sabe não dou uma chance ao gênero néé?! haha
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)