Resenha #2: Fangirl - Rainbow Rowell (Novo Século)

Título: Fangirl
Título Original: Fangirl
Autor: Rainbow Rowell
Páginas: 424
Editora: Novo Século
Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real.
Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.

Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.

Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


Fangirl conta a historia de Cather Cath, uma menina que sempre viveu grudada com a irma gêmea, Wren e é fã incondicional das histórias de Simon Snow. Ao irem pra faculdade, Wren quer viver a vida intensamente e todas as experiências que a faculdade pode oferecer. Porém, isso se torna o pesadelo pra Cath.

Acostumada a sempre fazer tudo com a irmã, Cath se ver deslocada e perdida num lugar novo. Quando Wren começa a sair para festas e lugares badalados com sua colega de quarto, Cath não sabe o que fazer da vida e se refugia no único lugar que é seguro e consciente para ela: as histórias de Simon Snow.

Porém, com a intromissão e insistência de Reagan, sua colega de quarto, e Levy, um cara sorridente que está sempre enfurnado no seu quarto, Cath vai perceber que o mundo não é tão assustador sem sua irmã.

Reagan sentou-se na ponta de sua cama, cruzando os braços.
- Você tem ido às aulas?
- É claro.
- Então?
- Aula é diferente - disse Cath. - Você tem algo em que focar. É ruim também, mas tolerável.
- Você usa drogas?
- Não!
- Talvez devesse começar...

Esse foi o primeiro livro da Rainbow que li e simplesmente amei a escrita ela. Direta, prática e sem rodeios. Em Fangirl, ela aborda relacionamentos familiares, sociais e a questão de fanfics e fandoms.

Eu me identifiquei muito com a Cath em alguns aspectos. Cath é uma pessoa muito introspectiva e, ao chegar na faculdade – um lugar toalmente novo pra ela –, ela chega a beira do antissocialismo. Só fala se falarem com ela, tenta passar desapercebida e odeia multidões. Gente, se eu chego num lugar novo e não conheço ninguém, eu fico tipo Harry Potter: quieta, no meu canto, fingindo que não existo. Essa é a Cath, no mundo real.

Em situações novas, todas as regras mais complicadas são as que ninguém se preocupa em explicar para você. (E o que você não pode procurar no Google.)

No mundo do fandom de Simon Snow, Cath é referência. As fanfics mais famosas são de sua autoria. E ela está correndo contra o tempo para terminar sua mais nova fic, Carry On, Simon, antes que o último livro da série seja lançado. Lendo Fangirl, me deu saudades quando eu escrevia minhas fanfics de Supernatural e até me deu vontade de escrever de novo.

Cath é aquele tipo de pessoa que você quer por no bolso e proteger de todo o mal. Às vezes eu queria fazer isso; às vezes, eu queria matar esta guria. Tem umas atitudes dela que realmente tiravam do sério. Parecia uma criança birrenta e mimada. Vontade de pegar pelos ombros, sacudir e dizer: vira mulher!

Outra que me dava raiva era a Wren. Tá que na faculdade, queremos ser livres, leves e soltos, curtir a vida adoidado. O problema era que a Wren estava fazendo isso tudo e esquecia da irmã. Ninguém gosta de ser deixado de lado. Fora algumas atitudes delas que, olha... Realmente...

Mas, ainda bem que Cath tinha uma colega de quarto assustadora e seu não-sei-se-é-namorado. Reagan se mostra uma boa amiga, leal e que fala as coisas na cara, doa a quem doer. Ela deu espaço pra Cath se adaptar e vendo que menina não fez sucesso com isso, ela a ajuda com isso

E Levy? Ai, Levy... sempre que ele aparecia, parece que a leitura ficava mais leve. Sempre ajudando a Cather quando ela precisava, ele sempre estava feliz da vida, sorrindo pra todo mundo. Confesso que tenho medo de pessoas assim.

- Você leu os livros?
- Eu já vi os filmes.
Cath revirou os olhos com tanta força, que doía. (De verdade). (Talvez porque ela ainda estava à beira das lágrimas. Na beira, ponto final.) - Então, você não leu os livros."
- Eu realmente não sou uma pessoa de livros.
- Isso pode ser a coisa mais idiota que você já me disse.

O interessante no livro é que, no final de cada capitulo, havia uma passagem ou de uma fanfic da Cath ou da historia do Simon Snow. A história de Simon Snow fez tanto sucesso que a Rowell, mês que vem, vai lançar o livro Carry On, que era a fanfic que a Cath estava escrevendo durante o livro. Já quero!

Sobre Simon Snow, quando começaram a referenciar, eu logo pensei que era Harry Potter com outro nome. Mas, em um momento do livro, eles falam de Harry Potter. Então, claramente parecer ser Harry Potter mas não é.

Fangirl é um livro leve, divertido mas que aborda assuntos sérios. Se for fã da Rainbow, vai continuar; se não for, vai começar.

22 Comentários

  1. Sempre tive vontade de ler esse livro por motivos pessoais. Já havia lido algumas resenhas sobre ele e sempre as acho maravilhosa! Acho que foi muito proveitoso abordar esse assunto em um livro.
    Tomara que chegue logo a minha vez de lê-lo.
    Beijos. Adorei seu blog.
    http://www.oraculodeelfos.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Todo mundo fala muito bem dessa autora e estou cada vez mais curiosa para ler algo dela! Gosto quando os escritores conseguem misturar assuntos tensos com tramas leves e divertidas! Parabéns pela resenha!

    beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luiza! Tudo bem? A Rainbow Rowell é uma das autoras que eu mais tenho vontade de conhecer a escrita! Algo me diz que vou amar a escrita e os livros dela, sabe? Espero fazer isso logo e começar a ler os livros dela por "Fangirl", que parece ser incrível! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiza! Li dois livros da autora e gostei muito de um e do outro nem tanto, estou confiante que este aqui será uma leitura agradável.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi flor!
    Só leio ótimos comentários sobre esse livro, preciso ler!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Luiza, tudo bom?

    Nunca li nada da Rainbow, mas morro de vontade. Todos os livros dela parecem ser muito amorzinhos! ♥
    Acho que vou começar com Anexos, pq me identifiquei mais com a histórias, mas com certeza também lerei Fangirl!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  7. Olá, Luiza.
    Me animei agora. Eu ganhei esse livro em uma promoção, mas só estava lendo resenhas negativas dele. Todo mundo falando que era o pior livro dela. Mas com a sua resenha, fiquei com vontade de conhecer a história e a escrita da autora que ainda não conheço.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Estou ansiosa para ler este livro, mesmo sendo uma trama juvenil, na verdade quero ler qualquer coisa da autora, ja não posso mais com este povo só elogiando e eu aqui sem nem conhecer o trabalho dela, hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou mega ansiosa para o meu livro chegar ( um dos motivos de eu odiar comprar pela internet, tudo demora haha).
    Amei a resenha <3

    http://www.1001julietas.com/ ♥

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Eu ainda não li nada essa autora e quero ler ainda
    e essa parece ser um ótimo livro para começar, além de parecer fofo
    e pela sua descrição eu também fico como ela quando chego em um novo lugar, me sentindo deslocada.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha Vanessa ! Beijos e obrigada pela visita!
    Semana que vem teremos novidades sobre King!!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  12. Oi Luiza!
    Nunca li nenhum livro da autora, mas já gostei desse! Eu também gostava de escrever e ler fanfics (fiquei com saudade dessa época agora). E também detesto ir em lugar novo com gente que não conheço... Fico querendo sumir!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu estou doida atrás de um livro dessa autora pra ler, ela faz muito meu estilo de leitura e só ando lendo resenhas positivas sobre suas obras.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Lu!
    Ainda não li esse livro da Rowell. Só li Eleanor e Park, e amei. Confesso que os outros livros dela não me chamaram tanta atenção quanto este que citei. Prefiro o lado mais romantico e sou de comprar poucos livros pelo humor, mas pelo fato de gostar da escrita dela, quero ler *-*

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiii, tudo bem??? Eu já tinha ouvido falar do livro, mas confesso que não tinha muito interesse por causa desta coisa de fanfic. Tenho pavor a elas, kkkk e como as outras resenhas focavam muito nisso, acabou que eu desanimei para ler. Mas gostei da sua resenha, que acabou abordando outro lado também e isso é muito bacana =D E entendo o interesse das pessoas na história de Simon. Se eu leio um livro que fala de outra história, acabo querendo conhecer aquela também hehehhe
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii, tudo bom?
    Já li três livros da Rowell (incluindo aqui Eleanor & Park) e com certeza o que mais gostei foi Fangirl foi até uma referência pro meu blog <3 Também me identifiquei bastante com Cathe apesar de que em alguns momentos achar que havia algum tipo de problema com ela, afinal, não é muito normal evita tanto contato com outras pessoas. Também achei o Levy meio assustador e não entendia porque ele assava tanto tempo sorrindo, mas ainda assim é impossível não gostar dele ♥ confundi um pouco o livro Simon Snow com Harry Potter também, mas imaginei que fosse o jeito da autora de fazer uma paródia. Enfim, um livro maravilhoso e a sua resenha falou tudo o que senti, adorei ♥
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  17. Aii eu adoro os livros dessa autora e também consigo me identificar bastante com suas personagens. Adorei sua resenha, ótimas observações. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu, nunca li nada da autora, mas sou super apaixonada pelas capas desses livros. Achei bem interessante a premissa e acho que me identificaria tanto com Wren, lembrando da minha adolescência, quando era festeira e expansiva, quanto com Cath, por ter me tornado super antissocial, vivendo no meu mundo de livros hoje em dia.. hehe. Valeu pela dica, adicionei o livro na minha nada pequena lista :P hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  19. O único livro da Rainbow Rowell que li foi "Eleanor e Park", que simplesmente entrou para a minha lista de livros favoritos. Agora fiquei curiosa para ler esse. ^^

    http://bit.ly/1HmUnBk

    ResponderExcluir
  20. Eu estava querendo ler Eleanor e Park, vi várias resenhas positivas da obra, pelo visto todos os livros da Rainbow Rowell são bons!
    Parabéns pela resenha ^^
    Bjs

    http://citacoesdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá
    Terminei de ler o livro em um dia de tão fascinada que fiquei pelo livro, tanto que nem percebi quando as páginas acabaram.
    Alguma chance do livro ter continuação ?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)