Resenha #28: O Mar de Monstros - Rick Riordan (Intrínseca)

Título: O Mar de Monstros
Título Original: The Sea of Monsters
Autor: Rick Riordan
Série: Percy Jackson and the Olympians #2
Páginas: 304
Ano: 2009
Editora: Intrínseca
Sinopse: O Mar de Monstros é o segundo volume da série Percy Jackson e os olimpianos, best-seller do The New York Times. Nessa nova aventura, Percy e seus amigos estão em busca do Velocino de Ouro, único artefato mágico capaz de proteger da destruição seu lugar predileto e, até então, o mais seguro do mundo: o Acampamento Meio-Sangue. Com o envenenamento da árvore de Thalia por um inimigo misterioso, as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento estão ameaçadas, e é preciso buscar o antídoto.
Assim, nossos heróis partem em uma arriscada e incrível viagem pelo Mar de Monstros, localizado nas coordenadas 30-31-75-12: uma referência ao Triângulo das Bermudas. Lá, enfrentam seres fantásticos e muitos perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança – quando Percy irá questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição. Combinando fatos contemporâneos com mitologia, fantasia com erudição, O Mar de Monstros diverte, encanta e ensina pais e filhos.


ATENÇÃO! Se você não leu os livros e/ou as resenhas anteriores, pode conter spoiler
Depois que Percy descobriu que é um semideus, sua vida nunca mais foi a mesma.

Sonhos nunca são bons para os semideuses. Eu os considero iguais a bolas de cristal às avessas: os sonhos mostram o passado e o presente; sendo que, o passado, na maioria das vezes, são visões de heróis, deuses e coisas do tipo. Assim começa o livro.

Percy tem um sonho com Grover vestido de noiva fugindo de algo. Como não bastasse só o sonho, ele descobre que Quiron não quer que ele volte para o acampamento naquele verão. Ele se pergunta: “Por quê? O que eu fiz dessa vez?”. Sua mãe promete que vai lhe contar tudo depois que ele voltar da escola. Mas esse encontro nunca acontecerá.

Depois de um jogo de queimado “bem quente” com gigantes disfarçados de valentões na nova escola, Percy e seu amigo Tyson, com ajuda de Annabeth, fogem para o Acampamento.  No Acampamento, Percy descobre que o pinheiro de Thalia está enfraquecido e, com isso, a guarda do lugar está baixa e de vez em quando os monstros passam por lá só pra dar um oizinho. Nem o dragão montado na entrada não dá conta.

Quanto a Grover, o sátiro está sem fazer contato faz um bom tempo. Percy descobre que ele está nas mãos de Polífemo, um ciclope meio cegueta e muito tapado, até para um ciclope – eles não são lá muito inteligentes. Para resgatar Grover e por as mãos no Velocino de Ouro – único artefato que pode salvar o pinheiro de Thalia – Percy e seus amigos embarcam numa aventura pelo Mar de Monstros, encontrando velhos inimigos e fazendo alguns novos. 

No mesmo embalo do 1º, O Mar de Monstros continua no mesmo ritmo, apesar de ser o mais fraco da série. As cenas de ação são boas, o diálogo fácil e engraçado, e as tiradas do Percy melhores do que nunca. Outra coisa que achei legal foi o Riordan localizar o Mar de Monstros no Triângulo das Bermudas.

– Mas um mar inteiro de monstros... como você poderia esconder algo assim? Os mortais não teriam notado coisas estranhas acontecendo... tipo, navios sendo devorados e coisas do gênero
– É claro que eles notam. Não entendem, mas sabem que algo é estranho naquela parte do oceano. O Mar de Monstros agora fica na Costa Leste dos Estados Unidos, logo a noroeste da Flórida. Os mortais até têm um nome para ele.
– O Triângulo das Bermudas?
– Exatamente.

Um dos pontos principais é a relação de Percy com Tyson. Percy descobre que o ciclope bebê tem uma certa importância na sua vida. Falando em ciclopes, se lembrem que comentei que Polífemo é tapado? Vou explicar, mas, antes, uma pequena e rápida aula de mitologia grega. #sentaquelavemhistoriafeelings

Polífemo é o rei dos ciclopes que Ulisses derrotou. Durante sua volta pra Ítaca e sua tripulação atracam na ilha de Polífemo e este os faz de prisioneiros. Um dia, enquanto Polífemo dormia, Ulisses furou seu único olho. Polífemo acordou gritando: “Quem furou meu olho? Quem furou meu olho?”. E Ulisses respondeu: “Eu. Meu nome é Ninguém e eu furei seu olho.” (o cara fura o olho do outro e ainda fica de curtição...).

Enquanto Polífemo gritava quem nem um doido, Ulisses e sua galera fugia feliz da vida da ilha. Os outros ciclopes ouviram o berrero de Polífemo e vieram acudir o cara. Eles perguntaram: “Quem furou seu olho?”. E Polífemo respondeu: “Ninguém. Ninguém furou meu olho!”. Os ciclopes ficaram: “Ahn? Comassim?”. Eles acharam que Polífemo estava bêbado ou coisa assim. Deixaram o ciclope cegueta berrando aos quatro ventos sobre ninguém ter furado o olho dele e foram cuidar das suas vidas. Por que eu contei isso? Bom, leiam o livro e descubram o motivo.

E por falar em monstros, aumentamos nossa listinha de monstros com esse livro. E é cada criatura bizonha como as dracnae – coisas metade mulher, metade cobra -, telquines – segundo Percy, parecem leões marinhos com focinho de lobo – e até ovelhinhas fofinhas cuspidoras de fogo! Acho que aprendi mais sobre monstros da mitologia com essa saga do que na escola.

O final foi totalmente inesperado. Quando li a última linha e vi que acabou, fiquei super curiosa pra ler A Maldição do Titã e descobrir com aquilo tudo ia se desenrolar.

Apesar de ter caído na maldição do segundo livro, O Mar de Monstros é um livro de leitura rápida e te surpreende no fim.

Resenhas anteriores
Livro 1 - O Ladrão de Raios (The Lightning Thief)

20 Comentários

  1. oi, oi.

    to super na expectativa de ler essa série e tu tem culpa, viu?! eu nunca tive curiosidade de lê-lo e nem vim o filme, mas depois da resenha anterior e dessa, juro que fiquei curioso pra saber mais sobre esse mundo super louco do Percy.

    ótima resenha, como sempre! bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  2. Oi Lu...
    Também acho este livro o mais fraco da série... mas ele é bem legalzinho... agora a partir do terceiro só melhora.... q vontade de reler esta saga... hehehehe....
    aaaahhhh adorei vc falar sobre a estoria de Polífemo... hahaha

    Belas terapias

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luh! Tudo bem?

    Eu li a saga e confesso tenho um apreço pelo terceiro livro (e o último), mas gostei muito de O Mar de Monstros e me diverti muito com as atrapalhadas do Grover! :D

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  4. Olá Luiza, tudo bem?

    Eu adoro essa série, li todos os livros rapidamente, esse em especial curti demais, você vai adorar os demais....aguardarei as outras resenhas....bjs.



    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Eu amei ler o primeiro livro da série Percy Jackson, ainda não li o segundo, mas estou louca para poder começar! Amei sua resenha, ficou boa!

    Um super beijo,
    Carol.

    Lendo Distopias

    ResponderExcluir
  6. Oi que pena que caiu na maldição do segudno livro... comigo tem acontecido ao contrário... geralmente tenho me frustrado no terceiro livro quando se trata de trilogias... mas mesmo com isso a sua leitura foi satisfatória e é isso que importa certo? Eu estou com vontade de ler o mais novo lançamento do autor porque fala da cultura Nórdica que eu gosto muito. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei de saber que o final é inesperado, aumenta a curiosidade para ler RSrs Ainda não li nenhum livro do autor, mas tenho vontade de ler :)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Luiza, tudo bem?
    O "Mar de Monstros" eu li tem tantos anos já, que já nem lembro mais como termina kkkkkkk.
    Mas que bom você gostou.

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já reli esse livro umas três vezes, eu acho. Assim, não é uma das minhas séries favoritas, mas não deixa de ser divertida e fascinante. Eu adoro histórias que envolvam mitologia, então sou suspeita para falar. Ótima resenha, por sinal. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  10. Ainda não parei para ler a série do Percy Jackson. Sei que é bem diferente ver os filmes, mas acho a história e os filmes muito legais, então com certeza vou gostar dos livros. quero ler em breve :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi
    eu gosto dos livros dessa série e se prepare que no outro vai aparecer mais monstros e outros personagens bem interessante para história, pode ser uma aventura fraca comparado com a batalha do labirinto, mas ele trás de volta um personagem, no caso apresenta esse personagem que está de volta para o leitor.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Lembro que também fiquei surpresa com o final deste livro e queria desesperadamente ler a continuação. A Maldição do Titã para mim é o melhor livro da série, pois é nele que aparece meu personagem favorito: Nico <3 Aproveite bastante a leitura =D

    refugiorustico.com.br

    ResponderExcluir
  13. Assisti ao filme do primeiro livro, então sei bem pouco sobre a história. Mesmo que todos digam que o filme nem se compara ao livro confesso que não tenho vontade de ler a série.
    Beijos,
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi! Nossa, todo mundo se rende a Percy um dia na vida UIAHIUAOH mas ainda bato o pé dizendo que não pego para ler. Por mais que veja bons comentários nunca tive vontade.
    Normal o segundo livro não ser aquela coiiiisa em relação ao primeiro mas espero que a leitura dos proximos seja mais agradavel.

    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá :)
    Infelizmente o livro realmente não é um dos melhores da série, mas isso não é nenhum impedimento para desistir da série ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu só li o primeiro, morro de vontade de ler os outros.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Luiza,
    Li a resenha meio por cima pq ainda pretendo ler essa série. Acredita que comprei na black friday de 2014 e ainda nao li? Vamos ver se esse ano tenho sorte.
    Uma pena que o livro tenha caído na "maldição do segundo livro", mas pelo que vejo na blogosfera, a série é super elogiada, entao, vale a pena insistir.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Adoro os livros de Rick Riordan, eles tem uma mistura de ação, suspense e comedia que vicia o leitor. É para rir, ficar curioso e se surpreender.

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  19. Estou louca para comprar esses livros. Adorei a resenha. Beijos

    www.baudasresenhas.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii Lu, tudo bem???? Quase todo fã acha esse o mais fraquinho da série. E parando para pensar, acho que é mesmo :P
    Mas eu curto. Acho bem divertido hahahah e o mar de monstros no triângulo das bermudas faz bastante sentido né? hahahah
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela visita e volte sempre!
Deixe seu comentário/opinião; estou muito interessada e ele será respondido assim que possível.
Deixe também seu blog, se tiver, que assim possível farei uma visita :)